Sábado, 14 de dezembro de 2019

Home / EDITORIAS  / Internacional  / Air France anuncia pedido de compra de Airbus A220 e retirada de A380 da frota

Air France anuncia pedido de compra de Airbus A220 e retirada de A380 da frota

Simplificação de frota, mais competitiva frente à indústria da aviação, mais sustentável e mais confortável para o cliente

O Conselho de Administração da Air France-KLM aprovou várias decisões estratégicas relativas ao desenvolvimento da frota da Air France, após uma reunião realizada hoje, 30 de julho de 2019.

Essas decisões refletem o foco do Grupo na simplificação. Tornar a frota mais competitiva, ao continuar sua transformação com aeronaves mais modernas e de alto desempenho, com uma pegada ambiental significativamente reduzida, medidas essas fundamentais para alcançar as principais margens da indústria. Dentre as definições:

Pedido de compra de 60 A220-300s, com 30 opções de compra e 30 direitos de aquisição, que substituirão gradualmente as frotas de A318 e A319 da companhia francesa;
Retirada dos 10 A380s da frota da Air France até 2022, e estudo da substituição dos mesmos por aeronaves de nova geração.
“Tais decisões apoiam a estratégia de competitividade da frota do Grupo Air France-KLM”, disse Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM. “Elas seguem as encomendas recentes dos modelos Airbus A350 e Boeing 787 que a Air France e a KLM fizeram. Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a Airbus para adicionar o A220-300 à nossa frota, uma aeronave que demonstra ótima eficiência ambiental, operacional e econômica. A escolha do Airbus A220-300 vai de encontro ao nosso objetivo de operações mais sustentáveis, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e ruído, além de proporcionar aos nossos clientes conforto adicional nas malhas aéreas de curta e média distâncias e fornecer aos nossos pilotos um cockpit conectado com acesso à mais recente tecnologia de navegação. Este é um passo muito importante na transformação da Air France, e essa evolução na frota da Air France reforça a determinação do Grupo em alcançar a liderança das companhias aéreas europeias”, completa.

Renovação da frota de curta e média distâncias da Air France

A Air France se comprometeu com um pedido firme de 60 aeronaves Airbus A220-300, com mais 30 opções de compra e 30 direitos de aquisição. A primeira aeronave deve ser entregue em setembro de 2021. Elas se juntarão à frota de curta e média distâncias da aérea francesa.

O A220-300 gera 20% menos emissões de CO2 do que aviões semelhantes e é duas vezes mais silencioso, permitindo à Air France reduzir sua pegada ambiental.

A aeronave conta com 150 lugares, um alcance de operação de 6.200 quilômetros e é perfeitamente adequado para substituir o A318 e o A319 nas malhas aéreas de curta e média distâncias da Air France. Esta aeronave permitirá que a empresa aumente sua competitividade reduzindo seu custo por assento em mais de 10% em comparação com as aeronaves atuais.

Finalmente, a sua entrada na frota da Air France contribuirá para a melhoria contínua da experiência do cliente, graças aos bancos que oferecem mais espaço, compartimentos de armazenamento maiores para bagagem de cabine, corredores mais largos e Wi-Fi a bordo.

Assista ao vídeo do A220-300 da Air France

Para download de fotos do A220-300 da Air France, clique aqui.

Aposentadoria dos A380s da frota da Air France até 2022

Na mesma reunião de hoje, 30 de julho de 2019, foi aprovada a aposentadoria em princípio dos sete A380 restantes da frota da Air France até 2022, sendo que a eliminação de três aeronaves adicionais já havia sido decidida. Cinco dessas aeronaves são de propriedade da empresa, enquanto duas são arrendadas.

O atual ambiente competitivo limita os mercados nos quais o A380 pode operar lucrativamente. Com quatro motores, o A380 consome de 20 a 25% mais combustível por assento do que a nova geração de aeronaves de longa distância e, portanto, emite mais CO2. O aumento dos custos de manutenção de aeronaves, bem como as reformas necessárias da cabine para atender às expectativas dos clientes reduzem ainda mais a atratividade econômica dos A380 da Air France. Manter esse tipo de aeronave na frota envolveria custos significativos, enquanto o programa de fabricação da aeronave foi suspenso pela Airbus no início de 2019.

O Grupo Air France-KLM está estudando possíveis opções de substituição para essas aeronaves pelas de nova geração atualmente disponíveis no mercado.

A Air France-KLM opera uma frota de 541 aeronaves entre suas três principais marcas, Air France, KLM e Transavia, para 318 destinos no mundo. Em 2018, foram transportados mais de 100 milhões de clientes.

Sobre a Air France

A Air France, uma companhia aérea global de inspiração francesa, com altos padrões e uma atitude baseada em cuidados, transforma o voo em um momento muito agradável em todas as suas operações diárias na França, Europa e no mundo.
A Air France-KLM é o grupo líder em termos de tráfego internacional partindo da Europa. Oferece aos seus clientes acesso a uma malha aérea que abrange 314 destinos em 116 países, graças às suas marcas Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia. Com uma frota de 548 aeronaves e 101,4 milhões de passageiros transportados em 2018, a Air France-KLM opera até 2.300 voos diários, principalmente de seus hubs em Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam-Schiphol.
O seu programa de fidelidade Flying Blue é um dos líderes na Europa, com mais de 15 milhões de membros.
O grupo também oferece soluções de transporte de carga e manutenção aeronáutica.
A Air France-KLM também é membro da aliança SkyTeam, que possui 19 companhias aéreas associadas, oferecendo aos clientes acesso a uma rede global de mais de 14.500 voos diários para mais de 1.150 destinos em mais de 175 países.

Air France no Brasil

A Air France opera atualmente 24 frequências semanais entre a França e o Brasil – são 3 voos para Fortaleza, 7 frequências para o Rio de Janeiro e outras 14 para São Paulo.
Juntamente com a parceria global KLM e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, parceira desde 2014 no Brasil, as companhias já operaram mais de 1 milhão de passageiros e cobrem 99% da demanda entre o Brasil e a Europa.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×