Quinta Feira, 15 de novembro de 2018

Home / COLUNAS  / Consulados & Turismo  / Festa da Itália

Festa da Itália

A Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte festeja a cada ano, desde 2002, o Dia da República Italiana, comemorado em 2 de julho. A 12a. edição reuniu, na Savassi, no centro-sul de Belo Horizonte, milhares de apreciadores da gastronomia da Itália e descendentes das famílias italianas. Durante todo o domingo, de céu azul e clima agradável, houve apresentações artísticas no palco principal. Animaram a festa as bandas da Polícia Militar e da Guarda Municipal, os corais Árvore da Vida e da Unimed-BH, o grupo de dança Tarantolato e, na parte da tarde, apresentaram-se os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Brabolini, além das cantoras Paola Giannini e Sônia Gargiulo, fechando a noite com o cantor italiano Donato Riccio.
A gastronomia foi, como sempre, o ponto alto da festa. Entre as mais de quarenta barracas, restaurantes, confeitarias e sorveterias de famílias e chefs italianos como o Anella, Osteria Mattiazi, Osteria Degli Angeli, Salumeria Central, 68 La Pizzeria, Pecatore, Maurizio Gallo, Nonna Carmela, Mole Antonelliana, Lullo Gelato e Goccia di Latte. A novidade foi a cerveja da Backer criada exclusivamente para a festa pelos mestres cervejeiros Sandro Duarte e o italiano Alessio Selvaggio, da Cervejaria Croce di Malto, no Piemonte.
Dario Savarese, o novo cônsul italiano, fez sua estreia popular. Em seu discurso, fez menção à extraordinária gestão da cônsul Aurora Russi que tão bem organizou o consulado e ainda lhe deu uma nova sede. O cônsul vai se empenhar na agilização do processo de cidadania italiana para os mineiros descendentes de italianos.
O evento foi realizado pela ACIBRA MG – Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais, com o patrocínio da Cervejaria Backer, Grupo Aethra, Jornal O Tempo, Cemig, FIAT, Grupo Rima, Fundação Torino, Denso, Seris, Vilma Alimentos, O Sentido do Gosto, BH Airport, Amplo Brasil, Conecte e outras. No apoio institucional, destaque para o consulado D’Italia e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio.

Aluizer Malab, presidente da Belotur , Dario Savarese, cônsul da Itália, e o o novo conselheiro do TCE e ex-deputado estadual Durval Ângelo    FOTO Victor SCHWANER

 

Vista geral da Feira Italiana

FOTO Silvana Capanema

 

silvania@mgturismo.com.br

Bacharelanda em Jornalismo pela FUMEC, arquiteta, ex-presidente da ABIH-MG.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×