Quarta Feira, 17 de julho de 2019

Home / DESTAQUES DA EDIÇÃO IMPRESSA  / Entrevista – Wirley Reis

Entrevista – Wirley Reis

Quais os objetivos do Festival?
O objetivo principal do Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica, que em 2019 chegou à sua 13ª edição, é valorizar a tradição rural do município e de toda Minas Gerais por meio de uma das mais importantes formas de expressão de um povo, que é a culinária. Além de oferecer o melhor da verdadeira e autêntica culinária da roça mineira, com cerca de 50 pratos diferentes, cervejas artesanais, vinhos e cachaças, a festa é embalada por muita música caipira, com diversas atrações musicais. O evento promove também o fomento do turismo e da economia do município. Por fim, a proposta é reunir as famílias e amigos em uma festividade bonita, animada, organizada e que gira em torno de uma culinária deliciosa. Tudo acontece em um ambiente temático cuidadosamente decorado a fim de que os participantes sintam-se realmente na zona rural.

Qual a importância do Festival para o turismo rural em Minas Gerais?
O Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica é, hoje, uma das principais referências no gênero gastronômico em toda Minas Gerais. A importância do já tradicional evento se reflete no sucesso de público e de crítica verificado a cada edição da festa, com a atração de milhares de pessoas, tanto itapecericanos quanto turistas de diversas regiões. Nascida no final do século XVII, a cidade de Itapecerica foi o décimo município criado na capitania de Minas Gerais, hoje estado de Minas Gerais. Com a realização do Festival de Gastronomia, a cidade cumpre o seu papel de preservar as raízes da cultura mineira, um estado fortemente destacado pelo progresso, mas que conserva ainda o jeitinho caipira como o seu charme e a sua marca registrada.

Como vê a colaboração da Beth Pimenta para o sucesso do Festival?
A querida amiga e empresária Beth Pimenta, uma mulher extremamente ativa e visionária, foi a idealizadora do Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica. Sem ela não teríamos hoje esta festa tão prestigiada e importante para o município. Esta é uma prova contundente de como é importante dar credibilidade às boas ideias, mesmo que o início seja marcado por muitas incertezas e dificuldades. Com inteligência e força de vontade conseguimos, juntos, fazer com que a sementinha plantada lá atrás se tornasse, anos após ano, uma árvore repleta de frutos.

Como o Festival poderá ser melhorado para 2020?
Com o crescimento exponencial do público do Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica verificado a cada edição, é possível que, a partir do ano que vem, o local da festa seja estendido para além da área ocupada hoje pelo evento, tanto ao longo da rua principal da cidade quanto para as vias perpendiculares a ela. Ainda vamos estudar a questão, mas esta pode ser uma maneira de acolher o público com uma estrutura e uma comodidade ainda maiores e melhores do que as oferecidas na edição de 2019. Tenho total segurança em afirmar que o evento já oferece ao público e aos comerciantes participantes estrutura e organização de primeira qualidade, mas sempre é possível aperfeiçoar e esta é uma busca constante por parte da organização da festa.

Quais as suas metas após o final de seu mandato de prefeito na gestão 2015-2019?
Fui eleito em 2016 para a gestão 2017-2020. Tenho trabalhado incansavelmente para fazer o melhor para Itapecerica durante esta gestão. Ainda temos um ano e meio à frente da Prefeitura e a meta é utilizar este tempo para trazer ainda mais progresso para o município, assim como temos feito nos últimos dois anos e meio. Disputar novamente as eleições no ano que vem é uma possibilidade iminente, mas o cenário político é sempre muito incerto. Por isso, o foco agora é continuar fazendo uma boa administração e deixar o futuro nas mãos de Deus.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×