Quinta Feira, 14 de novembro de 2019

Home / DESTAQUES  / Reunião do Conselho Estadual de Turismo

Reunião do Conselho Estadual de Turismo

Texto e fotos João Carlos Amaral 

O secretário estadual de Cultura Marcelo Matte, e respondendo pela secretaria de Turismo(a ALMG vai aprovar ou não a fusão) se reuniu com 27 das entidades do trade turístico e setor público na Cidade Administrativa.

Foi eleito pelas entidades o vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo, o atual presidente do BH Convention Bureau, Jair de Aguiar Neto.

Pauta com boas notícias para o segmento de turismo de Minas foi anunciada pelo secretário Marcelo Matte.

1. Será feita campanha nacional para atrair turistas para Minas que tem mais de 35 mil atrações culturais, históricas e turísticas(igrejas, grutas, cachoeiras, parques ecológicos).
Através da Codemig serão investidos 6 milhões de reais na campanha institucional.

2. Será assinado convênio com uma Empresa especializada na administração de Parques Ecológicos e Turísticos. A mesma que administra o Parque de Foz do Iguaçú (estive lá recentemente e fiquei impressionado).

3. Segundo o secretário Marcelo Matte os oito Parques mineiros terão concessão para se trasformarem em Parques Ecológicos e Turísticos.

É um projeto transversal que envolve secretarias, como de Meio Ambiente, Transportes…
Por exemplo: foi criado um Escritório para receber projetos para o segmento de turismo. Funciona na SETOP.


Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, com os jornalistas João Carlos Amaral e Antônio Claret Guerra

4. Secretário Matte disse ao CET que o ICMS da querosene de aviação será reduzido em breve para incentivar as companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional de BH, administrado pela BH Airport. Entramos na guerra fiscal já que outros Estados estão fazendo. 
Citou o Ceará que reduziu a zero o ICMS sobre o combustível de aviação.

5. Matte aguarda a decisão da ALMG se haverá ou não a fusão entre a Cultura e Turismo.
Se houver aí ele vai nomear os auxiliares dele que cuidar do Turismo(superintendente de Turismo).

6. Outra ação positiva do secretário Marcelo Matte: a Codemig atendeu o pedido, apoiado pelo Conselho Estadual de Turismo, e o Minascentro voltará ao setor de turismo.

O secretário Marcelo Matte ouviu sugestões de várias entidades, entre elas a do presidente da ABAV, José Maurício: pediu que a Setur monte um stand na Feira da ABAV em setembro em SP à altura do tamanho e da importância de Minas.
O secretário sorriu e concordou.

Marcos Valério, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, disse que vai fazer em maio o Salão da Hotelaria em maio em Brumadinho. A expectativa é de que possa ser realizado na área do Inhotim.

Outro membro do CET que falou foi o jornaista Antonio Claret Guerra diretor de Expansão da AJOBTUR em Minas. Ele saudou o secretário como um colega de profissão que vem fazendo em três meses de ação um competente trabalho pelo turismo mineiro.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×