Domingo, 18 de agosto de 2019

Home / EDITORIAS  / Nacional  / Novo Terminal de Aviação Geral é inaugurado em Guarulhos

Novo Terminal de Aviação Geral é inaugurado em Guarulhos

Com o novo Terminal e com o International Brazil Air Show, setor aeronáutico inicia o ano com destaques para a expansão do segmento e economia do País

Nesta segunda-feira (21 de janeiro de 2019), em Guarullhos/SP, foi inaugurado o Terminal de Aviação Geral em Guarulhos, denominado General Aviation Terminal Guarulhos Airport ou GATGRU. O lançamento do International Brazil Air Show 2019 também foi anunciado no mesmo evento. Com a inauguração do GATGRU, o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) passa a oferecer uma infraestrutura diferenciada para receber passageiros de aeronaves e jatos de diversos portes, seguindo a tendência dos maiores aeroportos mundiais. Durante o evento, realizado no GATGRU, foi anunciado, ainda, o lançamento do Projeto Universidade do Ar – UniAr, uma iniciativa da CFLY.

A iniciativa, promovida pela CFLY, Sator e GRU Airport, reuniu autoridades, representantes de entidades e empresas e contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (por meio da exibição de um vídeo); do novo secretário de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, que abordou as novas diretrizes do governo para o segmento; do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ricardo Bezerra; do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro Domingues; e do prefeito de Guarulhos, Guti. Participaram, ainda, do evento: o presidente do GRU Airport, Gustavo Figueiredo; o presidente da Invepar, Erik da Costa Bryer; o reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa; o diretor executivo da Embry Riddle, Fabio Campos; a gerente de inteligência de mercado da YEB, Jessica Santos; o sócio da CFLY Aviation, Francisco Lyra; a diretora executiva da Sator e idealizadora do IBAS – International Brazil Air Show, Paula Faria, entre outros participantes.

Inauguração GATGRU
Com capacidade de pátio para até 39 jatos executivos distribuídos em uma área com mais de 6.000m2, o GATGRU tem capacidade para 200 passageiros por hora, que contarão com serviços diferenciados. O GAT visa o processamento de passageiros da Aviação Geral.

Segundo Francisco Lyra, sócio diretor da CFLY, a Aviação Geral é um complemento da Aviação Regular no país, pois consegue capilarizar o serviço de transporte aéreo a mais de 623 destinos contra os 153 atendidos pela Aviação Regular, sendo um fator contribuinte para o desenvolvimento econômico e atendimento das necessidades do transporte aéreo de um país continental como o Brasil. Neste contexto, o GATGRU contribui com a elevação do nível dos serviços prestados a passageiros e tripulantes, sendo o primeiro terminal do país a manter padrões internacionais desses serviços, tornando-se um portal de entrada do Investimento Estrangeiro Direto (IED). O IED, cuja principal característica é a visita do principal tomador de decisões sobre investimentos, é considerado como uma forma de integração de economias mundiais.

Lançamento do IBAS – International Brazil Air Show 2019
O primeiro evento brasileiro com base na indústria aeroespacial internacional e na infraestrutura aeroportuária será realizado nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2019, no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo –, e reunirá líderes do segmento aéreo mundial para debater sobre o desenvolvimento do setor na América Latina. O evento, realizado pela Sator e com co-realização do GRU Airport, conta com apoios institucionais da Força Aérea Brasileira (FAB), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Com contribuição fundamental para a economia, o setor de transporte aéreo é responsável por 1,4% do PIB Brasileiro, ou seja, R$25,1 bilhões, de acordo com os dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). “O Brasil representa, sozinho, 5% do mercado mundial de aviação executiva, sendo que a América Latina representa 7% no geral. Já o total de empregos no Brasil, em 2014, é estimado em 1,6 milhões, somados os empregos diretos, indiretos e induzidos pela aviação e setores correlatos, como aeroportos, serviços de terra e aeroespaciais, além do turismo. Nesse sentido, iniciativas como o IBAS, GATGRU e UniA fortalecem ainda mais esse setor considerado primordial para o desenvolvimento e expansão econômica do Brasil”, ressalta Paula Faria, diretora executiva da Sator e idealizadora do IBAS.

Lançamento Oficial do Projeto Universidade do Ar – UniAr e 1º Anuário de Recursos Humanos para Aviação
Parceria entre Embry-Riddle Aeronautical University, CFLY Educacional e Universidade Brasil, o lançamento do Projeto Universidade do Ar – UniAr, também ocorreu durante o evento. Além disso, foi divulgado o 1º Anuário de Recursos Humanos para Aviação Civil, publicação do Instituto Brasileiro de Aviação, que aborda os desafios da formação e capacitação para o crescimento do setor.

Serviço
Inauguração do Terminal de Aviação Geral em Guarulhos – GATGRU e lançamento do IBAS – International Brazil Air Show 2019
Data: 21 de janeiro de 2019
Promoção e organização: Sator, CFLY e GRU Airport
Mais informações IBAS – International Brazil Air Show 2019: www.ibas.aero
Mais informações Projeto Universidade do Ar – UniAr: www.institutoaviacao.org
Imagens sobre o evento de lançamento do IBAS – International Brazil Air Show 2019 e inauguração do GATGRU podem ser acessadas em: bit.ly/2RZ5wGm

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×