Terça Feira, 10 de dezembro de 2019

Home / DESTAQUES  / A viralização da mentira

A viralização da mentira

Evento acontece no sábado, dia 09 de junho, às 11h; entrada é gratuita

Belo Horizonte, 04 de junho de 2018 – Bots, clickbaits, ads. As palavras de origem estrangeira podem não ser tão claras, mas estão diretamente relacionadas ao tão discutido universo das Fake News. A propagação viral de notícias falsas pode trazer graves consequências para a sociedade e tem, inclusive, interferido nos processos democráticos. Para pensar essa relação entre mídia, verdade e democracia, o Café Controverso de junho traz o tema Fake News: a pós-verdade na era da Internet no dia 09 de junho, às 11h.

Participam do evento a professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG Geane Alzamora e o professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG Fabrício Benevenuto. O debate é gratuito e aberto ao público.

 Dos primórdios da notícia à idade do Facebook 

Ainda que o termo Fake News seja recente, as notícias sempre trouxeram consigo um componente de inventividade. É o que pensa a professora do Departamento de Comunicação Social Geane Alzamora. Ela afirma ainda que as pessoas não são movidas pela verdade e tendem a acreditar no que querem.

“Se a notícia não é necessariamente verdadeira e nunca foi, o que chamou tanta atenção para o conceito de Fake News?”, questiona Alzamora, que destaca o potencial da Internet de tornar um conteúdo viral como o grande responsável pelo fenômeno como conhecemos hoje.

O professor Fabrício Benevenuto também evidencia a grande capacidade das mídias sociais de disseminar a desinformação e acredita ainda na necessidade de coibir as ferramentas e os sistemas que permitem esse alastramento de mentiras.

Para Benevenuto, as Fake News envolvem o marketing político no espaço online, um mal que pode perturbar a disputa eleitoral brasileira neste ano. “As redes sociais se tornaram palco para uma verdadeira guerra de informações em períodos eleitorais.”, afirma.

Café Controverso

Sempre no primeiro sábado do mês, o Café Controverso recebe um debate sobre assuntos de interesse público. Os participantes podem participar da discussão com perguntas aos palestrantes.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Café Controverso: Fake News: a pós verdade na era da Internet

Quando: Sábado, 09 de junho, às 11h

Convidados: Fabrício Benevenuto, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, e Geane Alzamora, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG

Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Entrada gratuita

 

Juliana Ferreira

Comunicação Institucional

Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 | (31) 97142-3287
espacoufmg.comunicacao@gmail.com

 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×