Segunda Feira, 16 de setembro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Livro recupera conteúdo perdido na internet

Livro recupera conteúdo perdido na internet

“Revelações do Imaginário Mágico”, do jornalista Valério Azevedo, será lançado no dia 31 de agosto em Belo Horizonte

O livro “Revelações do Imaginário Mágico”reúne contos de fantasia e ficção científica recuperados de uma página da internet que foi perdida com a extinção da plataforma que a hospedava. Era a página “A Existência Virtual de vanaweb, o Robô”, publicada pela primeira vez em dezembro de 2005, e desaparecida em 2012. Foram necessários cinco anos de intensas buscas para que o autor, o jornalista e produtor eletrônico Valério Azevedo resgatasse de discos rígidos avariados, disquetes obsoletos e velhos CDs, boa parte das publicações perdidas. Agora, as histórias da Existência Virtual estão de volta em um livro impresso, acompanhado de página eletrônica na internet (aexisteciavirtual.com.br).O lançamento em Belo Horizonte será no dia 31 de agosto, às 11 horas, na livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi).

O LIVRO

Revelações do Imaginário Mágico é um livro de ficção e temas variados, que vão da imortalidade à vida após a morte, da origem da humanidade à capacidade do homem de clonar a si mesmo, passando pela hipótese extraterrestre, pelos mistérios que envolvem as sociedades secretas e pela convivência de humanos com robôs. Seu conteúdo se baseia em lendas e fábulas que atravessaram os séculos, e são interpretadas de forma a estimular a curiosidade do leitor. Cabe destacar que muitos dos protagonistas do livro foram inspirados por personagens reais, como o explorador inglês Richard Francis Burton, o clarividente Charles Webster Leadbeater, o sufi Nasrudin e algumas figuras bíblicas.

SOBRE O AUTOR

Valério Azevedo é jornalista e produtor eletrônico. Desde os anos 80 produz e dirige conteúdo áudio visual, com roteirização, edição, direção, planejamento e direção de programação. Nos anos 90 recebeu da Music Television USA o MTV Awards. Desde 2003 atua como produtor de conteúdos digitais para distribuição na internet, participando na concepção e desenvolvimento de novas plataformas de publicação on-line. Na empresa Horizonte Filmes é diretor de conteúdos em filme.

TRECHOS DO LIVRO:

Partes da Fábula: “O Segredo sem Nome”

“Ao final deste dia um cavaleiro vencido entra no acampamento vindo do oriente. Tem no peito uma ferida profunda de onde o sangue brota quase negro. Diante da tenda do filho do rei Filipe o cavaleiro desaba. Alexandre, mais por ser um guerreiro do que um príncipe é quem o acode. Um oficial da sua guarda pessoal traz água, outros gladiadores se aproximam. Todos sabem que estão por presenciar uma morte”.

Início do Conto: “Alerta UFO”

“Conforme a humanidade vai se tornando cada vez mais estranha, um crescente número de estudiosos do fenômeno UFO alerta para aquilo que talvez possa constituir, num futuro breve, o acontecimento mais bizarro da História: o ataque da falsa bandeira cósmica, quando a desmoralização dos governos os tornará tão desesperados por qualquer tipo de credibilidade, que no mundo inteiro, em conluio, encenarão a midiática farsa alienígena para finalmente alcançar total obediência, apoiada na histeria infindável de uma iminente invasão extraterrestre. Aos líderes renitentes, contrários ao embuste planetário, será oferecido o cardápio de sempre: morte súbita, invasão, oposição política, intolerância religiosa, denúncias por crimes contra a economia, infortúnios aeroviários etc.”

NA INTERNET

O site aexisteciavirtual.com.br é a reedição da página “A Existência Virtual”. O conteúdo era (e ainda é, nessa reedição) de ficção científica, fantasia e mistério, publicada no passado com a finalidade de avaliar, durante algum tempo, o interesse dos internautas nesses assuntos. Além, é claro, de medir reações emocionais, batimentos cardíacos, dilatação das pupilas, salivação etc.

Ao longo dos anos em que esteve ativa, a página manteve um acervo de cerca de trezentas publicações entre textos, fotografias, vídeos, arquivos sonoros e links para outros sites. Com a desativação dos servidores onde se encontrava, o conteúdo da página se perdeu e somente agora foi recuperado.

Para reeditá-la também nas redes sociais, Valério Azevedo criou uma página da Existência Virtual no Facebook e mantém playlists com vídeos relacionados à ela no YouTube.

VALÉRIO AZEVEDO, POR ELE MESMO

Nasci na segunda metade do Século XX. Sou, portanto, um baby-boomer. Cresci assistindo televisão. Aos nove anos acompanhei, ao vivo, o homem caminhar pela primeira vez na superfície da Lua, porém sem cores. Há esse tempo, seriados de TV mostravam viajantes do espaço, do tempo, e do fundo do mar, combatendo monstros ameaçadores. Somente em 1973 a televisão no Brasil ganhou cores e passamos a ver, sem assombro, negras silhuetas contra o céu azul despejarem a morte sobre a Indochina. Nessa época havia na casa dos meus avós um telefone que eu nunca usei.

Anos mais tarde, em meu primeiro emprego, a grande novidade era o videoteipe. Invento extraordinário, que aprimorou a manipulação de imagens e sons, causando na narrativa audiovisual um sentimento algo instantâneo e urgente, e apaixonei-me por essa ideia. Pouco depois apareceram os primeiros computadores pessoais. Eles poderiam facilmente substituir máquinas de escrever e pilhas de papel, mas nós os percebíamos apenas como brinquedos. Eu jogava xadrez com um deles e, em sua esverdeada tela de fósforo, encontrei inspiração para começar a escrever ficção.

Com a chegada, no Brasil, do telefone celular e da rede mundial de computadores, em princípios dos anos 1990, o contato entre as pessoas se intensificou incrivelmente. Ao mesmo tempo, a passagem de registros analógicos para digitais alterou de forma decisiva o modo de se produzir informação. Em seguida, câmeras e computadores cada vez mais baratos e fáceis de manejar tornaram possível a qualquer um criar sua própria usina geradora de significados.

Pouco depois da virada do milênio, o advento das redes sociais da internet foi o golpe de misericórdia na elaboração regulamentar de informações. Na ânsia de se tornarem críveis, indivíduos corriqueiros, embora reais, gradualmente se transformaram em linhas de instruções de tarefas, até culminarem em uma profusão de bolhas de significados rivais.

Agora que os telefones fazem tudo, e até transmitem imagens e sons ao vivo, cada pessoa já pode se ocupar de espalhar sua precária e angustiada verdade, que a seguir se dissipará como os entressonhos do alvorecer. Então decidi retornar ao papel impresso. Conforta-me a sensação do livro nas mãos e a ausência da barra de rolagem.

Serviço:

Lançamento do livro: Revelações do Imaginário Mágico”, de Valério Azevedo

Data: 31 de agosto

Horário: 11h às 14 horas

Local: Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, BH).

Preço do livro: R$45,00

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×