Sexta Feira, 19 de outubro de 2018

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Marketing Turístico: novas estratégias estão mudando a comunicação no turismo

Marketing turístico de um jeito descomplicado: entenda o conceito e quais são as melhores estratégias para o seu negócio

O marketing digital veio para revolucionar os mais diversos segmentos da indústria e da comunicação. Está cada vez mais comprovado que um trabalho de marketing efetivo pode ser transformador para uma empresa. Empresas como Decolar.com, Trivago, Booking.com e tantas outras, apresentam um crescimento sólido, mesmo em cenários nebulosos de crise. O que está por trás disso? Grandes investimentos na comunicação e na imagem das marcas e novas ideias prontas para atender um viajante cada vez mais concectado.

No mercado de viagens o conceito de marketing turístico tem ganhado cada vez mais força. A grande parcela de potenciais consumidores de hoje estão conectados o tempo todo, inclusive quando começam a planejar uma viagem. Um estudo feito pela ABBV, mostra um dado curioso quanto ao perfil do viajante brasileiro. Entre os leitores brasileiros entrevistados, mais 94% afirma que sempre fazem pesquisas na internet antes de viajar. Cerca de 96% também faz reservas de hotéis e agências antes mesmo de embarcar. A forma de fazer e receber informação mudou e as pessoas se adaptaram para uma realidade de buscas instantâneas.

Estratégias focadas na comunicação corporativa aqueceu diferentes setores da economia nos últimos anos. E isso não se restringe mais para as grandes marcas. Mesmo as empresas de pequeno e médio porte, conseguiram finalmente, garantir mais espaço em um mercado que antes era extremamente restrito. Hoje os meios digitais são capazes de garantir um retorno efetivo e mensuráveis, mais democrático e que está cada vez mais ao alcance de pequenas e médias instituições que buscam um crescimento sólido e duradouro. O cenário é de otimismo, mas outros pontos são indispensáveis na hora de pensar sobre marketing e suas variações para o turismo. Vamos entender um pouco os conceitos que abrangem essas estratégias:

O que é marketing turístico?

Basicamente, marketing turístico é uma junção de diferentes estratégias de comunicação, publicidade e vendas, focadas exclusivamente para o mercado de viagens e seus serviços relacionados. Apesar desses conceitos parecerem os mesmos, cada um desses pilares abaixo têm uma função importante dentro do plano de estratégico das marcas:

Publicidade – termo amplo, que busca divulgar e promover determinada ideia ou produto, suas ações podem ser adequadas conforme o plano estratégico criado, pensando sempre no público final de cada campanha e objetivos que desejam atingir. Exemplos: criação de um site, divulgação em mídias tradicionais como TV, rádio, jornais e revistas;

Comunicação – esse por sua vez, também tem um viés para promover a imagem da marca, mas busca também ser um canal de comunicação e relacionamento efetivo com clientes, fornecedores, parceiros estratégicos, imprensa e mercado. Exemplo: serviço de assessoria de imprensa, criação de conteúdo para a marca, criação de catálogos, revistas corporativas e outros projetos pensados em conteúdo e comunicação.

Vendas – todas essas estratégias de marketing visam o mesmo objetivo: aumentar a receita da empresa e a competitividade no mercado, usando diferentes métodos para transformar as ações de marketing no principal vendedor da marca. Exemplo: promoção de um serviço ou pacote turístico na internet, publicidade institucional sobre a marca, lançamento de novos produtos, mídias tradicionais, participação de um evento ou ação promocional.

Marketing turístico serve para minha empresa?

Todas empresas relacionadas ao mercado de turismo e viagens podem trabalhar essas estratégias. Hotéis, cruzeiros marítimos, pousadas de charme e agências de serviço já usam essas ferramentas e sempre se destacam nos seus mercados de atuação. Quer ampliar a visibilidade da sua marca para um público alvo segmentado? O melhor caminho é criar um plano de comunicação para alavancar a comunicação da sua empresa, tanto para a audiência que está na internet, quanto na região em que atua. Para o turismo algumas ações inovadoras fazem uma grande diferença na hora de promover destinos.

Conclusão:

A comunicação e a forma de contratar serviços mudaram, no turismo esse impacto não foi diferente. O tradicional “boca a boca” tomou proporções colossais com as redes. Nos comunicamos com todo nosso ciclo de relacionamento de forma instantânea. Com essas ferramentas à disposição de todos, criamos uma sociedade hiperconectada: as pessoas mostram onde estão, o que comem e para onde vão o tempo todo. Nunca o próprio consumidor virou o porta voz das marcas como agora, compartilhando suas experiências em tempo real. As novas tecnologias criaram novos turistas, esses ainda mais independentes e exigentes. Já pensou como impactar esse público e como será a comunicação da sua empresa em alguns anos?

Texto: Gustavo Albano, especialista em marketing turístico e CEO do Guia Viajar Melhor.

*Contribuição especial para a Agência de Notícias do Turismo | MG Turismo Jornal

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

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