Sexta Feira, 06 de dezembro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Belo Horizonte reúne 30 municípios

Belo Horizonte reúne 30 municípios

Gestores devem focar demandas tecnológicas nos cidadãos, afirmam especialistas no encontro

Prefeitos e gestores de 30 municípios participaram, nesta quinta-feira (21), do I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Espaço 104, na capital, para discutir como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas e a máquina pública. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (SEDECTES), apresentou modelos, soluções de mercado e políticas públicas voltadas para a eficiência de gestão.

De acordo com o assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Luís Ramos, a aplicação de tecnologia nos serviços públicos passa pela interligação das secretarias. “Para se ter inteligência é preciso análise de dados. Tendo a informação o gestor público toma decisões mais fundamentadas”, comentou Ramos, destacando as ações do governo federal que visam levar conectividade a municípios desprovidos de serviços.

Já em Minas, segundo maior polo tecnológico do país, diversos programas em andamento buscam fomentar o desenvolvimento do Estado através da inovação. O Meu Primeiro Negócio, por exemplo, estimula os primeiros passos no empreendedorismo já no ensino médio, envolvendo alunos em 120 escolas selecionadas.

Na opinião da diretora de Inovação Social e Ambiental da SEDECTES, Lívia Leão, além da modernização dos governos, é preciso capacitar a população a fazer uso das tecnologias disponíveis. “Essa questão de incentivar para que as pessoas, os jovens, entrem no mundo da tecnologia e do empreendedorismo, criando empresas de base tecnológica, é muito importante, principalmente num cenário de crise. A partir do momento que se diversifica a economia, o município gera emprego e novas arrecadações”, ressalta Lívia.

Exemplos – Contagem, Belo Horizonte e Monteiro Lobato (SP) foram alguns dos exemplos apresentados durante o encontro realizado no espaço do Seed, outro programa integrante do Minas Digital, que fomenta a aceleração de startups no cenário brasileiro.

O estacionamento rotativo digital é uma das soluções inteligentes, direcionada para melhorar o trânsito, que deve entrar em funcionamento em breve em Belo Horizonte, segundo o presidente da Empresa de Informática e Informação do Município (PRODABEL), Leandro Garcia. A capital mineira, lembra ele, é a cidade com mais empreendedores tecnológicos no país. “O grande desafio é transformar essa vocação em desenvolvimento econômico”, comentou Garcia.

Projetos inovadores – Os prefeitos de Betim, Contagem, Itaguara, Lagoa Santa, Mateus Leme, Nova Lima e Juatuba foram homenageados durante o Fórum de Cidades Digitais por iniciativas em andamento nas localidades. Conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é valorizar as administrações que estão investindo na área. “Esse reconhecimento é uma forma de valorizar os prefeitos que estão investindo na informatização dos processos e entendem que a tecnologia é essencial para aprimorar os serviços públicos e, consequentemente, a vida das pessoas. Não existe outro caminho. Por isso também a importância de se promover a interação entre os gestores para facilitar a modernização das cidades”, disse o diretor da RCD.

A prefeita de Juatuba, Valéria Aparecida dos Santos, destaca que o projeto de monitoramento, implantado neste ano, vem para auxiliar as autoridades de segurança pública do município. “Fico muito feliz. São 10 câmeras localizadas mais na área central e depois nós vamos levar para os distritos de Boa Vista, Francelinos e Icaraí”, contou a prefeita.

O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte teve o patrocínio ouro 1DOC, GOVBR e Online Internet; prata da Hubse Tecnologia, além do apoio do Hotel Ibis – Rede Accor e Fala Cidadão.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×