Quarta Feira, 01 de abril de 2020

Home / DESTAQUES  / Viaduto Santa Tereza Recebe Postes Restaurados

Viaduto Santa Tereza Recebe Postes Restaurados

Um dos mais charmosos e conhecidos cartões postais de BH, o viaduto Santa Tereza, recebe a partir da próxima semana, os famosos postes “republicados” completamente restaurados. Datadas de 1929, as peças danificadas pela ação do tempo ou mesmo por vandalismo, passaram por um minucioso processo de restauração, autorizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

A originalidade das 74 peças foi mantida, deste os vincos trabalhados a mão até a pintura em vermelho sólido. O sistema de alimentação também será restaurado, com nova fiação totalmente embutida no Viaduto, reduzindo interferências visuais e valorizando ainda mais sua beleza e importância histórica. As luminárias do estilo neoclássico vão receber lâmpadas de vapor metálico, com tonalidade amarela, ficando assim mais próximo ao projeto original.

“Essa é uma ação que visa valorizar o Viaduto Santa Tereza, que faz parte de um projeto da BHIP, denominado Iluminação de Destaque. Dentro deste projeto revitalizamos a iluminação de alguns dos mais notórios pontos da cidade, como a Praça da Liberdade, a Praça do Papa, o Mirante das Mangabeiras e a Praça do Santa Tereza. Até o final de Outubro será a vez do Conjunto Arquitetônico da Pampulha receber essa iluminação especial”, afirma Marcelo Bruzzi, Presidente da BHIP.

O VIADUTO DO SANTA TEREZA

Construído em 1929, quando a Capital passava por um processo de crescimento e modernização industrial, o Viaduto Santa Tereza foi concebido para facilitar a ligação entre o Centro e os bairros Santa Tereza e Floresta.

Projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart, o Viaduto tem 390 metros de extensão e foi um dos primeiros do país a ter a estrutura em concreto armado. O Conjunto da Praça Estação que contempla o Viaduto Santa Tereza, foi reconhecido como patrimônio cultural em 1988 pelo Estado de Minas Gerais e pelo Conselho Deliberativo do Patri­mônio Cultural do Município de Belo Horizonte. Além do grande fluxo diário de pedestres e veículo, o Viaduto é palco de diversas apresentações artísticas, exposições e shows.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×