Quinta Feira, 21 de março de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Bedsonline fala a respeito dos Carnavais Brasileiros

Bedsonline fala a respeito dos Carnavais Brasileiros

Juliana Luengo, Brazil Country Manager, Bedsonline comenta:

  1. Há somente um tipo de carnaval ou há vários tipos? Quais são eles?

Carnaval é um feriado nacional no Brasil – Esse ano será de 1º de Março (sexta-feira) até 5 de Março (terça-feira).

Praticamente todas as cidades do país realizam suas próprias festas de carnaval e seus desfiles, então realmente acontece por todo território brasileiro, durante todos os dias entre 1 a 5 de Março de 2019. Porém, o maior carnaval de todos – com base no número total de pessoas que comparecem todos os anos – é o do Rio de Janeiro.

  1. Quais são as datas mais reservadas para o carnaval brasileiro?

Para este ano, nossos relatórios mostraram que os maiores números de reservas foram entre 28 de Fevereiro (quinta-feira) até 6 de Março (quarta-feira).

  1. Quantas pessoas comparecem ao carnaval brasileiro e o quanto isso é importante para o turismo local?        

Milhares! Como cada cidade hospeda suas próprias festividades e desfiles, é praticamente impossível ter um número exato, mas as ruas e clubes ficam repletos de gente.

Locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais atraem pessoas de todo o país, e também do mundo, para suas festividades de carnaval. Ano passado, o carnaval do Rio de Janeiro atraiu aproximadamente 6,5 milhões de pessoas – e isso é um excelente momento para a economia local.       

4.       Quais são os principais destinos para o carnaval brasileiro? Ele é mais frequentado por pessoas locais ou também é frequentado por turistas Internacionais?

São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Recife e Minas Gerais possuem tanto os carnavais clássicos – aqueles famosos desfiles que vemos na TV – quanto os carnavais de rua, que são festas feitas nas ruas das cidades.

Turistas de todo o mundo participam destes eventos. É comum encontrar com pessoas vindas da Argentina, Paraguai, México e tantos outros lugares. Inclusive, muitos brasileiros viajam para outras cidades do Brasil, a fim de terem uma experiência carnavalesca diferenciada. Por exemplo, pessoas de São Paulo costumam ir para Minas Gerais para aproveitar o carnaval mineiro, pessoas do Rio de Janeiro vão para a Bahia, e assim por diante.

  1. Por que e como os agentes de viagens podem promover o carnaval como sendo uma experiência de feriado? Quais estratégias são cruciais? Com quanto de antecedência eles devem começar?

O carnaval é uma das datas mais aguardadas para os agentes de viagens brasileiros, já que é a segunda data mais reservada pelos turistas, perdendo apenas para o período do Ano Novo – basicamente é uma data que se vende sozinha!

Normalmente, as agências de viagens iniciam as divulgações dos pacotes de carnaval em Dezembro, e mantém até a semana do carnaval – principalmente porque muitas pessoas decidem viajar de última hora.

Frequentemente as pessoas estão à procura das tarifas mais baratas. Durante este feriado, os foliões não estão à procura de conforto ou luxo. É importante que os agentes de viagens tenham à disposição tarifas baratas, pois são elas que os turistas mais buscam.

O planejamento é crucial durante este período. Os turistas precisam comprar entradas ou ingressos para os desfiles, e isso deve ser feito com antecedência.

  1. Quais tipos de acomodações os turistas devem considerar para que possam aproveitar ao máximo o período de carnaval? Seria mais adequado um hotel simples, próximo às festas, ou eles deveriam optar por opções mais distantes e com melhores instalações?

Um bom chuveiro, uma cama decente, tarifas competitivas e com café da manhã são as melhores escolhas.

Ter uma localização próxima as festas/desfiles também é importante, já que muitas pessoas utilizam Uber quando estão distantes dos desfiles e quando estão nos arredores, normalmente vão a pé mesmo.

  1. Quais são os hotéis mais famosos no quais as celebridades se hospedam?                                         

Normalmente os turistas conseguem encontrar as celebridades nos hotéis mais caros. Durante os desfiles em cidades como São Paulo, Rio e Salvador, há locais especiais onde as pessoas podem conhece-las. Um hotel muito famoso que é frequentado por celebridades é o Belmond Copacabana Palace, no Rio. Outros hotéis onde também é possível encontrar celebridades é o Holiday Inn Anhembi em São Paulo, devido a sua proximidade ao Sambódromo, e o Fasano Hotel no Rio.

  1. Quais são os melhores carnavais do Brasil? Onde os turistas normalmente compram as entradas para os desfiles – e os agentes de viagens também conseguem vender este tipo de produto (em caso positivo, quais são as comissões)? Com quanto tempo de antecedência eles compram essas entradas?                                                            

Isso depende do que o turista está procurando. Como mencionado antes, locais como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia são muito conhecidos por possuírem tanto o carnaval “clássico” com os desfiles, e também os carnavais de rua. Destinos como Minas Gerais são super conhecidos por terem somente os carnavais de rua, e muitas pessoas buscam especificamente isso.

Normalmente os turistas compram as hospedagens e voos na internet, especialmente porque acreditam que esses sites possuem as tarifas mais baratas. Caso um agente de viagens deseje aumentar suas vendas durante o período de carnaval, é crucial que divulgue suas melhores tarifas.

A cada ano, as entradas são vendidas por diferentes sites, mas geralmente elas podem ser compradas em sites como “Tickets For Fun”. Para este ano, as entradas podem ser compradas no TFF e também em outro site chamado Total Acesso.

Ir para o carnaval no Rio é bem parecido com ir a um grande show – existem diferentes categorias de assentos para escolher – quanto mais distante do desfile, mais barato é. Para este ano, as entradas variam de BRL 95 até BRL 500 (em torno de USD 25 a USD 125 dólares).

Os agentes de viagens devem buscar provedores que possuam allotment com os hotéis, dessa maneira eles conseguem melhores tarifas e disponibilidades – as comissões variam de 10% até 15%.

Como dito antes, as pessoas costumam fazer as reservas por volta de Dezembro, mas muitas pessoas também reservam de última hora.

  1. Tantas pessoas e tantas atividades diferentes, mas como os turistas fazem para jantar fora – durante o período de carnaval as reservas de jantares são recomendadas, e em caso positivo, onde e em quais horários (e como os agentes de viagens conseguem vender isso)? Existem pratos festivos para experimentar?

As festividades normalmente começam por volta do meio-dia e podem durar até depois da meia-noite, então as pessoas comem em lugares próximos aos eventos – fast food costuma ser a escolha

para esses tipos de eventos. Durante o carnaval, os turistas geralmente não saem para jantar fora em restaurantes luxuosos.

É importante que o agente de viagens possua tarifas competitivas com café da manhã incluso – essa costuma ser a refeição mais importante para quem vai participar de uma festa de carnaval.

Ao invés de comidas, os turistas costumam procurar por bebidas diferentes e exóticas. Uma bebida obrigatória é a Caipirinha! Se alguém de fora do Brasil está procurando um drink que reúna tudo o que tem haver com carnaval, esse drink seria a caipirinha.

  1. O carnaval carioca está registrado no Livro dos Recordes como o maior desfile de carnaval do mundo – quais são algumas das principais experiências que os viajantes aguardam ansiosamente quando participam deste aclamado evento mundial?

Assistir a um desfile é uma das experiências mais fantásticas, mas fazer parte do desfile é definitivamente algo que mais pessoas deveriam fazer. Algumas escolas de samba limitam o número total de turistas que podem participar, pois apesar de ser uma grande atração, ainda é uma competição entre as escolas de samba, então os participantes devem estar preparados para cantar e dançar.

Os viajantes, em sua maioria, estão ansiosos para se divertir com seus amigos e dançar ao som de samba.

  1. Quando turistas estrangeiros participam dos carnavais, eles geralmente viajam sozinhos, em família, ou com amigos? Como um agente de viagens deve canalizar esse tipo de oferta, de acordo com cada segmento?

Geralmente eles viajam com amigos. Carnaval não é o melhor lugar para ir com crianças ou pessoas mais velhas.

É muito importante entender o que o turista internacional está procurando – durante essas datas a maioria das cidades estão lotadas de pessoas e festas que podem durar a noite toda.

12.   Durante o carnaval, é comum que os turistas façam reservas de hotel e de aéreos de última hora? Com quanto de antecedência as pessoas normalmente fazem essas reservas?

A maior parte das pessoas reservam suas viagens cerca de 30 dias antes – no entanto, quanto mais tempo a pessoa espera para fechar a viagem, menor a probabilidade de encontrarem voos, já que nesse período há pouca oferta para voos de última hora.

  1. As pessoas costumam levar crianças para esse tipo de festa?

Turistas internacionais normalmente não levam crianças, mas os brasileiros de todas as idades celebram o carnaval.

Existem festas exclusivas para crianças, e cada escola de samba possui um setor destinado somente a elas.

  1. O que são as Escolas de Samba e como elas são relevantes para os desfiles de carnaval? Como os turistas compram entradas para vê-las e como os agentes de viagens podem ajudar nisso?                          

Escolas de Samba são aquelas que vemos nos desfiles de carnaval, os carros alegóricos imensos com pessoas dançando em cima e em volta deles – esse tipo de desfile é o que nos referimos como “carnaval clássico” – Rio de Janeiro e São Paulo são os melhores locais para ir aproveitar esse tipo de desfile. Normalmente as pessoas compram as entradas para esses desfiles online, em sites como Tickets for Fun.

Existem grandes diferenças entre o carnaval clássico e o carnaval de rua. Para iniciantes, os ambientes são totalmente diferentes, e o preço também reflete isso. Os turistas não têm que

comprar entradas para os carnavais de rua, bastando simplesmente aparecer no local do evento. Os turistas costumam trazer suas próprias bebidas, então isso os ajuda a economizar dinheiro. Já no carnaval clássico, as tarifas são bem mais caras. Vamos pegar como exemplo a tarifa mais barata do carnaval clássico (BRL 95 USD 25): este mesmo valor é o que normalmente se gasta em 2 ou 3 dias de carnaval de rua.

  1. Os turistas Internacionais precisam de Visto? Quanto tempo demora para emitir um Visto para o Brasil? O que, especificamente, um agente de viagens pode fazer para oferecer suporte nisso – e como os hotéis locais também podem ajudar?              

Pessoas do MERCOSUL não precisam de Visto – e o Brasil também tem acordo comercial com aproximadamente 90 países para os quais o Visto não é exigido – o mais aconselhável é checar isso antes de fechar a reserva, para que tenha tempo suficiente de tomar todas as precauções e assim, emitir o Visto. O processo normalmente demora 60 dias.

  1. Os turistas devem considerar adquirir seguro viagem? Eles precisam de alguma vacina especifica para o Brasil?

Para um país tropical como o Brasil, é uma boa ideia se vacinar – especialmente durante o carnaval, que acontece durante o ápice do verão – e o seguro viagem é altamente recomendável, já que segurança nunca é demais.

  1.   No Brasil, é verdade que os taxis normalmente não aceitam cartão de crédito? É aconselhável manter alguma qunatia de dinheiro à mão enquanto se viaja pelo Brasil? As tarifas de taxi costumam variar ao longo do dia?                   

Sim, a maioria dos taxis daqui aceitam somente dinheiro. Em cidades como São Paulo e Rio, os turistas ainda conseguem encontrar taxistas que aceitem cartões de crédito. Já em cidades menores, no entanto, pode ser mais difícil, sendo por isso o motivo que muitas pessoas preferem usar o serviço da Uber. Geralmente é uma boa ideia ter dinheiro à mão para comprar coisas como água, drinks…as tarifas tanto para taxi quanto para Uber realmente aumentam durante o carnaval e ao longo do dia.

  1.   Quais outros fatores importantes que os viajantes internacionais devem considerar ao reservar sua estadia durante os carnavais no Brasil?

É importante que os turistas identifiquem quais são suas expectativas ao virem ao Brasil neste período. Seja a procura de festas animadas ou praias paradisíacas – Brasil tem ambas opções para oferecer. Por exemplo, a região sul do país normalmente é um ótimo lugar para relaxar com a família durante essas datas, já que as pessoas que moram no Sul costumam viajar para o Rio ou para a Bahia durante o carnaval, e como resultado, as cidades do sul costumam ficar mais vazias e tranquilas.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×