Sexta Feira, 15 de novembro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Museu dos Brinquedos investe em acessibilidade e no acesso democrático à cultura

Museu dos Brinquedos investe em acessibilidade e no acesso democrático à cultura

Além da inauguração de serviço de audiodescrição, com legendas em braile e atendimento em libras para o acervo fixo, exposição itinerante leva a cultura para bairros fora do eixo centro-sul

Dados do último Censo apontam que, no Brasil, 45,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Este número representa quase 24% da população do país. Considerando este universo e a importância de promover ações de acessibilidade, a fim de democratizar a arte e a cultura, o Museu dos Brinquedos (Afonso Pena, 2564 – Funcionários, Belo Horizonte) lançará, no próximo sábado, 27 de abril, seus novos serviços de legendas em braile, aparelhos de audiodescrição e tradução em libras.

O audioguia trará todo o conteúdo da exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”, atualmente em cartaz, história dos brinquedos e novas legendas em braile. Além disso, haverá atendimento especial com profissional de libras entre 14h e 16h. O trabalho de consultoria em acessibilidade e execução dos audioguias foram realizados pelo grupo SVOA e pelas profissionais Flávia Souza (tradução em libras) e Dinalva Andrade (intérprete em libras). Vale ressaltar que o Museu dos Brinquedos é adaptado para pessoas com necessidades especiais de locomoção.

Para marcar este importante momento e ampliar as discussões sobre acessibilidade, o Museu receberá o Projeto Tina Descolada. Criada pela psicóloga Marta Alencar, a personagem Tina é uma cadeirante que adora arte, esportes e se preocupa – e muito – em estimular a inclusão social e a aproximação de pessoas com deficiência.

No sábado, ela estará ao lado do jornalista e contador de histórias Ricardo Flávio Albino, também cadeirante. Juntos, eles conduzirão uma oficina e uma roda de conversa. As atividades favorecerão a interação e a experimentação do público, a partir da utilização de recursos como cadeira de rodas, andador e muletas, desenvolvendo assim a empatia e a reflexão sobre a inclusão. O encontro tem início às 14h.

DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA

Além de promover a acessibilidade, o Museu dos Brinquedos aposta na democratização da cultura. Por isso, desenvolve o projeto Exposição Itinerante Museu dos Brinquedos 2019 e o Programa Educativo e Cultural do Museu, ambos com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa leva parte do acervo do museu para diferentes espaços culturais da cidade, ampliando assim o acesso do público à cultura e à educação.

Atualmente, o projeto toma conta da Usina de Cultura – Centro Cultural Nordeste (Rua Dom Cabral, 765, Ipiranga – Belo Horizonte). Lá estão em exposição mais de 150 brinquedos de diferentes épocas e culturas, que contam a história da sociedade, valorizando a importância do brincar e ressignificando o consumo de brinquedos. Também são realizadas oficinas de construção de brinquedos e atrações culturais, com a montagem de um espaço especial para brincadeiras. A mostra vai até 4 de maio e tem entrada gratuita (em caso de visitas em grupo, o agendamento deve ser feito pelo telefone (31) 3246-0334).

ESPAÇO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL AOS SÁBADOS

Aos sábados, diferentes atrações culturais incrementam a programação da Usina de Cultura. No dia 27 de abril, a artista Ana Cristina apresenta o espetáculo “Canções e Fofuras”. No repertório estão canções que contam histórias e parlendas populares que resgatam memórias, como Estrela-do-Mar (um pequenino grão de areia), de Marino Pinto e Paulo Soledad, de 1951, entre outras.

Além das atrações culturais, a Usina de Cultura recebe oficinas de construção de brinquedos tradicionais e o Espaço de Brincadeiras.  As oficinas são realizadas utilizando materiais reciclados e simples, dando ao público a oportunidade de exercitar a imaginação e criatividade, desenvolver habilidades e se expressar artisticamente. Já no espaço das brincadeiras, a ordem é se deixar levar pelas jogos antigos.

“Os visitantes são convidados a descobrir a potencialidade do brincar, do próprio corpo, da imaginação, da relação entre gerações e da interatividade com o coletivo”, afirmou Tatiana. A diretora executiva do Museu dos Brinquedos acredita que através do brincar é possível aprender, experimentar o mundo, suas possibilidades, relações sociais, construir autonomia, organizar emoções e ainda desenvolver a linguagem e habilidades motoras. “A brincadeira é importante por si só por ser um ato lúdico, prazeroso, divertido e alimentador da alma de uma infância saudável”, explica.

SOBRE O MUSEU DOS BRINQUEDOS

O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006, com a missão de preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil. De uma coleção particular de brinquedos da querida Vovó Luiza, surgiu a valorização do ato de brincar. De lá pra cá ele vem se transformando e transformando pessoas. Já recebeu cerca de 95 mil visitantes espontâneos, 170 mil visitantes de escolas, universidades e grupos de terceira idade e promoveu mais de 300 apresentações culturais e mais de 60 ações e projetos itinerantes e de formação. O Museu conta com patrocínio da Gasmig e do Instituto Unimed-BH como mantenedora, por meio do incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio das empresas Marcelo Guimarães Advogados e Associados e Decta Contabilidade.

Acompanhe nossas redes sociais no facebook e instagram: @museudosbrinquedos

Veja nosso vídeo institucional: https://youtu.be/j7RJ0eLIQtI

Serviço: Museu dos Brinquedos

⏰
🎟
☎

 Segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 10h às 17h
R$ 24 inteira e R$ 12 meia, para permanência no local
(31) 3261-3992 / wpp: 99843-0325 / 99953-6020 
✉Afonso Pena, 2564 Funcionários, BH/MG

🌐

www.museudosbrinquedos.org.br

Museu dos Brinquedos Itinerante 2019

Data: 04/04 a 04/05 – segunda a sexta: 9h às 17h e sábado das 8h às 12h

           Dia 27 de abril, às 11h: Espetáculo Canções e Fofuras com Ana Cristina.

Local: Usina de Cultura(Rua Dom Cabral, 765 – Ipiranga, Belo Horizonte)

Informações: 3246-0334

As visitas em grupo devem ser obrigatoriamente agendadas

museudosbrinquedos.org.br

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×