Quarta Feira, 11 de dezembro de 2019

Home / DESTAQUES  / Patrimônio + Turismo será lançado nesse sábado em Belo Horizonte

Patrimônio + Turismo será lançado nesse sábado em Belo Horizonte

Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural será oficialmente apresentada para o trade turístico durante evento em Minas Gerais

O Ministério do Turismo, em conjunto com os ministérios da Cidadania, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lançam, na manhã deste sábado (13), em Belo Horizonte, o Plano Patrimônio + Turismo.

Trata-se da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural, instituída por decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 11 de abril. A medida está alinhada ao Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que definiu como uma de suas estratégias “promover a valorização do patrimônio cultural e natural para visitação turística”.

“Esta entrega do governo brasileiro à sua população representa um marco na valorização e preservação de nossos patrimônios naturais e culturais. Somos o oitavo país em atrativos culturais do mundo e precisamos saber aproveitar melhor nossos potenciais para atrair cada vez mais visitantes estrangeiros e também estimular mais brasileiros a conhecerem as belezas de nosso país”, defende o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Segundo o presidente da Embratur, Leônidas Oliveira as ações de incentivo e desburocratização propostas no Patrimônio + Turismo, como linhas de crédito para melhoria e manutenção de empreendimentos e implementação de sinalização turística, aumentam a competitividade dos produtos turísticos brasileiros.  

“Os espaços têm potencial turístico relevante, já reconhecido mundialmente. O aprimoramento da gestão turística dos sítios, aliado a promoção e a melhor estruturação destes destinos irão potencializar o fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros e movimentar a economia das cidades envolvidas”, destaca.

O Patrimônio + Turismo tem como objetivo desenvolver, ordenar e promover os segmentos turísticos relacionados ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural do Brasil. Neste sentido são considerados patrimônios mundiais os Sítios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio do Comitê do Patrimônio Mundial.

O Brasil possui, ao todo, 21 patrimônios reconhecidos. Fazem parte da lista a Cidade Histórica de Ouro Preto (MG), o Plano Piloto de Brasília (DF), o Conjunto Moderno da Pampulha (MG), a Costa do Descobrimento (BA e ES), o Complexo da Áreas protegidas da Amazônia Central, entre outros.

EVENTO

Simultaneamente ao lançamento do Patrimônio + Turismo será realizado, neste sábado, a entrega da obra de restauração do Galpão da Casa do Conde. O Ministério da Cidadania, por meio do Iphan, restaurou o espaço utilizando recursos do PAC Cidades Históricas. O galpão integrava o complexo da Estrada de Ferro Central do Brasil agora dá lugar a um novo centro cultural para a cidade de Belo Horizonte. No período da tarde, estão previstas visitas a obras nas cidades de Mariana e Ouro Preto, como as obras da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias e a obra do Museu Boulieu – Caminhos da Fé.

SERVIÇO

13 de abril de 2019

Belo Horizonte/MG

Data: 13 de abril de 2019

09hs – Entrega da obra do Galpão da Casa do Conde.

Local: Sede do IPHAN-MG Rua Januária, Centro – Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ouro Preto/MG

12hs – Visita à obra da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias;

13hs – Visita à obra do Museu Boulieu – Caminhos da Fé.

Mariana/MG

15hs – Visita à obra de Restauro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos;

16hs – Visita à obra de Restauro da Catedral da Sé de N. Sra. da Assunção;

17hs – Visita à obra de Restauro da Igreja de São Francisco de Assis e Casa do Conde de Assumar;

18hs – Anúncio, na Praça Minas Gerais, do início das obras da Igreja de São Francisco de Assis e também a Casa do Conde de Assumar.

Foto: Pedro Vilela/Ministério do Turismo

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×