Segunda Feira, 11 de novembro de 2019

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Start-up brasileira propõe indenização imediata para vôos atrasados

A proximidade das férias promete novos picos de movimento nos aeroportos brasileiros. E, consequentemente, mais voos atrasados e cancelados, em torno de 23% nos meses de dezembro e janeiro, conforme levantamento do jornal O Globo. Mais que um momento de estresse, o imprevisto pode transformar as férias tão sonhadas em pesadelo e acarretar em prejuízo financeiro, com a perda de conexões, de reservas em hotéis, restaurantes ou passeios. Isso sem falar nos reveses, de extravio de bagagens e overbooking, verdadeiros desrespeitos aos passageiros.

Fundada em 2017, a start-up Quick Brasil propõe ser uma solução imediata para viajantes que já passaram por esse tipo de situação. Acessada por meio do site quickbrasil.org, a plataforma propõe uma indenização instantânea no valor de mil reais por pessoa, em depósito na conta bancária, a cada voo comprovadamente atrasado, cancelado ou com overbooking – a análise do problema é feita, gratuitamente, por consultores e analistas da start-up. Ao receber a compensação, o passageiro renuncia receber qualquer outro valor da companhia aérea referente ao caso. A Quick Brasil, por sua vez, passa a reivindicar a retratação diretamente com a companhia, assumindo os riscos e resultados.

“Nosso objetivo é garantir que o consumidor seja indenizado nas situações em que foi lesado pelas companhias aéreas, mas com muito mais rapidez que a justiça pública e sem riscos. O próximo passo é tornar a Quick Brasil conhecida nacionalmente, e consequentemente, impactar uma melhoria no serviço prestado pelas empresas de aviação no que diz respeito ao tratamento dos seus consumidores”, relata o advogado brasileiro Thiago Naves, um dos quatro sócios da Quick Brasil.

Desde seu lançamento, a plataforma já atendeu cerca de 2 mil casos. O procedimento está amparado no conteúdo legal previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e Lei 9.099/95.

Inédita no país, a ideia foi desenvolvida por um grupo de quatro empresários: o próprio Naves; Amory Gonzalez, da Guatemala; Gaurav Tandel, da Índia; e Jon Hanson, dos Estados Unidos. O grupo participou do Global Entrepreneurship Bootcamp 2017, na Austrália, um programa de inovação do renomado MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Inicialmente batizado de The Quick Claim, o projeto passou para a final, juntamente com os de mais outros seis grupos. Ao lado dos três vencedores, a banca concedeu uma premiação bônus a Naves e sua equipe, criada especificamente para o projeto, por considerá-lo, entre todos, o de maior chance de execução no mundo real.

“A Quick Brasil é um case de sucesso do Bootcamp em 2017, na Austrália, de tal maneira que, atualmente, é citada como exemplo em uma das disciplinas oferecidas pelo MIT”, relata Naves. A start-up também foi um dos destaques da edição brasileira do MIT Innovation & Entrepreneurship Bootcamp, programa voltado para empreendedores de inovação, que aconteceu entre julho e agosto de 2018, no Rio de Janeiro.

 

SOBRE A QUICK BRASIL

Site: quickbrasil.org

Vídeo Explicativo: http://bit.ly/quickbrasil

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