Terça Feira, 10 de dezembro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Número de advogados no Brasil já supera 1 milhão

Número de advogados no Brasil já supera 1 milhão

Caso você precise de orientações ou da contratação de advogados em Porto Alegre, São Paulo, Salvador ou qualquer outra capital do país encontrar um profissional do Direito não será uma tarefa difícil.

Exército de advogados

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) tem hoje em seus quadros mais de 1 milhão e 100 mil advogados habilitados a exercer seu trabalho em todos os cantos do país. E esse número tende a crescer muito mais nos próximos anos.

O principal fator apontado como causa dessa explosão de profissionais é a grande quantidade de novas faculdades de direito autorizadas pelo MEC nos últimos anos. A política do ministério da educação de incentivar o surgimento de novos cursos se deve ao crescimento obtido pelo país em anos passados, quando se projetava uma grande demanda de profissionais atuando nas mais de 40 áreas do direito existentes atualmente, desde as áreas mais tradicionais que incluem direito de família, direito civil, e direito penal, até as surgidas das novas necessidades decorrentes do avanço tecnológico mundial, como é o caso das áreas de direito ambiental, direito internacional, direito de mineração, direito de energia e direito de compliance.

Como o crescimento do país não se sustentou tempo suficiente para que empresas que absorveriam esses novos profissionais surgissem ou chegassem ao país, o que se vê é o reflexo de uma expectativa que não se confirmou.

Explosão de cursos de Direito

O Brasil é hoje o país com o maior número de advogados autorizados a exercer a profissão em todo o mundo. Nem mesmo os Estados Unidos, a maior potência mundial forma tantos profissionais do Direito quanto as faculdades brasileiras, que só em 2018 já

No Brasil hoje existem cerca de 1.400 faculdades de direito em funcionamento, com mais de 100 dessas instituições obtendo suas autorizações apenas em 2018, sem levar em consideração todos os cursos que aguardam autorização para iniciar suas atividades.

Para se ter uma ideia, o número de cursos de direito no Brasil supera a quantidade cursos de direito autorizados em todo o planeta. Nem somando as  faculdades de direito existentes em todos os continentes é possível chegar ao total de cursos autorizados por aqui.

Concorrência e desvalorização da profissão

Esse ritmo e essa quantidade de novos profissionais já começa a causar problemas dentro da classe, principalmente para os advogados mais jovens que cada vez mais tem que se sujeitar a salários e honorários cada vez mais baixos devido a enorme concorrência.

Além de reduzir o poder aquisitivo de toda a classe, essa disputa por espaço pode acabar prejudicando também a qualidade do atendimento que os advogados prestarão à sociedade de maneira geral.

Conclusão

As perspectivas não são muito animadoras para quem analisa o atual cenário da formação de advogados no Brasil, já que a abertura de novos cursos não encontra praticamente nenhum empecilho, o que acaba inchando o mercado, aumentando a competição e reduzindo consideravelmente a qualidade tanto da formação do advogado quanto da qualidade do atendimento que esses profissionais irão oferecer a seus clientes, depois de comprovar que o valor dos seus honorários é o menor do mercado.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×