Quinta Feira, 20 de setembro de 2018

Home / DESTAQUES DA EDIÇÃO IMPRESSA  / Casarão do século xix onde viveu Dona Beja está salvo

Casarão do século xix onde viveu Dona Beja está salvo

Dinorah Carmo

Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

O Ministério Público, a imprensa mineira (jornal, rádio e TV em Belo Horizonte e Araxá), a Secretaria de Estado da Cultura, Iepha, historiadores, museólogos, restauradores e a cidade mineira de Araxá, estão todos de parabéns!
Depois de seis, sete anos de luta praticamente sozinho, já que a comunidade araxaense e Prefeitura Municipal daquela cidade estiveram quase sempre omissas e silenciosas, o promotor de Defesa do Patrimônio Histórico, Dr.Márcio de Oliveira Pereira, que demandava na Justiça, solicitando tutela provisória em favor do casarão de valor histórico e cultural (séc.XIX, mas apenas inventariado e não tombado) teve no dia último 18 de julho, finalmente, a vitória na Justiça!
Esta acatou os argumentos do Promotor, impedindo a sua demolição,com despacho do Juiz de Direito aguardando pronunciamento, em até 60 dias, daquela Prefeitura. O histórico casarão existente na principal praça de Araxá, seria derrubado para fins de construção de anexos e estacionamento de um hospital já existente, cujos donos o compararam há seis anos.
Já no último dia 12 de julho, o jornal oficial MINAS GERAIS publicou despacho do secretário estadual da Cultura, Ângelo Osvaldo de Araújo Santos, estabelecendo o tombamento do referido. Neste vetusto imóvel, cuja fachada lateral está fragilizada, quase desmoronando,viveu no século XIX a bela e sedutora Dona Beja (Anna Jacintha de São José), nascida em Formiga/MG, indo pequenina para Araxá,onde viveu a maioria de sua vida, exercendo liderança política e econômica na região do e Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.
Já no século XX existiu por muitas décadas naquele mesmo casarão de dois andares a bem frequentada Pensão Tormin, cujo auge foi nos anos de 1950 e 1960.

 

 

 

 

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×