Quarta Feira, 19 de junho de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Made in Minas Gerais será realizada no dia 5 de maio

Made in Minas Gerais será realizada no dia 5 de maio

O evento, que resgata as riquezas de cada região do estado, conta com uma programação diversa, que une gastronomia, música, palestras e produtos mineiros

Que Minas Gerais tem uma forte tradição culinária, é berço da produção de queijo e é cercada por paisagens de tirar o fôlego, muita gente já sabe. Mas, ainda há muitas outras riquezas escondidas em cada uma das regiões do estado, afinal, como disse Guimarães Rosa, “Minas, são muitas”. Por isso, no dia 5 de maio, domingo, a partir das 11h, as diversas manifestações culturais do estado estarão reunidas no Made in Minas Gerais, uma festa genuinamente mineira. O evento acontecerá no coração de Belo Horizonte/MG, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, na Praça da Savassi. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no Sympla. O público também pode contribuir com a campanha de donativos, levando 1kg de alimento não perecível.

“Belo Horizonte sempre foi palco de iniciativas relacionadas à cultura, mas percebi que nunca estive em um evento que contemplasse todo o estado. E foi assim que surgiu a inspiração para o Made in Minas Gerais: da certeza de que as tradições genuinamente mineiras merecem um evento que valorize as raízes do seu povo”, enfatiza Jordane Macedo, que é o curador gastronômico e idealizador do evento.

No Made in Minas Gerais, o público, orientado pelos pontos cardeais, poderá “culturar” o que há de especial no estado, feito por quem desenvolve a cultura de cada região. Na programação, chefs de cozinha, músicos renomados, além da exposição e comercialização de produtos mineiros. “Uma oportunidade de viajar por Minas Gerais sem sair do lugar”, ressalta Jordane.

Tratando-se de gastronomia, o público poderá experimentar, por exemplo, pratos de que sempre ouviu falar: do arroz com pequi, do Norte do estado, ao leitão à pururuca, de Tiradentes. O evento contará com a participação de algumas “excelências” na cozinha: como os chefs Flávio Trombino, do Restaurante Xapuri, de Belo Horizonte; o Tragaluz Restaurante Casa, de Tiradentes; Leonard Espíndola, da Cantina do Léo, de Montes Claros; Maria de Lourdes, do Maria das TrançasLuiz Ney, da Pousada Villa Paolucci, de Tiradentes; Daniela Melo, do Terra Brasilis Restaurante, de Uberlândia; e Janaína Resende, do Pier Terramare, de Furnas. O valor dos pratos varia entre R$ 26 e R$ 34. Depois de provar as delícias de cada região, o público participará de uma votação para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais. 

Entre as atrações musicais, Wagner Tiso, um dos fundadores do Clube da Esquina, ao lado de Nivaldo Ornelas e Juarez Moreira, celebrará seus 60 anos de carreira. Outro destaque será a apresentação do Dudu Lima Trio, um dos mais respeitados grupos instrumentais em atividade no país, liderado pelo compositor mineiro Dudu Lima, aclamado por Stanley Jordan como um dos melhores instrumentistas que já viu tocar, ao lado de Ricardo Itaborahy e Leandro Scio. O DJ Zubreu também vai animar o público que passar pelo evento.

A cachaça mineira, uma das muitas tradições do estado, estará representada pel’A Cachaçaria Itinerante, juntamente com a cachaça Saideira, que, com uma equipe de sommeliers de cachaça, vai às ruas apresentar que a bebida tem seu lugar garantido nos drinks. Para os amantes de cerveja, durante o evento será a lançada, em parceria com a Krug Bier, a cerveja Made in Minas Gerais Lager, by Krug Bier. Para quem prefere café, o Café das Amoras fará o lançamento de um café especial, lote exclusivo, para o Made in Minas Gerais. Haverá, ainda, o empório Lá do Mercado, localizado no Mercado Central, que comercializará queijos e produtos dos quatro cantos do estado.

Made in Minas Gerais contará com Espaço Kids e, também, com o Espaço Jardim das Borboletas, criado para conscientização da Epidermólise Bolhosa.

Toda a programação do evento pode ser acessada pelo site www.madeinminasgerais.com.br ou pelo perfil @madeinminasgerais no Facebook e Instagram. 

Os animais de estimação também são bem-vindos, já que o evento é pet friendly.

Made in Minas Gerais é uma realização do Ministério da Cidadania e da Culturar Produções, com patrocínio do Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, copatrocínio da Mássime Sol, correalização da APPA – Arte e Cultura e gestão cultural da Pomar Cultural. O evento conta com a parceria da Krug Bier e da Dcarro, com apoio da Coca-Cola, da Omniclear, do Grupo Eleven, da Salum Produtora, da Casa do Porto, da Água Mineral Viva e da Arreda Produções, com o apoio institucional da Abrasel Minas – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais, da Frente Mineira da Gastronomia e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, além do apoio educacional do Centro Universitário Una.

Made in Minas Gerais apoia a candidatura de Belo Horizonte como “Cidade Criativa da Gastronomia” pela Unesco. 

GASTRONOMIA

Chef Flávio Trombino, do Restaurante Xapuri

Prato: “Vira-lata metido a besta”

Tradicional em Belo Horizonte, o premiado Restaurante Xapuri proporciona experiências gastronômicas com mineiridade. Afastado do centro, o restaurante é um refúgio para a mente, com opções de pratos autênticos e saborosos, servidos à la carte. Com a cultura da cozinha regional em seu DNA, o chef Flávio Trombino começou a escrever sua história a partir do aprendizado que teve dentro de casa, com a mãe. Para o evento, o chef vai apresentar o “Vira-lata metido a besta”, uma versão especial do pão com linguiça, que leva baguete francesa, linguiça Xapuri, cebola caramelizada no vinagre de jabuticaba e na rapadura, rúcula e mostarda.

Chef Luiz Ney, da Pousada Villa Paolucci, em Tiradentes

Prato: Leitão à pururuca

O chef Luiz Ney, da Pousada Villa Paolucci, em Tiradentes, traz o seu famoso “Leitão à pururuca” para o “Made in Minas Gerais”. Médico e chef de formação e vocação, Luiz Ney aprendeu as técnicas do tradicional leitão à pururuca com seu pai e seu avô. Após uma semana marinando em uma mistura de ervas, vinho, cachaça e outras especiarias, o leitão é lentamente assado em um processo de 7 horas. A renovação da receita veio quando o chef inventou o “pururucador”. O aparelho funciona como uma grelha manual e permite a execução da técnica com perfeição, mantendo a carne do porco suculenta por dentro e crocante por fora.

Tragaluz Restaurante Casa, em Tiradentes

Prato: Arroz de Pintada e Goibada Tragaluz

Com mais de duas décadas de experiência, oferece uma cozinha de vanguarda e que conforta, no Tragaluz Resturante Casa, em Tiradentes. Para o evento, o chef apresenta o “Arroz de pintada”, um dos pratos mais solicitados do restaurante, preparado com galinha d´angola. Por ser uma ave originalmente selvagem e sua carne ser mais consistente, é preparada com esmero para alcançar um ponto tenro e cheio de sabor. Para quem não perde uma sobremesa, a “Goiabada Tragaluz”: goiabada cascão prensada em castanha de caju granulada, frita na manteiga e servida em cama de queijo cremoso.

Chef Leonard Espíndola, da Cantina do Léo, em Montes Claros

Prato: Arroz com pequi

O chef Leonard Espíndola, apaixonado pela culinária desde a infância, vai compartilhar os segredos da culinária do norte do estado no “Made in Minas Gerais”. O chef vai servir o “Arroz com pequi”. A Cantina do Léo se tornou ponto de referência em Montes Claros depois da conquista do prêmio “Comida de Boteco”. Na cidade, o restaurante é recordista em vitórias, foram três, em 2005, 2006, 2010.

Chef Maria de Lourdes, do Maria das Tranças, em Belo Horizonte

Prato: Frango ao molho pardo

A chef Maria de Lourdes, carinhosamente conhecida como Lulu, está à frente da Restaurante Maria das Tranças e vai servir o famoso “Frango ao molho pardo”. Há mais de 68 anos, o restaurante conquista os clientes pelo sabor do prato, que é seu carro-chefe. A receita, que já está na 3ª geração da família, mantém seu sabor inconfundível há quase 70 anos. 

Chef Daniela Melo, do restaurante Terra Brasilis, em Uberlândia

Prato: Costelinha à mineira

Com atuação em restaurantes da Inglaterra e Portugal, a chef Daniela Melo servirá uma deliciosa referência da culinária do estado, a “Costelinha à mineira”. O Terra Brasilis surgiu como um hobby, já que seus fundadores sempre gostaram de cozinhar e receber amigos e familiares para pequenas confrarias. De encomendas gastronômicas a organização de eventos, o restaurante iniciou suas atividades em Uberlândia, sempre com o foco na qualidade do cardápio e no atendimento aos seus clientes e parceiros.

Chef Janaína Resende, do Pier Terramare, em Furnas

Prato: Tilápia Terramare

O Pier Terramare, fica localizado as margens do Lago de Furnas, na cidade de Guapé, próximo a Capitólio e ao Balneário de Escarpas do Lago. É o ponto de encontro e realização de diversos eventos durante todo o ano, reunindo públicos variados. Diariamente, o Pier atende o público servindo pratos regionais, com destaque para aqueles a base de peixes.

MÚSICA

Em comemoração aos seus 60 anos de carreira, Wagner Tiso (piano), juntamente com Nivaldo Ornelas (saxofone) e Juarez Moreira (violão e guitarra), – unem-se para um encontro memorável, no Made in Minas Gerais. Com grande afinidade no palco, eles que são três dos principais nomes da música instrumental mineira, apresentam composições autorais.  Fazendo um recorte no vasto rol de composições de cada um, o resultado é um show popular e sofisticado ao mesmo tempo, contemplando ritmos variados como bossa nova, música instrumental brasileira, choro, jazz e samba.

Dudu Lima Trio, um dos mais respeitados grupos instrumentais em atividade no país, liderado pelo virtuose contrabaixista, arranjador e compositor mineiro Dudu Lima, ao lado de Ricardo Itaborahy e Leandro Scio apresentam show inédito em Belo Horizonte, divulgando o álbum “Dudu Lima – Som de Minas”. O repertório mescla composições autorais, como Alegria de Viver San Juan, a releituras de grandes clássicos da música mineira, além de Suíte Bituca, uma emocionante homenagem do Trio a Milton Nascimento.

DJ Zubreu também vai animar o público que passar pelo evento. Há 15 anos, Gustavo Zubreu faz ponte entre a cidade, o lugar, as pessoas e a música. Dos primeiros sets, em 2003, até hoje passou pelos palcos das principais boates, festivais e casas de shows da capital, com apresentações em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Palmas, Caraíva, Rio de Janeiro, São Paulo, Paris e Buenos Aires.

PALESTRAS

Made in Minas Gerais também contará com palestras, que serão realizadas no Espaço Culturar (que ficará no quarteirão da avenida Getúlio Vargas), todas com entrada gratuita.

Ana Beloto, sommelierè de azeites, vai relevar, às, os segredos dos azeites mineiros. O Olive Talk será uma viagem histórica e sensorial pelo universo dos azeites de oliva produzidos em Minas Gerais, que, em 2018, comemorou uma década de sua primeira extração. No bate-papo, a sommelierè vai explicar como é feito o azeite de oliva, seus diferentes tipos e variedades, como identificar um bom azeite, além de uma degustação orientada.

Rodrigo Rezende, o único sommelier de água certificado no Brasil, também será um dos palestrantes do evento para quebrar o paradigma de que “água é tudo igual”. Rodrigo vai falar sobre a história da água mineral, os conceitos, os tipos de águas minerais, dentre outras curiosidades.

produtor, barista e mestre de torraFelipe Brazza, à frente do Café das Amoras e da Copo Café, vai ministrar uma oficina sobre “Como preparar o melhor café em casa”. 

LANÇAMENTOS MADE IN MINAS

Durante o evento será a lançada, em parceria com a Krug Bier, a primeira cervejaria artesanal do estado: a cerveja Made in Minas Gerais Lager, by Krug Bier. Produzida artesanalmente e inspirada em nossas montanhas e nascentes, a cerveja Made in Minas Gerais carrega em sua identidade a marca da tradição e da mineiridade. Possui coloração dourada, aspecto cristalino e um conjunto de aromas e sabores que refletem a harmonia entre o puro malte de cevada e os lúpulos nobres utilizados em sua receita. Leve, refrescante e com um amargor de características florais destacado e agradável. A cerveja será lançada na versão Long Neck, com 355ml, teor 5,5%, IBU 25 e pode harmonizar saladas, peixes e defumados.

Outro lançamento é o Café das Amoras para o Made in Minas Gerais, um café especial, lote exclusivo, para ser comercializado no evento. No espaço, ainda terá café coado e drinks de café feitos pelo Café Amoras.

Conscientização no Espaço Jardim das Borboletas

Made in Minas Gerais terá um espaço dedicado à conscientização da Epidermólise Bolhosa, uma doença genética, caracterizada por um defeito no tecido conjuntivo, que causa enorme fragilidade à pele. Numa comparação entre a fragilidade da pele e a sensibilidade das asas de borboleta, as crianças com a doença são carinhosamente chamadas de borboletas. Por isso, o espaço terá, como tema, tais coloridos insetos, e contará com mesinhas e cadeiras enfeitadas, além de desenhos para colorir.

As famílias receberão, ainda, um folheto informativo sobre a doença e as formas de auxiliar a causa.  No local, também serão comercializadas camisas com frases de conscientização sobre a enfermidade e outros temas. O espaço contará com o apoio da ONG do Jardim das Borboletas e da Fraternidade Sem Fronteira.

SERVIÇO:

Made in Minas Gerais

Data: 5 de maio de 2019 (domingo)

Horário: a partir das 11h

Local: Praça da Savassi/Belo Horizonte – MG (no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas)

ENTRADA GRATUITA, mediante retirada de ingresso pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/made-in-minas-gerais__476225.

O público também pode contribuir com a campanha de donativos, levando 1kg de alimento não perecível.

Informações: www.madeinminasgerais.com.br ou pelo perfil @madeinminasgerais no Facebook e Instagram.  

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×