Segunda Feira, 20 de maio de 2019

Home / EDITORIAS  / Nacional  / McDonald’s: uma empresa feminina e plural

McDonald’s: uma empresa feminina e plural

Mais de 50% dos funcionários da empresa são mulheres e a diversidade é um valor para a companhia

Apesar de serem a maioria da população economicamente ativa brasileira (52%) e também com formação superior (60%), somente 14% dos cargos executivos no Brasil são ocupados por mulheres.E não é por falta de ambição, como também mostram os estudos a respeito. Características corporativas comuns a algumas empresas dificultam a escalada feminina: tendem a valorizar o modo masculino de gerenciar; as mulheres preferem um estilo de vida mais equilibrado; e líderes do sexo masculino tendem a promover profissionais que tenham um estilo parecido com o deles.

Na contramão desta realidade, a Arcos Dourados, empresa que administra a marca McDonald’s no Brasil, orgulha-se de ser uma empresa “feminina”, com mais de 50% do seu quadro de funcionários dos restaurantes em todo o Brasil formado por mulheres. E mais, nessas unidades, elas respondem por 50,5% dos cargos de gerência de negócio – a posição de maior responsabilidade e que é o topo na hierarquia do restaurante, sendo responsável, entre outras atividades, pelo resultado de um negócio que fatura milhões de reais por ano.

Segundo Marcelo Nóbrega, diretor de Recursos Humanos do McDonald’s Brasil, há vários motivos para se valorizar a presença da mulher no mercado de trabalho, mas ele destaca pelo menos três: é moralmente correto; o ambiente de trabalho se torna mais criativo; e, dá lucro. Isso mesmo! Estudos realizados por consultorias em gestão empresarial e, inclusive, pelo GreatPlacetoWork (GPTW) mostram que empresas com público feminino no seu time de liderança alcançam resultados financeiros até 50% superiores.

Personagens

Gerente de Negócios de um restaurante McDonald’s aos 21 anos

Em dezembro de 2012, com apenas 17 anos e vinda de Itabirinha, cidade pacata do interior de Minas Gerais com menos de 12 mil habitantes no Vale do Rio Doce, próxima a Governador Valadares, Larissa Eduarda Martins Pereira chegava a Belo Horizonte para morar com uma tia e continuar os estudos. No dia 3 de janeiro de 2013, conseguiu seu primeiro emprego no McDonald’s. Entrou como Atendente no restaurante do Big Shopping, em Contagem, na Região Metropolitana. Determinada, acumulou promoções até chegar ao topo do nível hierárquico de um restaurante: o cargo de Gerente de Negócios, apenas três anos e 11 meses após seu ingresso na companhia.

“Estou totalmente focada na construção da minha carreira e da minha vida pessoal neste momento. Estou conseguindo o reconhecimento da empresa e fazendo uma carreira bastante sólida, com várias promoções em espaços relativamente curtos de tempo. Fiquei apenas sete meses como Atendente no Big Shopping e fui promovida a Coordenadora de Treinamento, atuando nesta função nos shoppings Contagem e Itaú Power. Em abril de 2014, logo após começar minha faculdade, já fui promovida a Gerente de Plantão e, em novembro de 2016, a Gerente de Negócios, passando na prova com nota 99,5”, comemora orgulhosa Larissa Martins.

Ela conta que, ao longo deste tempo na empresa, já comprou seu apartamento, depois uma moto para se locomover para a faculdade e atualmente um carro, um HB20, que era o seu sonho de consumo. Além dessas conquistas, ela coleciona também prêmios em sua trajetória profissional. Por exemplo, na competição promovida entre funcionários da empresa, chamada “All Star”, Larissa foi considerada a melhor Treinadora de Cozinha de Minas Gerais e alcançou o terceiro lugar geral do Brasil.

Há seis anos e dois meses na empresa e há dois anos e três meses como Gerente de Negócios do restaurante McDonald’s do Shopping Contagem (CTO), Larissa está cursando o 10º período do curso de Engenharia de Produção e vai se formar este ano. Com apenas 23 anos, poderia se considerar realizada. Mas quer mais: “Assim que terminar o curso de Engenharia vou fazer uma pós-graduação em Gestão de Pessoas, porque meu próximo objetivo é me tornar Consultora de Operações. Continuo solteira, não tenho filhos e continuo focada em minha carreira”, diz com a convicção de quem sabe o que quer.

 Prêmio Internacional

Adriana Marinho Pacheco, 47 anos, é um exemplo de mulher vitoriosa. Entrou no McDonald’s como Atendente em 1990, há 29 anos, passou por todos os cargos e hoje atua como Gerente de Negócios do McDonald’s da Av. Cristiano Machado (ACM), no Bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte. Casada com José Ricardo Pacheco e mãe do Klaucius Ricardo Marinho, Adriana tem um grande carinho pela empresa, que foi também seu primeiro emprego, e sempre esteve focada e dedicada em entregar os melhores resultados. 

Esse empenho e dedicação lhe valeu, em 2005, o prêmio Ray Kroc, o “Oscar” da companhia que leva o nome do seu fundador e reconhece os funcionários que se empenham em manter a excelência nos serviços prestados. Naquele ano, Adriana viajou com sua família para Orlando, na Flórida (EUA), para receber a honraria. 

“A empresa nos desafia e nos ajuda a crescer. Eu era uma moça muito tímida e insegura aos 17 anos quando entrei no McDonald’s. Com o tempo e as oportunidades que me deram fui me adaptando, evoluindo e encontrei o meu caminho. Hoje, como Gerente, além da gestão e da operação em si do negócio, consigo ser também um pouco ‘psicóloga’ e amiga dos meus funcionários. É preciso ter paciência e saber entendê-los, são muito jovens e estão começando como um dia também comecei. Este bom relacionamento com eles é retribuído em forma de respeito e carinho, vários me chamam de mãe e agradecem o que faço por eles”, conta emocionada Adriana Marinho. 

Mulheres no McDonald’s

50,5% são gerente de negócio (o mais alto cargo na hierarquia do restaurante)

56% dos atendentes são mulheres

31,9% ocupam cargos de liderança (em MG, com 43 restaurantes, este percentual sobe para 42,5%)

Idade média das mulheres – 30 anos e cinco meses

Tempo médio de empresa das mulheres em cargos de gerência – 11anos e 2 meses

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×