Quarta Feira, 23 de outubro de 2019

Home / EDITORIAS  / Internacional  / 150 anos de Dušan Jurkovič, arquiteto histórico

150 anos de Dušan Jurkovič, arquiteto histórico

Convidamos você a visitar os lugares relacionados com a singular arquitetura de secessão de Dušan Jurkovič, que este ano faria 150 anos.

 

As obras do arquiteto eslovaco Dušan Jurkovič destacam-se à primeira vista. Por suas cores marcantes, mosaicos e elementos cerâmicos, você saberá que é um trabalho desse arquiteto. Todas as suas obras têm um estilo peculiar que reflete uma grande influência da arquitetura popular.

 

Visitando o spa Luhačovice

Para encontrar as obras do arquiteto Dušan Jurkovič (1868-1947), primeiro de tudo, você deve visitar a maior cidade – spa na Morávia, que é Luhačovice. Precisamente aqui Jurkovič assumiu a tarefa de compor a concepção urbana geral do balneário e ele mesmo também elaborou os projetos para 14 trabalhos. Nem todos foram preservados, no entanto, os principais podem ser vistos, com toda a sua beleza original.

Primeiro, Jurkovic começou a reconstruir a casa de Jan (agora a casa de Jurkovič) que hoje está entre os lugares mais procurados pelos hóspedes para seus tratamentos durante a estadia no balneário. A cozinha foi reconstruída em um chalé chamado Chaloupka, onde o piso térreo de alvenaria foi combinado com a superestrutura de madeira com varandas e telhado com claraboias e frontões quebrados.

Enquanto caminhar pela cidade, não deixe de visitar as villas Jestrabi e Valaská, Slunecni lázně ou Hudebni pavilion (sala de música) no parque do balneário.

 

Obras de madeira e o  singular caminho da cruz

Você quer ver uma verdadeira joia? Visite Pustevny, nas montanhas Moravskoslezské Beskydy perto Radhošťa, 1.018 metros acima do nível do mar. Pustevny é caracterizado por construções de madeira no estilo popular no final do século 19, de acordo com o projeto Dušan Jurkovič. Libušín e Maměnka são os mais conhecidos. Ambos foram construídos em 1898. São obras feitas de troncos de madeira no estilo de secessão, com ricas decorações tão características da região de Valaca e da arquitetura popular eslava em geral. O Libušín, infelizmente, foi destruído por um incêndio que eclodiu em março de 2014 e agora está em reconstrução.

Em Rožnov pod Radhoštěm você pode andar ao longo do caminho onde você vai saber porque o arquiteto Dušan Jurkovič tem o apelido de “poeta de madeira”. A parte do caminho que se refere a Jurkovič irá levá-lo para Karlův kopec (a colina de Carlos) onde o mirante Jurkovič está localizado. O famoso arquiteto projetou no ano de 1896; no entanto, o mirante foi construído 116 anos depois. A altura do ponto de vista é de 32 metros e a plataforma de visualização mais alta é de 19 metros.

Graças a Dušan Jurkovič, o local de peregrinação Svatý Hostýn destaca-se pela sua forma única de cruz. Esta estrada faz fronteira com treze capelas de madeira, decoradas de maneira extraordinária a nordeste da Basílica de Nossa Senhora da Assunção.

 

Conheça a aldeia de Jurkovič

Em Nové Město nad Metují há também uma obra de Jurkovič. O palácio foi erguido em 1501 e  reconstruído várias vezes, a última delas por Dušan Jurkovič no período 1909 – 1915. O antigo pátio agropecuário foi reconstruído no parque floral e o jardim adjacente com seus terraços foi submetido a reconstrução total. Para facilitar o acesso do terraço superior ao parque floral com uma fonte, Dušan Jurkovič ordenou a construção de uma ponte de madeira com telhado no lugar da velha ponte. Agora parece uma ponte fabulosa.

Na rua Jana Nečase, em Brno-ovabovřesky, você encontrará algo único. Desde 1906 aqui está a villa Dušan Jurkovič  que constitui um dos monumentos mais marcantes da arquitetura de secessão em Brno. Hoje a vila é administrada pela Galeria Morávia. Aqui você pode ver, entre outras coisas, a exposição permanente de Dušan Jurkovič chamada O Arquiteto e sua Casa. Até 28 de outubro de 2018 você pode ver a exposição chamada Na pele de Dušan Jurkovič.

 

Descubra mais #DestinoTchequia #Tchequia100

www.midestioneschequia.com

www.czechtourism.com

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×