Quinta Feira, 27 de junho de 2019

Home / DESTAQUES  / JORNAL MG TURISMO visita Associação Mineira de Municípios (AMM)

JORNAL MG TURISMO visita Associação Mineira de Municípios (AMM)

Depois de longas viagens à Europa e Nova York (em companhia de Cida e do jornalista Antônio Carlos Amaral), o Diretor-Geral do JORNAL MG TURISMO e presidente da AJOBTUR-Associação de Jornalistas e Blogueiros de Turismo do Brasil-Seção de Minas Gerais, Antônio Claret Guerra, teve terça-feira (11). momentos de explícita nostalgia e atavismo, relembrando com muita emoção sua terra natal, a progressista cidade de Moema, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
De lá, Claret  saiu ainda criança (6 anos), órfão de pai e de origem muito humilde, para cursar seus estudos em Bom Despacho, de onde mudou-se com a família para Belo Horizonte, onde formou-se em primeiro lugar em Jornalismo na UFMG, depois, já maduro, fez MBA em Gestão Empresarial, tornou-se pós-graduado como Mestre em Administração e cursou matérias de Doutorado na UFMG.

O jornalista mineiro (foto) foi honrosamente recebido pelo presidente da AMM-Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, também jovem prefeito (39 anos) de sua cidade natal, a querida Moema. Claret é amigo de seu pai, Júlio Lacerda e tendo convivido com seu avô , Sr. José Evaristo Lacerda, ambos destacados ex-prefeitos de Moema, de quem o jovem Julvan herdou a coragem e a verve politicas. Isso ficou demonstrado em seus mandatos à frente da AMM, especialmente o enfrentamento dos desmandos do governo Fernando Pimentel (PT) em relação aos municípios de todo o Estado.
Na pauta de conversa na sede da AMM, destaque para o lançamento pos-mortem do livro de Jacinto Guerra, irmão do jornalista Antônio Claret Guerra, intitulado “Moema – Terra Doce de Minas – História, Cultura e Turismo”, a ser lançado pela Tagore Editora no dia de aniversário da emancipação político-administrativa de Moema, 12 de dezembro e, a seguir, em Belo Horizonte e Brasília.

O professor Jacinto, que viveu até os 84 anos, morreu inesperadamente em Brasília em fevereiro deste ano.
Logo após saber da trágica notícia pelas redes sociais, o presidente da AMM assim se manifestou: 
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento desse senhor de 84 anos, que esbanjava jovialidade e que espalhava carisma e alegria de viver por onde caminhava.  Moema perde um brilhante cidadão honorário, de notável talento intelectual e de admirável bagagem cultural, que pelas linhas escritas do destino foi impedido de lançar sua mais recente e derradeira obra literária, “ Moema – Doce terra de Minas”. Guardaremos suas boas lembranças e seus sublimes exemplos de bem viver, de homem de coração bom e olhar altivo, que em tudo via encanto”

Antônio Claret Guerra é um dos biografados do livro, como cidadão nascido em Moema e que se tornou personalidade da imprensa mundial.

O autor assim fala de seu irmão caçula: “Nas muitas viagens nacionais e internacionais do casal Suely e Claret – em todas as regiões do Brasil, e principalmente nos mais importantes países da Europa e nas Américas -, a emoção maior foi no Vaticano, quando receberam a bênção de Sua Santidade o Papa João Paulo II.  Em viagens de trabalho, a convite de autoridades de vários Governos, o casal esteve – também – em Israel, Egito, Rússia, Marrocos , Uruguai e Canadá, além de outros países – e foram a todas as regiões do Brasil em missões empresariais e jornalísticas”.

Jacinto Guerra ainda destacou que “o filho de dona Ester e Antônio Guerra iniciou o curso primário em Moema. Ele explica, em suas memórias – “Fiz o primeiro ano no Grupo Escolar Caramuru. Desisti de continuar na escola, para ficar mais tempo com meu pai, já se aproximando dos 70 anos de idade. Com ele, aprendi muito em meu tempo de criança.”

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×