Quarta Feira, 29 de janeiro de 2020

Home / DESTAQUES  / Belo-horizontino garante único título brasileiro em campeonato de poker nas Bahamas

Belo-horizontino garante único título brasileiro em campeonato de poker nas Bahamas

Reconhecido pela Federação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA) como esporte da mente desde 2010, o poker ganhou novas perspectivas e altas dimensões nos últimos anos e no Brasil já é praticado por mais de oito milhões de brasileiros.

Hoje, um dos maiores nomes do poker praticado no Brasil é o belo-horizontino João Simão. Segundo o ranking do portal PocketFives, especialista em poker online, Simão é o melhor competidor da modalidade no país e está entre os 23 melhores do mundo.

O mineiro tem a tríplice coroa nos feltros online do PokerStars, com títulos importantes no WCOOP (World Championship of Online Poker), TCOOP (Turbo Championship of Online Poker) e SCOOP (Spring Championship of Online Poker).

A melhor fase da careira do profissional foi em 2016, quando ele atingiu o posto melhor competidor online do mundo — feito que pouquíssimos brasileiros já alcançaram.

Simão não é competente somente no âmbito online, pois ele também é muito competitivo nos eventos ao vivo. De acordo com o ranking da Global Poker Index (GPI), ele é o único brasileiro entre os 100 melhores do mundo — ocupa a 50ª posição — e é o melhor latino-americano. Ou seja, ele liderou o ranking nacional de 2018 no poker online e ao vivo.

Sucesso em grandes competições do Brasil e do mundo

Grandes resultados no maior circuito de poker da América Latina, o BSOP (Brazilian Series of Poker), impulsionaram o ranking do belo-horizontino nos torneios ao vivo. Fundado em 2006, o BSOP é a nata do poker brasileiro e percorre todo o Brasil há mais de uma década com etapas em cidades de alto apelo turístico.

Em dezembro do ano passado, no concorrido BSOP Millions (etapa que encerrou o calendário de 2018), Simão venceu um torneio de de Pot Limit Omaha e fechou o ano com chave de ouro na etapa ao vivo.

“É muito legal, eu consegui vários resultados importantes ao vivo nos últimos tempos, mas fazia algum tempo que eu não cravava. Sensação de ficar em primeiro é muito gostosa, uma emoção muito boa”, destacou o campeão.

O mineiro começou 2019 com o pé direito. Na segunda semana de janeiro, Simão foi o único brasileiro a vencer um torneio no PokerStars Caribbean Adventure (PCA). Disputado nas Bahamas, o PCA é um dos eventos ao vivo mais importantes do mundo.

No país caribenho, ele foi campeão de um torneio disputado na modalidade Pot Limit Omaha e desbancou 65 competidores para voltar com o título para Minas Gerais. Já no evento principal do PCA, Simão foi o melhor brasileiro e terminou a disputa entre os 20 primeiros colocados, na 16ª posição. Outro brasileiro que se destacou no evento foi André Akkari, ídolo e mentor de Simão.

Terminar entre os 20 primeiros de um evento tão grande como o PCA é algo impressionante. Na ocasião, mais de 600 competidores participaram da fase final.

Planos para o futuro

O poker disputado em alto nível, como acontece em qualquer esporte de elevada performance, gera um certo acúmulo de cansaço depois de um determinado tempo. Por conta de uma rotina profissional que já dura quase uma década, Simão havia tomado a decisão de dar uma pausa na carreira em 2019, porém, por conta de compromissos profissionais, ele voltou atrás e resolveu que irá disputar somente eventos de grande porte na atual temporada.

“No online, irei competir apenas nos finais de semana e nas grandes séries. Ao vivo, só vou competir quando for possível levar minha amada família, de preferência em eventos na praia”, brincou o competidor em recente entrevista.

“Mas não esperam moleza. Nunca vou parar de competir para ganhar. Sempre que eu entrar para competir, será para dar o meu melhor”, ressalta Simão.

Antes do surgimento do craque Simão no cenário nacional e internacional, Minas Gerais não era uma grande potência do poker brasileiro e fica claro que o belo-horizontino e ex-número um do mundo segue com participação importante no crescimento desse esporte da mente no Estado.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×