Sexta Feira, 13 de dezembro de 2019

Home / EDITORIAS  / Internacional  / Concurso fotográfico em povoado andino reforça parceria socioambiental

Concurso fotográfico em povoado andino reforça parceria socioambiental

Experiência intercultural aproxima nativos, viajantes e Mountain Lodges of Peru – que estendeu preços de Black Friday dos roteiros até 9 de dezembro

Concurso fotográfico em povoado andino reforça parceria socioambiental de comunidade e operadora de turismo
Experiência intercultural aproxima nativos, viajantes e Mountain Lodges of Peru – que estendeu preços de Black Friday dos roteiros até 9 de dezembro

Uma iniciativa de turismo com responsabilidade social acaba de deixar um legado inspirador na remota comunidade de Huacahuasi, no Vale de Lares, no Peru. Um workshop de fotografia seguido de um concurso fotográfico de participação exclusiva de moradores da comunidade foi realizado em uma parceria criativa do fotógrafo peruano Gustavo Vivanco com a premiada operadora de turismo sustentável Mountain Lodges of Peru, que organiza roteiros de lodge a lodge nas trilhas incas para Machu Picchu.

Além de capacitar o grupo e fortalecer a autoestima dos moradores, a ação teve como resultado a produção de uma série de fotografias que retratam a natureza e a cultura das montanhas do Peru. As 5 melhores imagens serão incorporadas à decoração dos quartos do refinado hotel de montanha. O projeto deu tão certo que será repetido em outros lodges do Mountain Lodges of Peru não só na Rota de Lares mas também na Trilha de Salkantay.

Roteiros mais baratos até 9 de dezembro

Desde que ergueu o lodge em Huacahuasi, em 2012, o Mountain Lodges o administra juntamente com os moradores – que ficam com 20% do lucro. A empresa apoia projetos socioambientais no entorno dos lodges em que organiza suas duas rotas, de Lares e Salkantay. Os roteiros de 5 e 7 dias operados pela empresa, por sinal, seguem com 20% de desconto desde a Black Friday de novembro até o dia 9 de dezembro. A promoção vale para quem viajar em agosto, outubro e na segunda quinzena de dezembro de 2019.

Concurso para retratar a cultura local

Participaram do concurso fotográfico pouco mais de 10 moradores que tinham sido selecionados para o workshop de fotografia promovido no próprio lodge. Vivanco ensinou conceitos básicos de luz, velocidade, foco, zoom e ângulo. Depois, deixou os participantes com uma câmera digital nas mãos. Os alunos escolheram o tema de sua preferência no contexto local: paisagens, animais, agricultura, flores, cachoeiras… Cada aluno teve 5 dias para se dedicar ao registro do que aprendeu em aula.

Dois meses de produção fotográfica

Dois meses depois, o fotógrafo e parte do staff do Mountain Lodges voltaram a Huacahuasi para analisar as fotos de cada participante e eleger a foto vencedora. Franklin Puclla ganhou o concurso com uma imagem em preto em branco de lhamas da região e foi premiado com uma câmera digital. As cinco melhores fotos foram ampliadas para decorar os quartos e disponibilizadas para venda aos hóspedes do hotel – que podem contribuir com a comunidade ao levar um autêntico retrato da vida andina.

“Essa é mais uma boa maneira de os viajantes se conectarem com a população andina ao visitarem Huacahuasi”, diz German Sarmiento, gerente de marketing do Mountain Lodges of Peru. “Acreditamos na reciprocidade e por isso oferecemos a oportunidade de as pessoas da comunidade adquirirem novas habilidades.” Os moradores que trabalham no lodge já tinham sido capacitados para trabalhar com hotelaria e gastronomia. Com a nova ação, os olhares tão especiais do povo local agora estão ao alcance dos hóspedes.”

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×