Segunda Feira, 21 de janeiro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Festival Fartura Belém reunirá mais de 50 atrações gastronômicas

Festival Fartura Belém reunirá mais de 50 atrações gastronômicas

Quem ainda quer curtir o final de janeiro, uma opção diferente e imperdível é conhecer Belém, no Pará. Praias de água doce, uma arquitetura centenária, o carimbó – ritmo tradicional, e principalmente a gastronomia prometem uma viagem inesquecível. Para acrescentar a este cenário convidativo, nos dias 26 e 27 de janeiro, acontece na capital paraense o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, na Estação das Docas, um dos pontos turísticos da cidade.

No evento, mais de 50 atrações gastronômicas se dividem entre os espaços onde o público poderá conhecer produtos, aprender e experimentar receitas de chefs e cozinheiros de todas as regiões do Brasil. Para os turistas, além de explorar a gastronomia local, pois mais da metade dos participantes é do Pará, o Festival é também uma oportunidade de experimentar pratos de grandes chefs de todo o Brasil.

No espaço Chefs e Restaurantes e Petiscos, Lanches e Doces, estarão disponíveis as receitas de renomados chefs. Quem busca aprendizado também terá opções no Espaço Conhecimento, onde os estudiosos da gastronomia compartilham suas histórias com o público. Ou no Espaço Interativo, onde podem aprender as mais diversas receitas. Nas Cozinhas ao Vivo, os chefs preparam os pratos na hora, contando todos os truques pra que eles fiquem mais saborosos. Em Produtos e Produtores, será possível fazer a feirinha e levar produtos especiais pra casa.

O Festival Fartura é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que percorre todo o território nacional por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. O conteúdo dela é disponibilizado na web por meio do site e das redes sociais, além da publicação de livros e filmes. As expedições também são a base para os festivais, que conectam a cadeia gastronômica, da origem ao prato.

Em 2019, os Festivais acontecem também em Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Lisboa.

SERVIÇO:

Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém

Datas: 26 e 27 de janeiro

Horários: sábado, das 12h às 22h | domingo, das 12h às 20h

Local: Estação das Docas (avenida Boulevard Castilho, s/n – Campina, Belém – PA)

Ingressos: em breve

Mais informações:

farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil

instagram.com\farturabrasil

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é transformado em conteúdo e disponibilizado no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados. A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil recebeu o prêmio de Inovação em Turismo, do Second Runner-up – United Nation World Tourism Organization.

EXPEDIÇÃO FARTURA

A gastronomia brasileira é farta e rica – por isso a origem do nome da Plataforma. A expedição, desde 2012, apresentou os seguintes números:

– 26 estados e o Distrito Federal visitados, fechando o ciclo do Brasil.

– mais de 70 mil quilômetros percorridos.

– mais de 200 cidades visitadas.

– mais de 550 personagens da culinária brasileira entrevistados.

FESTIVAL FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

Os festivais levam o conteúdo da Plataforma ao público, em forma de experiência. Alguns resultados:

– Mais de 185 toneladas de alimentos servidos (2016 e 2017).

– Mais de 10 toneladas de insumos coletados para reciclagem somente em Tiradentes/2017.

– Mais de 4 mil atividades gastronômicas (1998-2017).

– Mais de 4 mil profissionais da gastronomia (1998-2017).

– Mais de 1.000 apresentações culturais (1998-2017).

– Mais de 700 mil pessoas (1998-2017).

Livros

Cada estado visitado pela Expedição Fartura tem um personagem que a gente não esquece. São produtores, chefs, mercados e receitas que têm aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado e lançado em livros premiados nacional e internacionalmente. As publicações já ganharam prêmios como o Jabuti e por duas vezes o Gourmand World Cookbook – principal premiação gastronômica do mundo. São cinco livros até o momento.

Filmes

Cada edição da expedição gera vídeos com conteúdos que complementam os registros nos livros. Ao longo de quatro anos, o Fartura registrou inúmeras entrevistas em curta, média e longa metragens, distribuídos em instituições educacionais e disponíveis nas redes sociais. Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Um deles recebeu o 1º lugar na 1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audiovisuais – MESA, como melhor obra de até 30’.

Programa de rádio

Programas com as descobertas e dicas gastronômicas da curadora Luiza Fecarotta, obtidas durante as Expedições. Rádio CDL FM, 102,9, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, três vezes ao dia.

Site e redes sociais

O portal Fartura – Comidas do Brasil tem como missão reunir o conteúdo coletado na Expedição e tornar acessível o compartilhamento desse material. No site, assim como nas redes sociais como Facebook e Instagram, encontram-se receitas, vídeos, informações dos festivais, curiosidades gastronômicas e até contato dos produtores.

Conteúdos e viagens customizados

A partir do conhecimento adquirido pela Plataforma, são construídos produtos específicos para empresas dos setores de alimentação, aviação, turismo, entre outros. Os conteúdos são desenvolvidos entendendo a estratégia de marca de cada cliente. Tanta informação compartilhada também possibilitou que a Fartura criasse viagens customizadas.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×