Segunda Feira, 17 de dezembro de 2018

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Parceria inédita une orquestra e sinos para celebrar o Natal

Parceria inédita une orquestra e sinos para celebrar o Natal

Além do concerto, celebrações e decoração especial dão

clima natalino ao maior templo mariano do mundo

Por Victor Hugo Barros

As comemorações do nascimento de Jesus prometem ser ainda mais repletas de luz no Santuário Nacional . A partir do dia 1º de dezembro, uma série de atividades foi programada para celebrar a data, uma das mais importantes do calendário cristão. Além das atrações culturais, o Jardim Norte do Santuário Nacional também será revestido com 350 mil lâmpadas natalinas. As novidades integram as ações do Natal Iluminado, realizado anualmente pelo maior templo mariano do mundo.

A abertura do ciclo de comemorações acontece já no dia 1º de dezembro. Na data, um concerto às 19h vai integrar a orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional (PEMSA) e o Campanário da Basílica. Durante alguns momentos, os sinos e os instrumentos se alternarão na melodia das músicas. Isso será possível graças a um teclado próprio para esta função, que acionará martelos internos que produzirão os sons do carrilhão.

“Mais de cem músicas foram desenvolvidas pelo PEMSA em conjunto com o Campanário desde a inauguração dele, há dois anos. Este ano surgiu a ideia de realizar uma apresentação da orquestra junto com os sinos e não haveria ocasião melhor do que na abertura e no encerramento do Natal Iluminado”, explica a gerente do Núcleo de Eventos do Santuário, Aline Costa.

No mesmo dia, às 20h, haverá a missa em ação de graças no Altar Central. Nela, participam representantes da EDP Bandeirantes, empresa parceira do Santuário Nacional no projeto.

Após a celebração, acontece a bênção do presépio e da iluminação natalina, que será acionada neste momento. Um show pirotécnico vai colorir o céu de Aparecida ao fim da cerimônia, abrindo oficialmente o período natalino no maior templo mariano do mundo.

“A própria programação é pensada junto com o calendário litúrgico, abrindo assim o Advento, período de preparação para o Natal. Já a decoração luminosa vem para representar a vinda de Jesus, que é a luz do mundo”, esclarece Aline.

As comemorações natalinas acontecem ao longo de todo o mês até o dia 25 de dezembro. Todos os fins de semana, na área do presépio, apresentações musicais do PEMSA vão embalar os devotos ao som de clássicos natalinos. A atividade é gratuita e acontece de 2 a 16 de dezembro após a missa das 18h dos sábados e das 8h aos domingos.

No dia 22, às 21h, a orquestra se apresentará novamente junto ao Campanário da Basílica no Concerto de Natal do Santuário. O concerto acontece na área externa da Basílica, próxima ao Jardim Norte. Em caso de mau tempo, a apresentação musical pode ser cancelada tanto no dia 1º como no dia 22.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×