Domingo, 17 de novembro de 2019

Home / EDITORIAS  / Nacional  / Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba

Equipamento colocou o Estado da Paraíba e sua capital, a Cidade de João Pessoa, no roteiro de eventos de médio e grande portes, nacionais de internacionais. Inauguração e funcionamento geraram impactos positivos na ocupação dos hotéis, setor de alimentação e passeios turísticos.

João Zuccaratto*

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: superlativos

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, localizado ao Sul da Cidade de João Pessoa, a capital do Estado da Paraíba, impressiona aqueles conhecendo-o pela primeira vez. E não é para menos. A estrutura coleciona superlativos, todos eles, na minha opinião, merecidos.

Um dos mais modernos do Brasil — sem sobra de dúvidas! Um dos mais sofisticados da América Latina — acredito. Capacidade para realizar 20 eventos simultâneos, comportando até 20 mil pessoas. Estacionamento para dois mil veículos — com parte especial para acomodar 22 ônibus.

O conjunto, de quase 50 mil metros quadrados de área construída, foi capacitado para atender a todo tipo de ação relacionada a Turismo de Eventos e Turismo de Negócios. E, também, aquelas voltados a Turismo Cultural e Turismo de Lazer, como concertos, espetáculos, shows, teatro…

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
O Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, de quase 50 mil metros quadrados de área construída, atende todo tipo de ação relacionada a Turismo de Eventos e Turismo de Negócios. E, também de Turismo Cultural e Turismo de Lazer, como concertos, espetáculos, shows, teatro…

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: sustentabilidade

A estrutura de quatro prédios principais — Pavilhão de Congressos e Convenções, Pavilhão de Exposições e Feiras, Teatro A Pedra do Reino e Torre do Mirante — está integrada a ampla área na qual a principal preocupação está relacionada com modernos conceitos de sustentabilidade.

Todas as etapas iniciais dos trabalhos — ocupação do terreno, movimentação de solo, obras de construção civil, serviços de acabamento etc. — e aquelas referentes à manutenção do complexo — jardinagem, limpeza, pintura, reparos etc. — seguem um estrito Plano de Controle Ambiental.

O entorno, ao longo do perímetro do empreendimento, abriga corredor ecológico com 100 metros de largura, no qual a vegetação original foi preservada. Suas edificações são dotadas de sistemas para captação, armazenamento e aproveitamento das águas das chuvas.

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Toda a estrutura dos quatro prédios principais Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima — Pavilhão de Congressos e Convenções, Pavilhão de Exposições e Feiras, Teatro A Pedra do Reino e Torre do Mirante — está integrada aos mais modernos conceitos de sustentabilidade

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: luminosidade

O Pavilhão de Exposições e Feiras teve sua maior longitude assentada no sentido Leste-Oeste. Isso reduz a incidência do calor do Sol nas fachadas de maior extensão e facilita o trabalho de refrigeração do ambiente interno, usando ventilação natural, sem consumo de energia elétrica.

A circulação do ar é facilitada por soluções arquitetônicas: espaços entre o topo da alvenaria de fechamento e cobertura e vãos, com meio metro de altura, ao longo das paredes, protegidos por venezianas para evitar os inconvenientes gerados por tempestades ou ventanias, por exemplo.

O aproveitamento da luz solar — abundante na Região Nordeste do Brasil, mesmo durante o inverno deles — na verdade, a estação das chuvas, cobrindo os meses de fevereiro a agosto —, para contribuir com a luminosidade interna do pavilhão se dá a partir de janelões envidraçados.

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
O Pavilhão de Exposições e Feiras do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima está orientado no sentido Leste-Oeste. Isso reduz incidência do calor do Sol nas fachadas de maior extensão e facilita o trabalho de refrigeração do ambiente interno, usando a ventilação natural

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: inovações

Outros dois edifícios do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima não puderam ter seu posicionamento Leste-Oeste: o Pavilhão de Congressos e Convenções e o Teatro A Pedra do Reino. Mas isso não impediu a busca de soluções visando redução no consumo de eletricidade.

O Pavilhão de Congresso e Convenções tem sua frente voltada para o Sol da manhã nascendo em curva, a partir do espelho d’água de lago artificial com 60 centímetros de profundidade. A outra isola o interior do impacto do Sol da tarde com paredão tipo fortificação, ornada por 15 colunas.

Detalhe: paredes inclinadas alguns graus para dentro, solução para evitar propagação e reverberação de ruídos e sons, melhorando a acústica. Isso oferece mais conforto às pessoas em seu interior, principalmente quando há grandes grupos de participantes em eventos.

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Detalhe interessante das edificações do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima são paredes inclinadas alguns graus para dentro, solução capaz de evitar a propagação e reverberação de ruídos e sons, melhorando a acústica. Isso oferece mais conforto às pessoas em seu interior

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: integração

Percebidos em conjunto, os edifícios integram-se bem ao relevo local, uma extensão de terras planas a perder de vista — como pode ser apreciado a partir do alto da Torre do Mirante. Isso se dá a partir da composição equilibrada entre seus elementos curvos e suas partes retilíneas.

Outro conceito de modernidade do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: acessibilidade. Pessoas com necessidades especiais podem circular com autonomia pelo espaço externo e, também, pelos pavimentos e ambientes das quatro edificações.

Elas têm vagas sinalizadas, rampas apropriadas, elevadores adequados, poltronas diferenciadas, sanitários equipados… Havendo necessidade, uma bateria com razoável quantidade de cadeiras de rodas está à disposição para atender visitantes, principalmente os de Melhor Idade.

Localizado no Polo Turístico Cabo Branco, às margens da rodovia estadual PB-008, asfaltada e sinalizada, tem acesso facilitado para todos os pontos da Cidade de João Pessoa. É servido por linha regular de transporte coletivo urbano com horários definidos. Possui, ainda, um heliponto.

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Localizado no Polo Turístico Cabo Branco, às margens da rodovia estadual PB-008, asfaltada e sinalizada, o Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima tem acesso facilitado para todos os pontos da Cidade de João Pessoa. E é servido por linha regular de transporte coletivo urbano

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: congressos

O Pavilhão de Congressos e Convenções tem concepção arquitetônica arrojada. Ele é seguro por conjunto de 15 vigas proeminentes, espaçadas umas das outras de 12 em 12 metros. Nascem na parte da frente, dentro de lago artificial, e projetam-se até 15 pilares verticais, nos fundos.

Estrutura metálica suporta o telhado em declive — com isolamento acústico na parte interna, amortecendo ruído gerado por chuvas fortes nas telhas. Possui dois acessos: um, o principal, pela área de recepção da Torre do Mirante; o secundário, a partir do estacionamento.

Espaço de um pavimento oferece pé-direito de até sete metros de altura. Na parte com três pisos encontram-se escritórios administrativos, sala de apoio, três conjuntos de sanitários públicos e salas de uso múltiplo —divisórias móveis podem segmenta-las, de acordo com as necessidades.

A concepção personalizável permitir usar os espaços conforme as conveniências de cada evento, oferecendo gama bem variada de arranjos, para receber com conforto até nove mil visitantes. O auditório tem capacidade para até 2.340 pessoas. Há, ainda, área especial para carga e descarga.

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
O Pavilhão de Congressos e Convenções do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima tem concepção arquitetônica arrojada. Ele é seguro por um conjunto de 15 vigas proeminentes, espaçadas umas das outras de 12 em 12 metros, nascendo na parte da frente, dentro de um lago

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: feiras

O Pavilhão de Exposições e Feiras, 19 mil metros quadrados de espaço construído, é todo coberto. Desse total, disponibiliza 15 mil de área livre para montagem de estandes. Em função do número de expositores, pode receber até 20 mil pessoas, com conforto e segurança.

Acomoda até quatro eventos independentes no espaço interno. Há quatro pontos para venda de ingressos ou credenciamento de visitantes. Comporta lanchonete com 32 mesas em área coberta e 40 ao ar livre, e três, menores, na área interna. Dispõe de quatro conjuntos de sanitários.

Acesso exclusivo para funcionários e profissionais de apoio; vestiário feminino e vestiário masculino; área técnica no subsolo permite fornecer água, energia, esgotos e cabeamento estruturado aos estandes; e oito Saídas de Emergência são mais algumas das facilidades.

A cobertura do Pavilhão de Exposições e Feiras foi concebida em estrutura metálica solta, em curvas. Assim como no Pavilhão de Congressos e Convenções, o telhado passou por tratamento acústico e térmico, não repassando ao espaço interno barulho de chuva e calor gerado pelo Sol.

Além disso, no subsolo existe uma área técnica, projetada com a tecnologia mais moderna, com um sistema de exaustão mecânica, em que todas as instalações poderão ser feitas e distribuídas de forma a fornecer aos estandes pontos de água, esgoto, eletricidade e cabeamento estruturado.

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
O Pavilhão de Exposições e Feiras do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima tem 19 mil metros quadrados de espaço construído e totalmente coberto. Desse total, disponibiliza 15 mil livres, para montagem de estandes. Pode receber até 20 mil pessoas, com conforto e segurança

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: teatro

O Teatro A Pedra do Reino, maior do Nordeste e segundo do País em tamanho — e considerado dos mais modernos da Nação —, é dotado de acústica, estrutura e equipamentos adequados para receber apresentações teatrais, exibições musicais, shows variados e diversas outras atividades.

Seus ambientes, em formas curvas, distribuídos por seis níveis, compõem-se de hall de entrada, foyer, plateia e palco. São cerca de 12 mil metros quadrados de área construída. Desse total, o Fosso da Orquestra ocupa 440, com acabamento preparado para facilitar a propagação do som.

Mais: entrada para cenários e artistas; sala de estar; camarins individuais; camarins coletivos; coxias; palco; proscênio — entre plateia e palco; sala de projeção; sala de tradução simultânea; sala de serviços; e, urdimento — espaço acima do ângulo de visão do espectador.

Iluminação cênica, sonorização de última geração e tratamento acústico promovem conforto na audição e visão dos espetáculos para todos os 2.924 lugares existentes: 2.820 poltronas comuns; 18, obesos; 36, portadores de mobilidade reduzida; e, 50, posições exclusivas para cadeirantes.

O nome Teatro A Pedra do Reino faz homenagem ao dramaturgo, ensaísta, poeta, professor e romancista Ariano Vila Suassuna, nascido na Cidade de João Pessoa, autor de obra homônima. Em suas obras, por toda a vida, foi proeminente defensor da Cultura do Nordeste Brasileiro.

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
O Teatro A Pedra do Reino, do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, maior do Nordeste e segundo do País em tamanho — e considerado dos mais modernos da Nação —, é dotado de acústica, estrutura e equipamentos adequados para receber todo tipo de apresentação

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: mirante

A Torre do Mirante, estrutura em concreto armado, no formato de pirâmide invertida, tem 55 metros de altura, o equivalente a um prédio de 17 andares. Junto à parte frontal do primeiro piso, local previsto para abrigar restaurante de culinária típica, foi instalado um Relógio de Sol.

Em seu topo, em ambiente fechado por vidros, como medida de segurança, permite visualização de 360 graus em todas as direções, notadamente da orla de praias da Cidade de João Pessoa e da Cidade de Cabedelo. O acesso àquele local dá por meio de dois modernos elevadores ou escadas.

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
A Torre do Mirante do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, projetada como uma pirâmide invertida, tem 55 metros de altura, equivalente a prédio de 17 andares. Junto à frente do primeiro piso, local previsto para restaurante de culinária típica, foi instalado um Relógio de Sol

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: opiniões

Conheci o Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima em meados de outubro do ano passado, ao participar da edição 2018 da JPA Travel Market. Ao chegar, me deu a impressão de recém-construído: edificações com pintura de aparência nova, tudo muito limpo e conservado.

Isso se repetiu em todos os ambientes visitados. Perguntei ao administrador quando havia sido inaugurado. E fiquei surpreso com a resposta: 26 de agosto de 2012. Ou seja: estava completando oito anos. Elogiei o trabalho de conservação feito por eles, pois mantinha ar de zero quilômetro.

Com o belo complexo prestes a completar uma 10 de existência, achei interessante criar retrato antes-e-depois da representatividade do equipamento para o Turismo, tanto da Cidade de João Pessoa quanto do Estado da Paraíba — incluindo o Nordeste Brasileiro e todo o País.

Depurando os depoimentos, a conclusão é única: a importância do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima é indiscutível, atestam personalidades políticas, lideranças empresariais, empreendedores diversos e jornalistas especializados, com as declarações relacionadas a seguir:

• • •

— Turismo de Eventos e Turismo de Negócios, principalmente, ganharam impulso sem igual com a inauguração deste moderno equipamento. Tenham toda certeza: o Estado da Paraíba está, definitivamente, na agenda dos maiores promotores de eventos do Brasil e do exterior.

• • •

— Esse complexo do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima colocou o Estado da Paraíba, e, é claro!, sua capital, a Cidade de João Pessoa, nos roteiros nacionais e internacionais dos acontecimentos, atraindo realizações de médio e grande portes para o Nordeste Brasileiro.

• • •

— Com quase uma década de inaugurado, sediando muitas realizações, está sendo possível perceber mudanças no ritmo da Cidade de João Pessoa e outros locais, próximos ou distantes. Tenham certeza: nos tornarmos grande destino de Turismo de Eventos e Turismo de Negócios.

• • •

— O movimento em Turismo de Eventos e Turismo de Negócios gerado pelas realizações no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima se propaga para as outras modalidades de Turismo, gerando renda, criando trabalho e distribuindo riqueza, num círculo virtuoso.

• • •

— O Estado da Paraíba já era forte em AgroturismoEcoturismoTurismo de Aventura, Turismo Cultural, Turismo de Gastronomia, Turismo de Lazer, Turismo Histórico… Precisávamos crescer em Turismo de Eventos e Turismo de Negócios. Agora, temos a excelente ferramenta para isso.

• • •

— O Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, além de atrair Turistas de Eventos e Turistas de Negócios, legou à Cidade de João Pessoa espaço fundamental à nossa população, pois permite o acesso a apresentações culturais antes impossíveis de serem realizadas aqui.

• • •

— O espaço, bem situado, equipado com o melhor, grandioso, moderno, versátil, gera impacto no desenvolvimento do Turismo, da capital e do Estado. Temos de trabalhar, agora, para fazer o turista atraído para cá por eventos ou negócios ficar pelo menos mais um dia com a gente.

• • •

— As instalações do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima são de Primeiro Mundo. Permitem sediar congressos, exposições, feiras, mostras, seminários de classe internacional. Já aconteceram diversas. Mas ainda é pouco. Estamos trabalhando para captar mais.

• • •

— A JPA Travel Market nasceu um ano após a inauguração. Usar seus espaços para sediar nossa realização contribui demais para o crescimento e internacionalização dela. Temos, agora, a maior feira especializada em Turismo do Nordeste Brasileiro — e das maiores do País.

  • Cláudio Júnior, empreendedor do setor de eventos e diretor da JPA Travel Market

• • •

— O setor de hospedagem ganhou com a operação do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. Cada evento trazido para a Cidade de João Pessoa melhora a ocupação dos nossos hotéis, por turistas considerados os melhores do mercado, viajando em busca de novos negócios.

• • •

— Turista, no Estado da Paraíba, é mesa ocupada em bares e restaurantes. Quanto mais eventos sediarmos aqui, ou nos arredores, mais gente virá para cá. E, importante: já mostramos ter completas condições de oferecer a esses visitantes a qualidade de nossa culinária.

• • •

— Mesmo vindo com agenda cheia, devido à participação em eventos no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, a fama dos nossos passeios leva muitos visitantes a arranjar tempo para acompanhar o pôr do Sol na Praia do Jacaré ou mergulhar em nossas piscinas naturais.

  • Antônio Fernandes de Melo Barbosa, empreendedor do Turismo Receptivo, na Cidade de João Pessoa, com sua Paraíba Travel, sob a marca 100% Lazer

• • •

— Acompanhamos toda a programação de eventos da Região Metropolitana do entorno da nossa capital. Trabalhamos junto aos visitantes chegados de fora, vendendo os nossos passeios, como city tour pelo Centro Histórico da Cidade de João Pessoa, nosso carro-chefe.

  • Antônio Pedro da Silva, empreendedor do Turismo Receptivo na Cidade de João Pessoa, com sua Cabo Branco Receptivo

• • •

— Você, turista, estando na Cidade de João Pessoa, ou em suas proximidades, e sabendo haver programação cultural no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, faça um esforço para comparecer. Se for no Teatro A Pedra do Reino, melhor ainda. É um dos melhores do País.

• • •

— À frente do Vidarretada, temos oportunidade de conhecer centros de convenções pelo Brasil e fora dele. Podemos afirmar, sem medo de errar, deixando de lado bairrismo: o nosso é muito bom. É dos poucos, senão o único, a ter um grande teatro integrado à sua estrutura.

  • José Vieira Neto, diretor Vidarretada Viagens e Aventura, do programa de WEB TV especializado em Turismo

• • •

— Em muitas décadas atuando como jornalista especializado em Turismo, conheci inúmeros espaços voltados a sediar eventos por todo o Brasil e até fora dele. Assim, afirmo, com toda certeza: nosso Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima nada deve a nenhum deles.

• • •

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima: mais imagens

Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba
Belo Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e Turismo no Estado da Paraíba

*Jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×