Quarta Feira, 16 de outubro de 2019

Home / DESTAQUES  / Rota do Carcará pretende mostrar atrativos do interior do Nordeste para o mundo

Rota do Carcará pretende mostrar atrativos do interior do Nordeste para o mundo

O Nordeste é a região mais procurada pelos turistas de todo o Brasil. Pesquisas do Ministério do Turismo indicam que 43% das intenções de viagens nacionais são para a região. Esta é conhecida pelas belas praias, mas o seu interior não fica atrás quanto a riqueza em atrativos.

Atentos a esse potencial, os jornalistas Nícolas Barbosa e Marta Alencar desenvolvem o projeto Rota do Carcará. Este é uma marca de road trip por destinos de Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. Entre os principais destaques do roteiro estão a Serra da Capivara, o Canyon do Rio Poty, o Rio São Francisco, o Cariri Cearense e Exú, cidade natal de Luiz Gonzaga.

“É uma road trip que trabalha turismo cultural, ecoturismo, pedagógico, histórico, comunitário e muitas outras modalidades”, afirma Nícolas que escreve sobre turismo regional há 3 anos. A ideia foi inspirada em outras road trips de sucesso global como a Rota 66, nos Estados Unidos, e destinos em ascensão como o Norte Argentino e a Patagônia.

A intenção é trabalhar os destinos em parceria para que unidos em uma só marca eles consigam se promover melhor. O interior do Nordeste sofre bastante com o preconceito e poucos conhecem seus grandes patrimônios culturais e naturais. Além disso, a região da Rota do Carcará possui grandes regiões metropolitanas modernas como Teresina, Juazeiro do Norte, Petrolina e Juazeiro da Bahia que oferecem bons hotéis, restaurantes, locais de compra e diversas opções de passeios.

 

Site foi o pontapé inicial 

O primeiro lançamento proposto pela dupla de jornalistas foi o site rotadocarca.com.br. Neste o visitante pode conhecer todos os atrativos da rota separados por segmentos turísticos como natureza, cultural, moderno ou religioso. Também pode descobrir onde ir através da divisão Teresina, Caminho das Origens, Serra da Capivara, Cariri Cearense, Luiz Gonzaga e Vinhas do São Francisco.

Além dos atrativos, o site possui diversas informações que facilitam a viagem do turista. Na seção Como Chegar, existem informações sobre as linhas aéreas, a situação das estradas e suas principais bifurcações para o viajante não se perder e também sobre hospedagem, casas de câmbio e outros recursos necessários para organizar a viagem. Uma lista de serviços com empresas e associações que fazem passeios por toda a Rota do Carcará também está disponível. “A intenção foi apresentar todas as informações necessárias para o turista saber de tudo e curtir a viagem com segurança”, conta Marta.

O lançamento do site marca o início oficial do projeto. Em breve, os jornalistas buscarão produzir folders e uma revista oficial da rota que será disponibilizada em português e inglês. “Acreditamos que existirão muitos estrangeiros interessados em conhecer a Rota do Carcará por seus atrativos relevantes para toda a história do planeta e sua rica cultura”, explica Nícolas.

Para acompanhar melhor o calendário de eventos que é recheado durante todo o ano e conhecer melhor os atrativos através dos guias e condutores de viagem o interessante é seguir a página no Instagram e procurar sempre um bom motivo para pegar a estrada.

 

Percorrendo a Rota do Carcará 

A diversidade de possibilidades que a road trip abrange é bastante rica. Mas existem alguns percursos e atrativos que são essenciais. Uma rota entre Teresina e Petrolina, por exemplo, inclui a maior cidade do interior nordestino que influencia e é influenciada por 2 estados. Cidades históricas como Oeiras e Amarante, o maior rio nordestino, que é o Parnaíba, o berço do Homem Americano na Serra da Capivara e o Rio São Francisco com duas metrópoles em suas margens, a produção de vinhos e o maior lago artificial da América Latina com suas ilhas paradisíacas.

Se preferir o Cariri Cearense, o turista pode descer em Juazeiro do Norte para conhecer Padre Cícero de perto, cidades históricas como Missão Velha e Barbalha, percorrer a Chapada do Araripe, uma das 5 do Brasil, conhecer fósseis de dinossauros que estão entre os mais preservados do mundo e muitos outros atrativos. Pretendendo ir embora por Teresina, pode conhecer as redondezas como a cultura e história de Campo Maior, Pedro II, o Parque de Sete Cidades e o Canyon do Rio Poty. Enfim, são diversas opções que a Rota do Carcará pretende mostrar para o mundo.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×