Domingo, 15 de setembro de 2019

Home / DESTAQUES  / Fábrica de Graffiti cria maior mural de Minas Gerais

Fábrica de Graffiti cria maior mural de Minas Gerais

Entre as atividades do projeto, realizadas na Cidade Industrial, em Contagem, (MG) estão oficina, graffiti em muros de indústria, exposição e evento de Street Art  

Quem passa pelos arredores da Av. General David Sarnoff, Av. Babita Camargo, Av. Cardeal Eugênio Pacelli e Rua Dr. José Américo Cansado, na Cidade Industrial, em Contagem (MG) pode acompanhar a criação do maior mural de graffiti de Minas Gerais, feito pelo projeto Fábrica de Graffiti. Trata-se de um muro estratégico, uma vez que se encontra em um local com grande circulação de pessoas, o que proporcionará um novo olhar dos transeuntes sob a cidade, bem como novas formas de interação com o espaço, atendendo o objetivo do projeto de humanizar espaços industriais por meio da valorização do Street Art.

A criação dos graffitis, que se estende até o dia 17 de junho, conta com a produção do DJ Roger Dee, um dos precursores do movimento Hip Hop em Belo Horizonte, e Daniel Jack, artista plástico e produtor. Entre os artistas participantes estão Anjo, Atos, Audaz, Baba Jung, Binho Barreto, Bolinho, Kakaw, Celo, Gabriel Dias, Dimi, DMS, Dninja, Ed Mun, Ever, Fabiana Santana, Fênix, Fhero, MAIZENA, Helder, Iron Dois, Krol, Mone, Musa, Nica, Othu, Tot, Viber, VMD, Wanatta, Wera, World, ZiReis, Zapata, Terrinha, Ero, Jefi, Venok, Matuto, Da Lata, Hyper, Rato e Surto. Para celebrar a realização do maior mural de graffiti de Minas Gerais, será realizado evento no dia 06 de julho, das 10h às 18h, contando com DJs, apresentações de Slum (batalha de poesia), Rap e esportes, sob organização e produção do Museu de Rua.

Paralelamente, outra ação de destaque do projeto é a formação em Street Art para 100 alunos da Escola Municipal Professora Lígia Magalhães, localizada na Cidade Industrial, Contagem (MG). Até o dia 28 de junho, os alunos participam de oficinas e palestras conduzidas pelos arte-educadores do coletivo de arte urbana Rupestre Crew. A proposta da oficina é familiarizar os jovens com as principais técnicas e modalidades do graffiti e do Street Art por meio de atividades práticas voltadas para a formação profissional. Ao final das atividades, será realizada uma exposição com as obras produzidas pelos participantes no Centro Cultural de Contagem (Fundação de Cultura de Contagem – FUNDAC), de 04 a 31 de julho, com entrada gratuita.

A proposta do projeto Fábrica de Graffiti se estenderá para outras duas cidades ainda este ano: Piracicaba (SP) e Feira de Santana (BA). “O projeto Fábrica de Graffiti foi criado em função da necessidade de se causar impactos sociais e culturais realmente positivos em ecossistemas urbanos tomados por chaminés, muros e empenas cegas de fábricas. Pretende ser um projeto modelo que irá promover a humanização de cidades industriais por meio do Street Art. Buscamos realizar os maiores murais em cada uma das cidades e estados em que atuará, além de proporcionar a formação de 500 novos artistas urbanos, deixando um legado permanente para a cultura e arte nacional”, considera Vitor Canesso, produtor executivo do projeto e gerente de projetos da POMME.

O projeto Fábrica de Graffiti é uma realização da POMME e  BBA – Belgo Bekaert Arames Contagem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Possui como patrocinadores a BBA – Belgo Bekaert Arames Contagem, a Sherwin Williams, o Varejão das Tintas, Color Gin Arte Urbana, e como apoiadores a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude – Prefeitura de Contagem.

POMME

A POMME foi criada no intuito de possibilitar a expressão de identidades por meio da arte, tendo como ponto focal o Street Art. Busca permitir a afloração da criatividade autêntica, promovendo bem-estar entre as pessoas que circulam pelas ruas das grandes cidades, assim como espaços corporativos e nossa própria casa.

Preocupada com o desenvolvimento sociocultural e econômico da população, busca trazer, de maneira impactante e prática, ensino profissionalizante em Arte de Rua, pautado na recuperação de jovens e na alavancagem de talentos, dando visibilidade e projetando-os em um mercado cada vez mais rico e inovador. Atenta às necessidades de se promover a cultura, realiza projetos privados e via leis de incentivo pautada na promoção do saber e fazer artístico, acreditando em seu potencial de transformar realidades e enriquecer a sociedade.

BBA – Belgo Bekaert Arames

Com a visão de ser a principal empresa global em soluções de arame, nasceu em 1o de março de 1997 a Belgo Bekaert Arames, resultado de uma parceria entre o maior grupo siderúrgico do mundo, a ArcelorMittal S.A., e o maior produtor mundial de arames, a N.V. Bekaert.

Referência global na fabricação de aço, a ArcelorMittal está presente em 61 países, atendendo ao mercado siderúrgico com produtos de alta qualidade. Líder no mercado de arames, a N.V. Bekaert Arames possui mais de 130 anos de atuação, com presença em mais de 120 países, sempre aliando sua tradição ao avanço tecnológico constante.

Unindo a força desses acionistas, a Belgo Bekaert Arames é líder no mercado brasileiro de arames. Atualmente a Belgo Bekaert Arames possui unidades em Contagem e Sabará, em Minas Gerais; Osasco e Hortolândia, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia.

Serviço:

Até 17 de junho: Realização do maior mural de graffiti de Minas Gerais

Local:  Av. General David Sarnoff, Av. Babita Camargo, Av. Cardeal Eugênio Pacelli e Rua Dr. José Américo Cansado, Cidade Industrial, em Contagem (MG).

06 de julho, das 10h às 17h: Evento de lançamento do mural

Local: Rua Dr. José Américo Cansado, na Cidade Industrial, em Contagem (MG).

Entrada gratuita.

Até 28 de junho: Oficina com alunos da Escola Municipal Professora Lígia Magalhães

Local: Rua Osório de Morais, 957, Cidade Industrial, Contagem (MG).

De 04 a 31 de julho: Exposição resultante oficina com alunos.

Local: Centro Cultural de Contagem (Fundação de Cultura de Contagem – FUNDAC). Rua Dr. Cassiano, 120, Centro, Contagem (MG).

Entrada gratuita.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×