Sábado, 17 de agosto de 2019

Home / DESTAQUES  / Santuário do Caraça é opção de descanso em meio a natureza

Santuário do Caraça é opção de descanso em meio a natureza

Escolhido uma das sete maravilhas da Estrada Real, o Santuário do Caraça oferece diversos atrativos naturais, históricos e religiosos para ocupar e emocionar as férias da família


As férias escolares estão aí e, para quem quer aproveitar ao máximo o tempo de descanso, o Santuário do Caraça é uma das opções mais completas para toda a família. Localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais, o local mistura a exuberância da natureza ao contexto histórico que encanta todos os visitantes. Conhecido como lugar de conforto e de reflexão, os mais de 12 mil hectares de Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado oferecem diversos atrativos naturais, históricos e religiosos para entreter e emocionar desde os pequenos até os mais velhos.

O Santuário disponibiliza várias opções de passeios para os amantes do turismo ecológico, muitas trilhas, das mais curtas às mais longas, que necessitam de guia, como as que levam aos sete picos, onde os mais aventureiros podem conhecer e desafiar seus próprios limites, tendo como recompensa vistas maravilhosas de encher os olhos. Cada um com o seu nível de dificuldade, os sete picos são: a Carapuça, o do Sol, o Inficionado, a Verruguinha, a Canjerana, os Três Irmãos e o Pico da Conceição.

Para os que não têm tanta disposição para horas de caminhada ou os que buscam o lazer dos pequenos, a cerca de 2 km do Santuário está uma das belezas naturais mais visitadas pelos turistas, a Cascatinha, uma das cerca de 40 quedas d’água e piscinas naturais que existem no Caraça. Outra trilha curtinha e que vale muito a pena é a que leva até o Banho do Imperador. O bosque, ladeado pelo Ribeirão Caraça, é cheio de encantos e lembra em sua história que, durante sua visita ao Santuário, Dom Pedro II se banhou no local e, por isto, o lugar passou a ser conhecido como Banho do Imperador.

O centro histórico do Caraça também é um roteiro à parte. Repleto de cultura e antiguidades históricas, o local possui diversos atrativos que vale conhecer, como a igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que tem celebrações diárias de missas, e onde se vê o primeiro órgão de tubos fabricado no Brasil, uma extraordinária Santa Ceia, pintada pelo Mestre Ataíde, e belíssimos vitrais franceses, dos quais o maior foi presente do próprio Dom Pedro II. Dentro das ruínas do colégio, que foi tomado pelo fogo em 1968, ficam o museu, no térreo, a biblioteca, no segundo andar, e, no terceiro, o auditório para conferências. Outro ponto de visitação são as catacumbas, onde estão sepultados Padres e Irmãos que atuaram no Santuário, desde 1774.

A gastronomia do Caraça é ponto que merece uma atenção especial dos visitantes. Repleta de tradicionalismo e ancestralidade, a cozinha do Caraça produz delícias que conquistam o paladar de todos. Na Adega, dá para ver o processo de produção do vinho tinto, do hidromel e dos fermentados de laranja, jabuticaba e morango. Há também uma padaria, onde são fabricados pães, bolos e biscoitos, e a doceria, para doces, geleias e compotas. O queijo minas artesanal é uma das delícias mais procuradas no Santuário. É matéria prima de vários pratos da região em concursos e festivais gastronômicos e carrega a chancela “Entre Serras da Piedade ao Caraça”. O processo de fabricação existe há mais de 200 anos e ficou esquecido por 70 anos. A fabricação artesanal, feita por queijeiros locais, foi retomada em 2015 por meio do projeto Primórdios da Culinária Mineira, do Senac, que resgata técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais, com foco no desenvolvimento regional.

Ao cair da noite, após o farto jantar preparado na excelente cozinha do Caraça, é a Hora do Lobo. Os hóspedes se sentam à frente da igreja, no adro, onde é colocada uma bandeja com pedaços de carne, e ficam à espera da aparição do visitante mais ilustre do Santuário, o Lobo-Guará. O animal, que aparece cada dia para comer, é o símbolo da bela harmonia entre o local e a natureza.

O Santuário do Caraça está aberto todos os dias da semana, das 8h às 17h para visitação e 24 horas para hospedagens previamente agendadas. Para mais informações e reservas, acesse o site www.santuariodocaraca.com.br.

SERVIÇO

Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do cômodo acesso por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais/MG)

Horário para visitação: Todos os dias, ds 8h às 17h

Valores: a partir de R$ 12,00 (em dias de semana)

Mais informações:

Site com opções de hospedagens: www.santuariodocaraca.com.br

Instagram: @santuariodocaraca

Facebook: www.facebook.com/complexosantuariocaraca/

Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×