Segunda Feira, 09 de dezembro de 2019

Home / DESTAQUES DA EDIÇÃO IMPRESSA  / Presidência da República Italiana

Presidência da República Italiana

Participar da introdução de uma empresa multinacional em um novo país e contribuir ativamente para sua consolidação no mercado, atingindo seu pico em praticamente todos os setores em que atua na região. É assim que a carreira de Valentino Rizzoli pode ser resumida.
Com mais de 50 anos de experiência no Grupo Fiat, sua trajetória profissional “se funde” entre o início, consolidação, expansão e liderança do Grupo Fiat no Brasil e na América Latina.
Quando o grupo decidiu expandir seus negócios em todo o mundo, em 1960, o Brasil foi imediatamente escolhido por seu potencial de mercado e por seu momento de desenvolvimento favorável. Para começar essa aventura, o engenheiro Valentino Rizzioli foi enviado ao Brasil como o primeiro executivo da marca que veio da Itália no Estado de Minas Gerais.
Logo após, temos a implantação da inédita fábrica do Grupo Fiat fora da Itália, inaugurada em 1970, em Contagem (MG), onde agora são produzidas marcas de máquinas de construção avançadas, Case e New Holland. No mesmo ano, a Rizzioli participou ativamente do desenvolvimento e construção da fábrica da Fiat Automoveis, em Betim (MG).
Durante mais de duas decadas Rizzioli ocupou o cargo de Presidente da CASE NEWHOLLAND e Vice Presidente Executivo da FIAT do Brasil.
Atualmente Valentino Rizzioli é Vice-Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Presidente do Grupo Empresarios Italianos do Brasil (GEI), Presidente do Conselho FIEMG de Inovação e Tecnologia e Presidente da Câmara Italo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais.
Entre os varios reconhecimentos, em 1998, Rizzioli recebeu o título de oficial da República Italiana. Em 2008, recebeu o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais . Um ano depois, em 2009, ele recebeu a Medalha Italia Affari, concedida pela Câmara Italiana.
Rizzioli também foi premiado com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, em 2012, a mais alta comenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No mesmo ano, foi premiado com o Tricolore Globo concedido às personalidades que contribuíram para a disseminação da cultura e da tecnologia italiana no mundo, e a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, honraria dada aos indivíduos e instituições que prestam, ou tenham prestado, serviços relevantes à comunidade pública e privada de Minas Gerais e do Brasil. Em 2014, durante o 24º Congresso da Fenabrave, Rizzioli foi homenageado como Figura Notável por sua contribuição significativa para o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil.
Com decreto datado 2 de junho 2017 o Presidente da Republica Italiana concedeu a onoreficiencia de” COMMENDATORE “ a Valentino Rizzioli.

Silvana e Silvano Valentino com a Cônsul da Itália Aurora Russi e Edoardo

FOTO DIVULGAÇÃO\CONSULADO DA ITALIA

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×