Segunda Feira, 16 de setembro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Duas ótimas pousadas para curtir as trilhas de Monte Verde

Duas ótimas pousadas para curtir as trilhas de Monte Verde

Monte Verde, distrito de Camanducaia localizado no sul de Minas Gerais, a 170 quilômetros de São Paulo, além de oferecer uma ampla gama de passeios interessantes, tem a possibilidade de oferecer ao turista compras variadas como: chocolates, geleias deliciosas, cachaças, queijos e embutidos e dezenas de lojinhas que comercializam roupas descoladas e produtos de artesanato interessantes.

Para os amantes de esportes de aventura, existem várias possibilidades de passeios ecológicos, como fazendas que praticam falcoaria, espaços dedicados a patinação no gelo e as famosas trilhas que rasgam as enormes reservas de araucárias da região.

São caminhos que vão do nível fácil, passando pelo intermediário, e até os mais avançados, que oferecem além dos exercícios, a possibilidade dos visitantes de realizar lindas fotos e selfies, com um visual deslumbrante das entranhas e dos contornos da Serra da Mantiqueira.

O visitante pode começar os seus passeios pela Trilha do Pinheiro Velho, que fica no centrinho de Monte Verde. Um aspecto importante é que nessa época são os melhores períodos para a prática dessas trilhas, pois o frio está mais ameno e, até o final de outubro, chove muito pouco na região.

Para chegar ao início das demais trilhas será necessário ir de carro pela Av. das Montanhas, (são aproximadamente 3,5 km de estrada em sua maior parte de terra). Ao final há um estacionamento – custo de R$10,00 – e um centro de informações e ponto para comprar água/sucos.

A maioria das trilhas não há a necessidade do acompanhamento de guias, uma vez que são todas sinalizadas, mas há diversas empresas em Monte Verde que oferecem passeios guiados em 4×4 até elas.

Seis trilhas com paisagens de tirar o fôlego em Monte Verde

Trilha do Pinheiro Velho, a mais fácil!

De todas as trilhas que podem ser feitas em Monte Verde, esta é a de acesso mais fácil.

O caminho possui cinco pontos de partida espalhados pelo centro do distrito e o principal deles fica bem em frente à fábrica de chocolates Gressoney. De lá até o pinheiro são pouco mais de 250 metros de caminhada.

Ao final da trilha está o Pinheiro Velho, uma araucária de cerca de 500 anos e aproximadamente 1,70m de diâmetro.

Chapéu do Bispo: Fácil acesso e vista deslumbrante

Seguindo pela Av. das Montanhas, você chegará ao estacionamento e ao portal que marca o início das trilhas da Pedra Redonda e Pedra Partida. Um pouco antes do Portal, há uma entradinha sinalizada com placas que indicam o caminho para o Chapéu do Bispo e Platô.

A Trilha Chapéu do Bispo recebe este nome porque o ponto final é uma pedra que lembra um chapéu de bispo. O caminho tem cerca de 700 metros e pode ser percorrido tranquilamente em uma hora.

Para chegar à Pedra do Chapéu do Bispo é bem fácil. Para subir no topo da pedra é necessário ter habilidade e força suficiente para escalar. Há uma barra de ferro pra ajudar, mas nem por isso a tarefa é simples.

Platô: linda vista panorâmica

Seguindo um pouco mais à frente do Chapéu do Bispo, por um caminho bem fácil está o Platô.

Para quem quer uma rota alternativa e mais aventureira, pode chegar ao Platô por uma trilha que se inicia no final da Rua das Mantiqueiras. O Platô é uma grande rocha plana onde se tem uma vista linda de toda a região. Dá pra ver até São José dos Campos lá do alto!

Pedra Redonda: A mais famosa do sul de Minas Gerais

Esta é a trilha mais famosa de Monte Verde e o melhor: seu acesso também é fácil. Todo o percurso tem cerca de 1 km e pode ser feito em 1h30. No alto da Pedra Redonda a vista panorâmica é incrível!

Dica: o entardecer na Pedra Redonda é algo inesquecível! Caso você queira ficar até o por do sol, leve uma lanterna para a volta.

Da Pedra Partida se avista parte de Campos do Jordão

Esta trilha já é um pouco mais difícil e cansativa que as outras. O desvio para a Pedra Partida fica no meio da trilha da Pedra Redonda e é sinalizado, assim como todo o restante do percurso. O caminho de ida e volta até a Pedra Partida tem aproximadamente 1,6 km e leva em torno de três horas.

Como não poderia ser diferente, a vista da Pedra Partida também é linda. Lá do alto é possível ver o horizonte em 360º e identificar a Pedra do Baú, que fica em território paulista.

A difícil trilha do Pico do Selado

Quem fez garante que esta é a melhor e mais bonita trilha de Monte Verde. Considerada de nível difícil, a trilha tem cerca de 4 km, dura em média de quatro a cinco horas. O caminho até o Pico do Selado não exige muita técnica, o que pega mesmo são as subidas.

Onde ficar

ousada Pedras e Sonhos

A Pousada Pedras e Sonhos é cercada por enorme área verde preservada e oferece uma das mais espetaculares vistas dos seus cinco chalés decorados no estilo minimalista, com hidromassagem, persianas automáticas, frigobar, lareira, TV a cabo, aquecimento central e isolamento térmico-acústico. Na propriedade, há jardim de inverno panorâmico, trilhas pela Mata Atlântica, a exclusivíssima Casa da Pedra, com trilha e bosque privativo, deck para pequenos eventos e o restaurante Café com Arte, que serve café da manhã em estilo colonial e cardápio internacional.

Mais informações e reservas: pousadapedrasesonhos.com.br/

Pousada Jardim da Mantiqueira

A Pousada Jardim da Mantiqueira tem como conceito principal conectar os clientes com a natureza: observar uma infinidade de pássaros, borboletas ou esquilos e, à noite, admirar as milhares de estrelas do intenso céu azul, nas enormes e panorâmicas varandas das suítes, que se projetam no espetacular bosque de araucárias e bromélias. Por pequenas alamedas arborizadas, chega-se aos privativos e bem decorados chalés, cercados de muito verde, com jardins coloridos.

Mais informações e reservas: http://pousadajardimdamantiqueira.com.br/

Onde Comer

Restaurante Villa Amarela – Além dos risotos, massas, carnes e demais pratos inspirados na gastronomia da região italiana a casa oferece uma das vistas mais bonitas das montanhas de Monte Verde – está situada em um dos pontos mais nobres da estância, bem pertinho da entrada da cidade, Experimente as sopas cremosas servidas na Panhota. (35) 3438-2460, villaamarela.com.br.

A Casa do Fondue – tem um cardápio variado integrado por um dos melhores fondues. Experimente o que serve carnes, queijos, chocolates e doce de leite. Duvido que você não saia de lá satisfeito e com vontade de voltar o mais rápido possível. casadofondue.com.br.

Paulo das Trutas – Tem um trutário, onde “pesca” os peixes servidos em seus dois endereços: o restaurante da Rua da Floresta, 810, onde faz a criação de trutas. A outra casa funciona na Av. das Montanhas, 120. paulodastrutas.com.br.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×