Domingo, 15 de dezembro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Estudante mineira vai à França

Estudante mineira vai à França

Karol Ferraz, atual vencedora do Slam Interescolar Nacional, representa o Brasil no encerramento da competição internacional que reúne poetas de todo o planeta; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa da Secretaria de Estado de Cultura

A poesia mineira estará presente em mais um importante evento internacional voltado à literatura. A Copa do Mundo de Slam Poético, que acontece em Paris, na França, vai receber a poeta juiz-forana Karol Ferraz. Com apenas 18 anos, a atual vencedora do Slam Interescolar Nacional chamou a atenção dos organizadores da Copa e foi convidada a participar da cerimônia de encerramento do festival. Primeira estudante brasileira a participar do evento, Karol apresenta, neste domingo (13), o poema “Sexo Frágil”, que aborda questões relacionadas ao machismo e misoginia. A viagem está sendo viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de apoio a viagens da Secretaria de Estado de Cultura que busca promover a difusão e o intercâmbio da cultura mineira em diversas áreas, como artes visuais, circo, dança, teatro, literatura, cultura afrodescendente, LGBT e folclore.

Influenciada por Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Manuel Bandeira e Machado de Assis, Karol acredita que a participação na Copa abrirá novas portas para poesia falada. “É uma grande honra participar do evento. Nenhum estudante brasileiro tinha conseguido isso antes e certamente ajudará a construir novos caminhos para este tipo de poesia. A Secretária de Estado de Cultura me ajudou muito na realização desta conquista, pois sem a apoio do Circula Minas não seria possível viajar”, pontua Karol.

O Slam, como são conhecidas as competições de poesia falada, já acontece ao redor do mundo há mais de 30 anos. Para participar de um evento, o poeta inscreve três poemas autorais para serem recitados durante um torneio, que geralmente reúne três etapas preliminares antes da grande final. No Brasil, o movimento ocorre há aproximadamente dez anos e Juiz de Fora, município situado no território Mata, começa a ganhar notoriedade na cena por trabalhos como o de Eric Meireles, que acompanhará Karol Ferraz no Copa do Mundo, em Paris. O organizador do Slam Master da Batalha Poética da Ágora e presidente nacional da Confraria dos Poetas afirma que o evento na França auxiliará na formação da primeira Copa do Mundo de Slam Interescolar. “Já entrei em contato com a organização do evento e vamos nos reunir para viabilizar o projeto aqui no Brasil. Ainda não existe no mundo um evento de Slam no formato de Copa só para estudante. E é isso que queremos fazer. A poesia falada está crescendo muito e é um caminho que precisa ser explorado mais dentro das escolas, pois fortalece o trabalho de base para o fomento à criação literária. O resultado prático disso é um maior envolvimento da juventude com a poesia e a ampliação da capacidade de interpretar o cotidiano e a própria vida”, avalia.

CIRCULA MINAS EM NÚMEROS

A 1ª Seleção do Circula Minas 2018 contemplou 7 projetos, beneficiando 24 pessoas. Nesta etapa, o programa da Secretaria de Estado de Cultura vai levar a cultura e o fazer artístico de Minas Gerais a Paris e Annecy, na França; a Lima, no Peru; a Nova Iorque, EUA; a Cidade do México, no México; às Ilhas Canárias, na Espanha; e ao Rio de Janeiro.

Dividido em quatro períodos de inscrição, o Circula Minas viabiliza viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo. O investimento total é de R$ 300 mil, revertidos em ajuda de custo para despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação, entre outras.

O Circula Minas já contemplou 112 projetos das mais diversas manifestações artísticas e beneficiou 280 pessoas. Ao todo, 25 países e 9 cidades brasileiras receberam a cultura mineira durante os três últimos anos, período em que o programa passou a ser realizado por meio de edital. Dentre os destinos estão Estados Unidos, na América do Norte, Coréia do Sul e China, na Ásia, França e Alemanha, na Europa, El Salvador e Cuba, na América Central, Argentina, Colômbia e Chile, na América do Sul, Cabo Verde, na África, e Austrália, na Oceania.

As inscrições para 2ª Seleção do edital estão abertas. Os interessados têm até o dia 21 de maio para se submeter as propostas. As inscrições devem ser feitas no site www.cultura.mg.gov.br.

 

 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×