Domingo, 15 de setembro de 2019

Home / DESTAQUES DA EDIÇÃO IMPRESSA  / Entrevista – Beth Pimenta

Entrevista – Beth Pimenta

Como surgiu a ideia do Festival de Gastronomia Rural?
Proprietária da Fazenda Capetinga resolvi transformá-la em Hotel, pois tinha muitos apartamentos e os meus filhos já crescidos não iam mais para lá nos finais de semana. Como queria incrementar e propagar o Hotel resolvi fazer um Festival de Gastronomia Rural na Capetinga, procurando o SEBRAE e SENAC para este apôio no que fui prontamente atendida. Foram para lá os 5 melhores Chefs de Cozinha do SENAC, inclusive o Édson Puiat que liderou os cozinheiros! O objetivo deste o primeiro momento era valorizar a “comida de Fazenda”, “a comida da horta”, da casa da avó da Mãe. Fizemos um jantar para 150 pessoas que foi um sucesso.
Têko me ajudou muito na ocasião decorando o Centro de Convenções para receber os convidados. Na entrada da Fazenda fizemos barraquinhas com os produtos da terra: linguiça do Paulinho, quitandas, roscas, bolos, biscoitos cachaça e exposição pelo jardim de muitas peças de ferro (como fogões, churrasqueiras e móveis de piscina) das fábricas de Cláudio, cidade vizinha.
À partir daí o Prefeito na época, Antônio Dianese, pediu-me para levar este evento para Itapecerica, o que prontamente aceitei. Na ocasião Têko que era Acessor na Câmara Municipal e eu perambulamos de bar em bar, explicando o objetivo deste Festival ( a valorização da comida e cozinheiros locais) pedindo a eles para participarem. Os comerciantes nos olhavam com uma certa descrença mas muitos participaram, mesmo que timidamente , iniciando assim, o Festival de Gastronomia Rural de Itapecirica que até hoje mantém a tradição das “ comidas da roça e de fazendas. Sucesso total após 13 anos!!!

Qual a importância do Festival para o turismo rural em Minas Gerais?
Este Festival é de suma importância para o Turismo Rural de Minas, pois é muito bem planejado, num ambiente seguro, limpo e com vários pratos típicos da região. Consegue atrair portanto turistas não só da região , mas de BH que ficam encantados com as delícias e variedades de pratos apresentados. A cidade de Itapecerica se transforma numa imensa cozinha ao ar livre, com fogões e fornos de lenha espalhados pelas praças e ruas. Neles são feitas “ ao vivo e à cores” canjiquinhas com costelinha, frango ao molho pardo, com quiabo, leitoas, linguiças, roscas, bolos, biscoitos, pão de queijo, bolinho de milho, queijos que encantam os turistas. Até um engenho movido poruma junta de bois é montado na praça. A criançada fica encantada…

Como vê a colaboração do Prefeito Têko para o sucesso do Festival?
A participação do Prefeito Têko é primordial, pois além de um Líder nato é muito querido e tem um talento ímpar para a criação e renovação de toda a estrutura do Festival! Redecorou todas as barracas, placas, uniformes, praças muito bem enfeitadas, muita luz caindo das árvores em forma de abajour, dando nova “roupagem e charme” ao Festival!

Como o Festival poderá ser melhorado para 2020?
Com certeza pelo enorme fluxo de turistas e demandas dos cozinheiros locais, o Festival terá de aumentar sua área de barracas, abrindo novos espaços pela cidade, favorecendo com isso emprego e renda para a cidade!

Qual a participação do Hotel Fazenda Capetinga no Festival?
A participação do Hotel Fazenda Capetinga é levar pessoas formadoras de opinião de BH e jornalistas para conhecer e se encantar com o que há de melhor da culinária mineira. Faço isso com enorme alegria e satisfação para o povo de Itapecerica, cidade que tão bem acolheu há 35 anos , à mim e à minha Família. Há 13 anos, Têko, então um menino talentoso, de alegria contagiante e eu plantamos num terreno fértil a semente do Festival de Gastronomia Rural que se transformou no maior e melhor evento gastronômico do Brasil!

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×