Sexta Feira, 18 de outubro de 2019

Home / Notícias gerais  / V Prêmio de Jornalismo em Turismo já está com inscrições abertas

V Prêmio de Jornalismo em Turismo já está com inscrições abertas

Traduzir as belezas, encantos e peculiaridades do Pará por meio dos olhares e percepções dos profissionais da imprensa local, da Amazônia e demais estados brasileiros é a tônica maior do V Prêmio de Jornalismo de Turismo “Comendador Marques dos Reis”, realizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet-Pará) que vai premiar os melhores trabalhos jornalísticos produzidos e publicados em cada uma das categorias profissionais: jornalismo impresso, online, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo.

Os candidatos ao prêmio poderão inscrever as reportagens publicadas no período de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019, no site oficial da Abrajet-Pará – www.abrajetpara.com.br  /ou no site www.encomtur2019.com.br. As matérias devem estar de acordo com os critérios de avaliação do regulamento. Nesta edição, serão premiados com R$ 12 mil os melhores trabalhos de cada categoria profissional.

Outra novidade é que os internautas e amantes da fotografia e do turismo poderão inscrever as imagens que captaram sobre os destinos paraenses na categoria “Mídias Sociais” e concorrer a um pacote turístico para o Arquipélago do Marajó, com passagens, hospedagem, alimentação e passeios turísticos para usufruir com acompanhante no período de baixa temporada. A iniciativa visa valorizar os destinos paraenses e incentivar o turismo interno.

A edição 2019 do prêmio será lançada oficialmente no dia 7 de agosto, em evento que reunirá convidados, parceiros e autoridades do trade turístico paraense e nacional, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, na Avenida Boulervard Castilhos França, em Belém. Além da exibição de um documentário sobre os 13 anos de atuação da Abrajet no Pará, será apresentado a programação do I Encontro Brasil Amazônia de Comunicação em Turismo (I Encontur), com palestras no Teatro Sylvia Nunes e exposições sobre os produtos e serviços do trade paraense, nos dias 16 e 17 de novembro, no hall de eventos da Estação das Docas.

No dia 18 de novembro, o I Encontur apresenta os vencedores do V Prêmio de Jornalismo em Turismo e também fará a entrega da “Comenda Marques dos Reis”, criada para valorizar a qualidade dos serviços prestados pelo Trade Pará nas categorias: agência de viagem, companhia aérea, curso de turismo, espaço turístico, evento turístico, hotel ou pousada, guia de turismo, restaurante, transporte turístico fluvial ou terrestre.

Parcerias – O V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” resulta de visitas e articulações da diretoria da Abrajet-Pará aos representantes dos setores públicos e privados para falar sobre a importância da premiação para o turismo paraense e para a valorização da comunicação segmentada no turismo.

Entre os parceiros desta edição do prêmio, estão o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-Pa); deputada estadual Paula Gomes, da Frente Parlamentar de Turismo; Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Companhia de Turismo de Belém (Belemtur); Conselho Municipal de Turismo (Comtur); Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Prefeitura de Salinas e Secretaria Municipal de Salinópolis; Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV-PA); Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará – Simineral; Associação PanAmazônia; Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Pousada dos Guarás.

A presidente da Abrajet-Pará, Christina Hayne, defende a importância de premiação ser pautada junto a grandes eventos voltados para a divulgação do turismo paraense, como o I Encontur, que será realizado em parceria com a Setur. “O prêmio ‘Comendador Marques dos Reis’ sempre esteve ligado a um grande evento. Nascemos dentro da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), da Setur, depois lançamos a premiação no Publicom em Santarém (Encontro de Comunicação do Pará), organizado pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e agora estaremos vinculados a um evento para discutir formas de melhorar o fluxo da comunicação para o turismo com representante de outros estados da Amazônia”, comentou ela.

Para isso, os associados da Abrajet Pará devem intensificar, até o mês de outubro, quando finaliza o prazo das inscrições, visitas em pelo menos nove estados brasileiros (Tocantins, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina), além de fortalecer a divulgação na Grande Belém, Santarém, Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Paragominas e Redenção (sul do Pará).

“Nossa aposta é intensificar a divulgação a nível nacional, reforçando as parcerias com os veículos de comunicação das seccionais vinculadas à Abrajet Nacional em outros estados, ampliando também a divulgação para outras regiões do Pará, para atrair mais inscrições nacionais e regionais”, informou Christina Hayne.

O Sindicato de Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor), os portais Rede Pará, Pará Trip e Prazer em Viajar, o programa Panorama Amazônico, a revista Turismo Total e as empresas de comunicação Pauta.Com e YetLab também apoiam a premiação e devem intensificar a divulgação.

Homenagem –  A premiação é uma homenagem a Joaquim Marques dos Reis, uma das personalidades mais importantes do turismo paraense e pioneiro no segmento jornalismo especializado em turismo, a qual serve de inspiração para os que estão em busca de uma boa reportagem na área. Joaquim Marques dos Reis nasceu em Portugal, na Vilar Torpim, mas desembarcou em Belém do Pará, em 1936, aos 14 anos.

Em 1948, ingressou no jornalismo na extinta Folha do Norte, a convite de Paulo Maranhão, então dono do veículo. Em 1954, passou a assinar uma página inteira chamada Terras de Portugal, na Folha do Norte e foi o idealizador da Viagem da Primavera que levou de navio o primeiro grupo de turistas do Brasil para Portugal, em 1960, fato que culminaria com o reconhecimento do governo português pela intensa divulgação que promovia, lhe condecorando com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique. O Comendador faleceu em 28 de novembro de 2001, mas sem antes deixar seu legado na história do turismo do Brasil e de Portugal.

Edições – A primeira edição do Prêmio ocorreu em 2006, em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e apoio da Abrajet Nacional, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e da TAP Linhas Aéreas de Portugal. Nessa edição, a iniciativa, pioneira no Brasil, contou com a participação de cerca de 200 profissionais de comunicação do Brasil e exterior.

A segunda edição, no final de 2012 e início de 2013, manteve os parceiros unidos na missão de fortalecer o turismo como atividade econômica e foi inspirado no Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”, que deu as diretrizes do regulamento e premiação focando o desenvolvimento sustentável na Amazônia paraense. 

A terceira edição, em setembro de 2016, na Semana Mundial do Turismo, foi realizada novamente pela Abrajet Pará em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Comunicação (Secom) e apoio da Abrajet Nacional, Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), OS Pará 2000 (Estação das Docas e Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia) e Igama (Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – Igama), Simineral, Agência Brasileira de Agências de Viagem- ABAV e outras parcerias que se mantiveram na quarta edição. Na ocasião, esta edição contou com o patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará), que premiou os vencedores com valores pré estipulados.

A quarta edição teve o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom). A premiação ocorreu em 15 de novembro de 2017, em meio ao Encontro de Comunicação do Pará (Publicom) realizado na Estação das Docas e recebeu mais de 400 inscrições, com destaque para a qualidade dos trabalhos vencedores.Serviço: As inscrições para o V Prêmio de Jornalismo de Turismo “Comendador Marques dos Reis”, realizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet-Pará) podem ser feitas no site oficial da Abrajet Pará – www.abrajetpara.com.br e no site do I Encontro Brasil Amazônia de Comunicação e Turismo – I Encomtur 2019, www.encomtur2019.com.br.  Os interessados podem inscrever as reportagens feitas no período de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019, nas categorias: jornalismo impresso, online, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×