Sábado, 25 de janeiro de 2020

Home / NOTÍCIAS  / Penúltima etapa do Circuito Gastronômico de Favelas

Penúltima etapa do Circuito Gastronômico de Favelas

A pequena comunidade na região Leste de Belo Horizonte fica localizada perto da estação do metrô e do famoso Bar do Orlando. Doze cozinheiros vão oferecer ao público comida de primeira. A música fica por conta do Samba da Vera, que receberá no palco a cantora Manu Dias e o rapper Flávio Renegado.

A segunda edição do Circuito Gastronômico de Favelas chega à reta final com o acontecimento de sua penúltima etapa, neste domingo, 22 de julho, a partir de meio-dia, na Vila Dias, no bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte.

 

 

Doze atores gastronômicos oferecerão suas especialidades ao público. Haverá feijoada, hambúrguer artesanalflor de jiló (acompanhada de iscas de frango empanadas e molhos de abacaxi picante e de alho), cascudo frito ao molho tártaro com farofa e vinagretelíngua recheada e acompanhada por arroz do campo e banana chips, quibe vegano de abóboramacarrão maravilha (penne ao molho branco com frango, bacon e manjericão), frango com pó de quiabo e angupaella mineiratorresmo de barriga e um curioso e saboroso pastelão de 30 centímetros, batizado de “pastel trem de minas”. Para a sobremesa, tortas docesDurante todo o Circuito, cada prato tem o preço máximo de R$15.

 

 

Parte dos atores envolvidos no Circuito já possui bares e restaurantes nas comunidades. Outros não têm negócios formais, mas são conhecidos por suas delícias caseiras. Alguns deles estão desempregados.

 

Para a idealizadora do projeto e diretora da Casulo CulturaDanusa Carvalho, desde o ano passado, quando aconteceu a primeira edição, o Circuito tem servido como incentivo para que as pessoas do morro e do asfalto conheçam os trabalhos dos cerca de 30 cozinheiros e, assim, movam a economia local. “Queremos desmarginalizar a favela. O próximo passo será a criação da Associação de Cozinheiros de Vilas, Favelas e Periferia Brasileiras”, afirma.

 

Até agora, nove mil pratos foram comercializados, e o lucro sobre as vendas destes produtos vai direto para os atores gastronômicos.

 

A etapa deste domingona Vila Diasserá à Rua Conselheiro Rocha, 3000. As linhas de ônibus 9210, 8108 e 9205 são indicadas para quem optar pelo transporte público.

 

O show fica por conta do Samba da Vera, cuja formação homenageia o Alto Vera Cruz. O supergrupo receberá no palco Flávio Renegado e Manu Dias. O primeiro já cravou seu nome como um dos principais artistas, compositores e ativistas do rap nacional. Já a compositora e intérprete Manu Dias é um expoente do samba no Estado, e seu talento vem sendo reconhecido pelo público e pela mídia.

 

Antes da festa final, que celebrará o grande encontro das comunidades, nos dias 11 e 12 de agosto, na Rua Sapucaí, no bairro Floresta, o Circuito Gastronômico de Favelas ainda passa pelo Barreiro, em 29 de julho.

 

Toda a programação é gratuita, e os interessados podem obter mais informações no site (www.circuitogastronomiacodefavelas.com) e nas redes sociais do Circuito Gastronômico de Favelas.

 

 

Serviço:

Circuito Gastronômico de Favelas – Etapa Vila Dias (Santa Tereza).

Endereço: Rua Conselheiro Rocha, 3000 – Santa Tereza.

Horário: 12h às 19h.

Linhas de ônibus: 9210, 8108 e 9205.

Entrada gratuita.

 

 

Atores gastronômicos participantes:

 

❖      Dirce – feijoada senzala (Alto Vera Cruz).

❖      Dulce – hambúrguer artesanal (Serra).

❖      Maria Raquel – flor de jiló (Morro das Pedras).

❖      Mônica da Silva – Cascudo Frito ao molho tártaro com farofa e vinagrete (Alto Vera Cruz).

❖      Diones da Silva – pastel trem de minas (Barreiro).

❖      Lia- língua recheada e acompanhada por arroz do campo e banana chips (Barragem Santa Lúcia).

❖      Cristiane Alves – quibe vegano de abóbora (Pedreira Prado Lopes).

❖      Valdete – macarrão maravilha (Morro das Pedras).

❖      Dona Amélia – frango com pó de quiabo e angu (Barragem Santa Lúcia).

❖      Cristiane Oliveira – tortas doces (Pedreira Prado Lopes).

❖      Bimbal – paella mineira (Pedreira Prado Lopes).

❖      Rafaella Galvão – torresmo de barriga (Pedreira Prado Lopes).

 

 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×