Quinta Feira, 23 de janeiro de 2020

Home / DESTAQUES  / Yuri Guerra canta Villa-Lobos na Casa Verdi

Yuri Guerra canta Villa-Lobos na Casa Verdi

Artistas líricos veteranos da Itália foram agraciados com um concerto especial, com composições selecionadas do repertório de Villa-Lobos, interpretadas pelo cantor lírico mineiro Yuri Guerra.  O evento aconteceu na última quinta-feira, na Casa Verdi, em Milão, para a plateia especial: quarenta e cinco convidados, todos residentes no espaço fundado pelo consagrado músico italiano Giuseppe Verdi. Foi a primeira vez que se executou as composições de Villa-Lobos na tradicional casa. Yuri Guerra  prestou a  homenagem  ao ícone maior da música erudita brasileira, acompanhado no piano pelo maestro italiano Francisco Ricci. Aos 23 anos, Yuri  é um baixo-barítono de grande talento e técnica impecável. Na Europa, desenvolve um trabalho de pesquisa e toca o projeto de re-internacionalização de Villa-Lobos, desenvolvido em parceria com o Consulado Brasileiro de Milão.

Nascido em Belo Horizonte, Yuri Guerra ingressou aos oito anos no coral da Fundação Torino Escola Internacional, onde se tornou o primeiro solista. Estudou na Vancouver Academy of Music, no Canadá, até 2014, sob a orientação do maestro David Meek. Logo em seguida, mudou-se para Itália, para dar prosseguimento ao aperfeiçoamento das técnicas vocais.

Um brasileiro na Itália

Radicado na cidade de Bologna, onde faz mestrado no tradicional Conservatório Giovanni Battista Martini, Yuri Guerra é maestro em Canto Lírico pela instituição. No país conhecido como o berço da ópera, Yuri fez apresentações em espaços importantes, tais como a Basilica di San Martino Maggiore, a Cappella Farnese, o Museo della Musica e a Sala Bossi, um dos maiores e mais prestigiados locais de concertos, em Bologna. Além de ter cantado na francesa Fête de la musique,Yuri teve a oportunidade de se apresentar para o Papa Francisco, no Vaticano, como  integrante do Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.  

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×