Terça Feira, 20 de agosto de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Maria Fumaça terá horários extras esse mês

Maria Fumaça terá horários extras esse mês

Festival Gastronômico de Tiradentes estimula alta de turistas na região

Depois de registrar um bom movimento de passageiros no mês de julho a operação do Trem Turístico já se prepara para outra data importante do calendário. Neste mês o destaque fica por conta do 22º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Entre 22 de agosto e 1º de setembro a expectativa é de aumento no número de visitantes na região e o trem turístico terá horários extras (confira abaixo).

A Maria Fumaça que faz o trajeto entre as cidades do Campo das Vertentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. No passeio de 12 quilômetros, a composição, com capacidade para transportar até 250 passageiros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Cada percurso dura cerca de 50 minutos.

Acessibilidade

A Maria Fumaça conta com um vagão adaptado para facilitar o acesso de cadeirantes. A entrada e uma rampa nas estações têm melhorado não só a locomoção de pessoas com deficiência como também o acesso dos idosos.

História

A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.

A estação de São João Del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

Um dos principais atrativos da região, a locomotiva a vapor roda normalmente nas sextas-feiras, sábados e domingos. Desde 2001, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) é responsável pela manutenção e operação das estações de São João Del-Rei e Tiradentes.

Funcionamento do Museu Ferroviário de São João Del Rey

Aberto

De quarta a domingo

8h às 18h

Funcionamento estações

São João Del Rey

Quarta a sábado 8h às 12h; 13h às 17h

Domingo 8h às 12h

Tiradentes

Quinta a sábado 8h às 12h; 13h às 17h

Domingo 8h às 12h

Quadro de horários durante o festival – 22/8 a 01/09

Quinta-feira (22) uma saída de cada estação

São João Del-Rei: 10h

Tiradentes: 11h

Sexta-feira (23) duas saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h e 15h

Tiradentes: 11h e 16h

Sábado (24) três saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h, 13h e 15h

Tiradentes: 11h, 14h e 16h

Domingo (25) duas saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h e 13h

Tiradentes: 11h e 14h

Quinta-feira (29) uma saída de cada estação

São João Del-Rei: 10h

Tiradentes: 11h

Sexta-feira (30) duas saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h e 15h

Tiradentes: 11h e 16h

Sábado (31) três saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h, 13h e 15h

Tiradentes: 11h, 14h e 16h

Domingo (1º) duas saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h e 13h

Tiradentes: 11h e 14h

As tarifas do passeio custam R$ 70 somente ida e R$ 80 para ida e volta. A compra pela internet conta com taxa de serviço. Estudantes, crianças de 0 a 5 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia-entrada. Mais informações sobre a Maria Fumaça em São João Del-Rei/Tiradentes: Tel. (32) 3371- 8485 / http://www.vli-logistica.com/pt-br/trem-turistico

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×