Domingo, 20 de outubro de 2019

Home / DESTAQUES  / Crianças assumem o protagonismo na cidade em projeto apresentado no Fiis

Crianças assumem o protagonismo na cidade em projeto apresentado no Fiis

Instituto Vedacit leva pela primeira vez para Poços de Caldas o ImaginaC, tecnologia social que propõe a mudança das cidades por meio de uma experiência lúdica educativa

Durante seis dias, de 2 a 7 de novembro, Poços de Caldas (MG) será a capital brasileira da inovação social com a realização da primeira edição do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS). Ao lado de empreendedores, organizações do terceiro setor, negócios sociais, investidores ligados a finanças sociais e grandes empresas, o Instituto Vedacit participa do evento oferecendo o projeto ImaginaC, convidando as crianças para participar ativamente da transformação das cidades.

“O FIIS é um movimento que está muito conectado com a missão e valores do Instituto Vedacit, por isso não poderíamos deixar de apoiá-lo e trazermos conteúdos relevantes para a transformação de nossa sociedade”, afirma Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit. Durante o evento, a proposta do ImaginaC é fazer um jogo de impacto social com as crianças, ocupando e projetando a cidade a partir da imaginação delas, plantando uma semente para ser a inspiração de mudanças reais em Poços de Caldas.

O projeto propõe uma experiência lúdica para imaginar e transformar a comunidade em um lugar melhor, interagindo com os moradores, com a natureza e a arte. O objetivo é conectar as pessoas com o seu município, para que se apropriem do espaço público, tragam melhorias, cobrem os gestores e se envolvam ativamente na mudança do entorno. “O primeiro passo para fazermos cidades mais saudáveis é voltarmos a sonhar, a se encantar para que possamos unir os sonhos. Acreditamos que as crianças irão criar um sentimento de pertencimento ao local em que vivem sendo um agente transformador”, conta Nayana Brettas, fundadora do ImaginaC.

Em primeiro de novembro, acontece a sensibilização e mobilização “Imaginar e Sonhar a cidade” com 50 alunos e seis professores na Escola Municipal São José, integrante do Programa Municipal da Juventude* da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas. No dia seguinte – o primeiro dia do FIIS – é a vez da oficina para imaginar e pintar a calçada em frente à escola. Nesta etapa participam crianças, famílias, professores e representantes da Secretaria Municipal de Educação. A narrativa continua com o embarque em um “foguete” e a “decolagem” para descobrir o bairro, estreitando o vínculo de pertencimento ao passear pelas ruas, conversar com os moradores e detectar pontos de melhoria. A “aterrissagem” é o momento da troca, criação e mudança, no qual os estudantes voltam à calçada e incluem na pintura criaturas fantásticas com superpoderes de ajudar a natureza, a região e resolver os problemas identificados.

O projeto inclui ainda uma bolha lúdica na Praça do FIIS, convidando os participantes a emergir no sonhar e imaginar cidades mais saudáveis, e a participação no TEDINHO, workshop onde algumas crianças, mães e professores irão compartilhar a experiência vivenciada no projeto.

“Com o ImaginaC esperamos contribuir para que Poços de Caldas seja reconhecida como uma Cidade Criativa e Amiga da Criança, pois em geral muito do que se faz no planejamento urbano é pensado para as crianças e não com elas. Ao trazê-las para imaginar sua Cidade do Futuro, possibilitamos a elas maior interesse pela história de sua comunidade e ao gestor público como tornar os espaços comunitários ambientes de aprendizagem e de expansão da qualidade de vida”, enfatiza Luis.

* O Programa Municipal da Juventude desenvolve o projeto “Encontros & EnCantos”, que busca ampliar o olhar das crianças e adolescentes para estimular a reflexão, o aprendizado e estabelecer laços com a história do bairro São José e da cidade como um todo. O desenvolvimento do projeto amplia a escuta dos estudantes, criando oportunidades para que eles possam se expressar em diferentes linguagens e ocupar mais espaços no bairro, por meio de intervenções temporárias e artísticas.

Sobre o Instituto Vedacit – www.institutovedacit.org.br

O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos.

Suas linhas de atuação estão divididas em: Cidades Criativas – com projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes – contribuindo na formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis – com investimentos em negócios sociais e projetos esportivos que promovam a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.

O Instituto Vedacit é responsável pelo Portal Futuro das Cidades, criado para informar e estimular uma discussão diversa e construtiva sobre o amplo universo contemplado pelo conceito Cidade. Acesse: www.futurodascidades.com.br.

Sobre a Vedacit

www.vedacit.com.br – 0800-833-2248

Líder de mercado em produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras e se aproxima das famílias brasileiras com lançamentos para serem utilizados no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 82 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.

São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 30 mil pontos de venda.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo – capital e nova unidade em Itatiba – e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com cinco grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×