Quinta Feira, 15 de novembro de 2018

Home / COLUNAS  / Consulados & Turismo  / Festa de Portugal

Festa de Portugal

A 8a. edição da Festa da Comunidade Portuguesa de Minas Gerais superou, em muito, as comemorações anteriores. A cada ano o evento festeja o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, sempre em um sábado próximo ao 10 de junho. Este ano, espalhou-se pelo entorno do Museu Abílio Barreto, na Cidade Jardim, onde foram instalados o palco principal, uma ampla e confortável área de alimentação, área de pic-nic, espaço kids, palco acústico e feirinha de artesanato.
Presenças na solenidade oficial de abertura: o embaixador de Portugal Jorge Cabral, a cônsul de Portugal Maria Joana Pinto Caliço, o secretário de Estado da Cultura Ângelo Oswaldo, o presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais e da Master Turismo Fernando Meira Dias, o presidente do Conselho Consultivo da Câmara Portuguesa Raul Penna, o presidente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira Leandro Andrade Mendes, o presidente da empresa Cimentos Liz Roberto Castelani, o representante da TAP em Minas Gerais Carlos Dias e o presidente da Associação dos Moradores de Lourdes Jeferson Rios, dentre outros. Joana Caliço aproveitou a oportunidade para agradecimentos gerais e para fazer a sua despedida do cargo. Tendo marcado forte presença em Minas pela excelente gestão do consulado português nos quatro anos em que aqui esteve – segundo a opinião unânime das autoridades presentes – ela já retorna a Lisboa no próximo mês. Representando o Corpo Consular, o presidente Manoel Ferreira Guimarães com a esposa Maria e o secretário Augusto Parish Jr., os cônsules honorários da Bulgária, Renato Russeff e de Trinidade-Tobago Francisco Pontello e Helene Paulinyi, cônsul honorária adjunta da Hungria.
Os tradicionais Armazém Medeiros, Baltazar, Caravela, Casa di Maria, Doces de Portugal, Paladino, Restaurante do Porto, Tugas e Verde Gaio esmeraram-se no preparo das receitas portuguesas, apresentadas em fartas porções bastante apreciadas e o Verdemar brilhou na seleção de vinhos das principais vinícolas portuguesas. Professores de Gastronomia da Faculdade Promove e da Una e chefs do Senac e da Cozinha Pif Paf ministraram aulas de culinária portuguesa. Por todo o dia, seguiram-se apresentações culturais como a do Coral Luís de Camões, do Grupo de Poesia da Faculdade de Letras da UFMG, Grupo Folclórico Gil Vicente, Choro por Elas e Trio Dom Preto. A direção geral da Festa Portuguesa esteve a cargo da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, com a eficiente coordenação de produção de Vitório Lanari Jr. , auxiliado, na produção gastronômica, por Edson Puiati e Felipe Tavares.
Na mesma noite, em recepção especial, o embaixador Jorge Cabral conferiu ao luso-brasileiro Fernando Meira Dias, atual presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais e também presidente da Master Turismo, a Comenda do Governo Português, em justo reconhecimento ao estreitamento das relações luso-brasileiras à qual tem prestado valiosa contribuição.

Silvania Capanema

Da esquerda para a direita: Roberto Castelani, Raul Penna, Joana Caliço, Jorge Cabral, Ângelo Oswaldo, Jeferson Rios, Fernando Meira Dias e Leandro Andrade Mendes

silvania@mgturismo.com.br

Bacharelanda em Jornalismo pela FUMEC, arquiteta, ex-presidente da ABIH-MG.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×