Terça Feira, 17 de setembro de 2019

Home / DESTAQUES  / Tradicionais tapetes de Corpus Christi em Tiradentes (MG)

Tradicionais tapetes de Corpus Christi em Tiradentes (MG)

A cidade segue a tradição de enfeitar as ruas com os tradicionais tapetes de serragem colorida

Na próxima quinta-feira (20), é celebrado o dia de Corpus Christi – comemoração litúrgica católica. A tradição popular de confeccionar tapetes de serragem surgiu em Portugal e se difundiu no Brasil no período de colonização. O trabalho consiste em representar símbolos bíblicos, desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice, ornamentando as ruas em que a procissão da Eucaristia passará.

No Brasil, o costume de se fazer os tapetes de rua acontece em inúmeras cidades. Geralmente, o trabalho é voluntário. Em Tiradentes, a tradição se mantém viva e todos os anos atraem muitos turistas e devotos que vem em busca beleza e religiosidade.

Este ano, a Prefeitura Municipal de Tiradentes em parceria com o Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves, Paróquia Santo Antônio, Irmandades e sociedade, desenvolveram uma oficina que ensina a manusear os materiais que serão usados na confecção dos tapetes. Nas oficinas, foi possível aprender a pintar a areia e serragem, além da produção de flores de papel que serão usadas nos tapetes.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Henrique Rohrmann, os tapetes da cidade encantam todos que passam por Tiradentes. “Todos os tapetes serão confeccionados artisticamente, valorizando a tradição e a cultura local. A cidade já tem o seu charme natural, os tapetes de Corpus Christi deixam Tiradentes com uma beleza singular”, pontua.

SERVIÇO
Feriado de Corpus Christi na cidade de Tiradentes
Apoio: Prefeitura Municipal de Tiradentes e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×