Sábado, 21 de julho de 2018

Home / NOTÍCIAS  / Conheça os agraciados pelo Prêmio Eduardo Frieiro 2018

Conheça os agraciados pelo Prêmio Eduardo Frieiro 2018

A entrega do prêmio é um dos destaques da Semana Mineira de Gastronomia

A Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, sediou na última terça-feira (26/06) a solenidade de entrega do Prêmio Eduardo Frieiro para dezoito agraciados que se destacaram no último ano em prol do desenvolvimento da gastronomia mineira. A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos vencedores que foram prestigiar o registro desse importante momento.

 

A cozinha mineira é reconhecida internacionalmente e guarda ‘causos’ e histórias de pessoas e famílias acostumadas a receber em torno de uma boa mesa. Em 2012, o Governo do Estado instituiu o Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 05 de julho. Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira, com uma extensa e saborosa programação. Sua intenção é resgatar e prestigiar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade.

 

Dentro dessa programação, o objetivo do Prêmio é valorizar o modo de fazer das iguarias, algumas já são premiadas em todo o Estado e outras ainda não reconhecidas, visando o reconhecimento estadual do trabalho de sustentabilidade e originalidade do modo de fazer das iguarias. É realizada uma intensa pesquisa na capital e no interior de Minas, em busca de pessoas e instituições que mantém a memória da culinária mineira através do seu modo de fazer e da memória de suas receitas centenárias.

 

O nome do Prêmio foi escolhido em homenagem ao escritor mineiro Eduardo Frieiro, que lançou, na década de 60, o primeiro livro de gastronomia, chamado “Feijão, Angu e Couve”, que trata, entre outros temas, sobre a forma de comer do mineiro. Frieiro também foi membro da Academia Mineira de Letras e fundador da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e hoje dá nome também ao Instituto responsável pela realização da Semana Mineira de Gastronomia.

 

Segundo os organizadores do evento, a gastronomia mineira encanta não somente por ser a mais característica do Brasil, mas, sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheiosde significado. “Investir na Gastronomia, uma vocação natural dos mineiros, permite manter atradição do Estado de Minas Gerais, preservando sua identidade. As cozinhas regionais tentam – mesmo com a globalização – preservar o que lhe é peculiar, pois é isso exatamente que os faz diferentes do resto do mundo, com a cozinha regional de quintal e todas as peculiaridades inerentes a ela”, declara o chef Edson Puiati, curador do evento.

 

Conheça todos os agraciados de 2018

 

  1. Exmo. Sr Fernando Pimentel – Governador do Estado de Minas Gerais, pelaCriação e implantação da política pública específica para a Gastronomia.
  2. Exmo. Sr.Ângelo Oswaldo de Araújo Santos – Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, pela Promoção e reconhecimento da Gastronomia como cultura.
  3. Exmo. Sr.Agostinho Patrus Filho – Deputado Estadual, pelo trabalho desenvolvido em prol da Gastronomia mineira para a criação e apoio de projetos de leis e coordenação da Frente da Gastronomia Mineira.
  4. Exmo. Sr Pedro Leitão–Pela atuação como Secretário da Agricultura do Estado de Minas Gerais, na criação do CertificaMinas valorizando os produtos e produtores agropecuários.
  5. Luiz Carlos de Oliveira – Capril Santa Fé – Barbacena (MG) – Destaque na produção de produtos caprinos e seus derivados.
  6. Rosana Lago e Luiz Lago – Sítio Juranda – Campestre (MG) – Destaque na produção de frutas vermelhas e seu beneficiamento.
  7. Eduardo Girão – Jornalista – Destaque pelo trabalho de pesquisa, valorização e disseminação de produtos mineiros de origem, dentre eles o queijo artesanal.
  8. Terezinha e Arnaldo Valentim – Cordeiro & Cia Sítio Urucum – Lima Duarte (MG) – Destaque na produção de cordeiros e seus derivados.
  9. Alessandro Fontenelle, Eduardo Petri e Túlio Silva – Cervejaria Verace – Destaque pelo resultado obtido no Concurso Brasileiro de Cervejas 2018.
  10. Ana Paula Lebbos – Cervejaria Backer – Destaque pelo resultado obtido no Concurso Brasileiro de Cervejas 2018.
  11. Filipe Brasil – Engarrafados – Destaque pelo seu trabalho de mixologista, em especial utilizando a cachaça.
  12. Ana Paula Beloto – Sandéleh Alimentos – Pela assinatura do blend da Borriello, que ganhou o FLOSOLEI 2018, o Guia Mundial Dos Azeites de Oliva, o mais importante e referente guia em azeites, que classifica os 500 melhores azeites do mundo.
  13. Bruno Souza – Academia do Café – Pelo trabalho de pesquisa, valorização e disseminação acadêmica do café, em especial os mineiros e pelo prêmio de melhor cafeteria do Brasil pela revista Prazeres da Mesa.
  14. Juliana Perdigão – Programa Terra de Minas – Rede Globo – Destaque pela valorização da gastronomia mineira em toda sua essência através do programa Terra de Minas.
  15. Carla Retuci e Mario Borriello – Azeite Borriello – Destaque na produção de azeites em Minas Gerais e prêmios recebidos.
  16. José Baltazar da Silva – Queijo da Serra do Salitre – MG – Pela medalha “Super Ouro” recebida na 11ª edição do Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal.
  17. Luiz Otávio Pôssas Gonçalves – Cachaça Vale Verde – Pelo 1º lugar da cachaça “Vale Verde 12 anos” no concurso “50 melhores cachaças do Brasil – 2018”.
  18. José Arilson Felipe – Associação dos Empreendedores Autônomos do Segmento de Alimentação de Pouso Alegre/MG (ASSEASAPA) – Pela produção e valorização da cultura alimentar através do pastel de milho.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×