Domingo, 21 de julho de 2019

Home / EDITORIAS  / Internacional  / Cidade das Arraias atrai turistas para as Ilhas Cayman

Cidade das Arraias atrai turistas para as Ilhas Cayman

Nado com as arrais em seu habitat natural é um dos principais atrativos nas Ilhas Cayman

As Ilhas Cayman são um território britânico localizado no Caribe a apenas uma hora de voo de Miami. O arquipélago é formado por três ilhas: Grand Cayman, Cayman Brac e Little Cayman, interligadas através dos serviços da companhia aérea nacional Cayman Airways.

O destino oferece uma estrutura de turismo de primeiro mundo para aqueles que buscam um lugar paradisíaco para curtir as férias. Nas Ilhas Cayman existem opções de hospedagem em hotéis de bandeiras internacionais nas categorias econômica e luxo, empresas de aluguel de carro, diversos restaurantes e praias de águas cristalinas. 

Em Grand Cayman, a ilha que recebe a maior parte dos visitantes a turismo, não faltam belezas naturais como a de Seven Mile Beach, considerada uma das praias mais belas do mundo. No entanto, é Stingray City que representa um dos passeios mais exclusivos do destino. Conhecida também como a Cidade das Arraias, o local oferece a oportunidade única de nadar com cerca de 20 arraias prego em seu habitat natural formado por um banco de arreia com águas cristalinas e profundidades que variam de 50 centímetros a 4 metros.

“Stingray City em Grand Cayman é uma forma única de interagir de perto com uma espécie animal naturalmente tímida, em um ambiente seguro, que é seu habitat natural. As arraias do sul são criaturas naturalmente noturnas, mas se adaptaram a vida diurna para ter fácil acesso a alimentação. Por muitos anos, pescadores ancoravam nas margens da barreira de corais de North Sound para limpar o que capturavam diariamente. Eles jogavam as sobras no mar e, com o tempo, as raias começaram a aparecer em grandes números para conseguir alimento fácil. Foi assim que Stingray City surgiu”, detalha Monique Jackson, Representante de Marketing, Vendas e Reservas da Red Sail Sports, empresa que opera passeios para Stingray City há cerca de 30 anos.

A atração é uma das favoritas dos visitantes que procuram a ilha para aproveitar as praias mundialmente famosas das Ilhas Cayman. Os visitantes podem selecionar diferentes itinerários e programas através de operadores locais, dependendo do período do dia que desejam se conectar com a flora e a fauna local.

“Temos três passeios, dois dos quais vão até a Stingray City. O tour Early Bird parte às 7h30 e vai até 10h30, fazendo três paradas, que incluem atividade de snorkel nos recifes de corais e em Starfish Point (praia repleta de estrelas do mar)”, explica Paul Deegan, proprietário da operadora Cayman Six Senses. “O Eco Tour acontece diariamente entre 12h e 17h e faz seis paradas, incluindo as florestas Mangrove, para almoço e descanso, snorkel junto aos recifes de corais, visita à Stingray City e um cruzeiro através de um canal privativo, onde observamos as iguanas dormindo nas árvores”.

Interagir com as arraias exige alguns procedimentos e instruções específicas para garantir que a experiência seja divertida e segura com os animais. Jackson explica em maiores detalhes: “Os visitantes são instruídos por nossos guias sobre a maneira correta de interagir com as raias, para garantir que respeitemos seu ambiente e todos aproveitem de maneira segura e divertida. Eles são encorajados a manter seus pés próximos da areia e não fazerem movimentos exagerados. Nossos guias fazem demonstrações aos visitantes de como interagir com segurança com as arraias. Elas nunca devem ser levantadas para fora da água”.

Além disso, Paul adiciona: “Nenhum sapato ou cobertura para os pés é permitido quando você estiver na água e todos os barcos e tripulações devem ficar atentos para não ferir as arraias, uma vez que é proibido por lei levantá-las ou alimentá-las em excesso. Elas são muito valiosas para a economia local, por isso realizamos duas vezes por ano uma verificação médica para nos certificarmos que permaneçam saudáveis e seus números continuem crescendo. Cinco anos atrás tínhamos apenas 60 delas, mas através de um gerenciamento cuidadoso esse número dobrou”.

Além da experiência típica que todos podem aproveitar enquanto estiverem visitando Grand Cayman, há mais opções para se encantar. Stingray City também está disponível para mergulhos e é um dos pontos mais interessantes para apreciar a vida marinha nas Ilhas Cayman. Mesmo que a profundidade seja limitada (cerca de quatro metros), a imersão é uma atividade “obrigatória” para aqueles que praticam mergulho, dos iniciantes aos avançados, mesmo porque as Ilhas Cayman é um dos destinos pioneiros em mergulho recreativo no Caribe.

Há diversos operadores de mergulho que oferecem passeios para Stingray City. Captain Marvins disponibiliza opções, incluindo passeios com duas ou três paradas que partem do Waterfront Centre ou através de veículos que buscam os visitantes em seus hotéis na região de Seven Mile Beach. 7 Seas Cayman oferece um tour que inclui uma parada na famosa barreira de corais local de Grand Cayman Barrier Reef. São aproximadamente dez quilômetros de barreira de corais naturais, que protege o interior de North Sound, essa parada para mergulho é considerada uma das mais deslumbrantes em termos de beleza natural em Grand Cayman.

Além disso, Stingray Sailing é outra opção disponível para os visitantes. Através de seu tour, após uma visita a Stingray City, os viajantes seguirão para mergulhar junto ao recife. Neste local, a profundidade chega a quase três metros, com os corais praticamente alcançando a superfície. Um local excelente para ver diversos tipos de corais e peixes tropicais.


redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×