Segunda Feira, 16 de setembro de 2019

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AMM, CNM e SEBRAE facilitam turismo nas Prefeituras

Qual sua opinião sobre o turismo como grande vetor do desenvolvimento municipal?

O turismo é uma indústria forte no Brasil e é nesse potencial que Minas tem para explorar, é que nós precisamos investir. A administração pública precisa se preparar, se capacitar, para ter estrutura adequada para atender o Turismo. E mais do que isso. As parcerias que a gente tem feito, CNM e AMM, com as prefeituras e o Sebrae, desperta a vocação empreendedora da comunidade local, gera emprego e renda e melhora a qualidade de vida, porque é esse o nosso objetivo. O Brasil possui muitas belezas que podem ser conhecidas, mas que precisam de incentivos e qualificação. A gente precisa preparar essa indústria do Turismo. Essa atividade tem mais tendência de crescimento hoje do que a de cosmético, que é considerada a que mais cresce no Brasil. Os gestores têm que comprar essa ideia e torná-la prioridade como forma do desenvolvimento municipal. Precisamos incentivar o empreendedorismo local. Isso dá resultado muito positivo.

Quais as principais obras de infraestrutura turística devem ser realizadas pelas prefeituras?

As obras turísticas depen- dem do potencial de cada município. Quando há muitas riquezas naturais, como ca- choeiras, grutas, por exem- plo, é necessário fazer obras nas estradas, na área de preservação, entre outras. Já em um município que tenha centro histórico, é preciso in- vestir na manutenção e con- servação de igrejas, museus, etc.. Então, depende muito do potencial turístico de cada município.

Como a AMM pode ajudar os municípios mineiros na captação de investimentos internacionais?

E para o Pro- detujr + Turismo e Fungetur?

Uma das premissas da AMM é representar os municípios da terra, além da Cavalgada. Quanto à festa de Reinado, que é a mais tradicional festa cultural de Moema, a prefei- tura investiu com estrutura para o evento e apoio aos grupos de congados. A Festa de Reinado é o evento que mais recebe turistas no município. Este ano, nos quatro dias de festa, foram mais de 15 mil pessoas que passaram pela Praça de Eventos (onde ocorre o almoço que é servido aos congadeiros e visitantes). O almoço é oferecido pelos festeiros. Todo esse movimento gera empregos indiretos e fomenta a economia local, valoriza nossa cultura. O nosso Santuário de São Pedro, tombado como patrimônio histórico, recebe sempre visitas. Já o Centro Ecológico Doce Vida proporciona lazer, esporte e cultura para a população e temos também as belezas do Rio São Francisco, que corta nosso município.

Qual sua opinião sobre o livro a ser lançado post- -mortem pelo escritor Ja- cinto Guerra sobre Histó- ria, Turismo e Cultura de Moema-MG?

Com certeza uma grande obra literária contando a his- tória de Moema. A expectati- va de todos é grande. O sau- doso escritor Jacinto Guerra, grande amigo, preparou um excelente trabalho que, ago- ra, será concretizado por sua família. Será um retrato his- tórico da nossa cidade. AMM, CNM e SEBRAE facilitam turismo nas Prefeituras ENTREVISTA A ANTÔNIO CLARET GUERRA Jovem e destacado líder municipalista mineiro recebe, na sede da AMM, o Diretor-Geral do JORNAL MG TURISMO para Entrevista exclusiva LU PEREIRA/AMM mineiros em ações que promovem o desenvolvimento econômico desses entes. Para auxiliar na captação de recursos, a Associação conta com um departamento específico para essa ação e com profissionais especializados em assessorar os gestores públicos na captação desses recursos. Em relação aos programas do Governo, no caso do Prodetur+ Turismo, por exemplo, foi criado para financiar obras de infraestrutura turísticas que possam mudar o turismo brasileiro. Tudo isso pensando na importância que existe na integração de ações entre setor público e privado a fim de gerar renda, empregos e inclusão social. Já o Fungetur, Fundo Geral de Turismo, é um instrumento de política de investimentos que tem como objetivo oferecer melhorias na infraestrutura turística, gerar renda, aumentar oferta de emprego e proporcionar crédito competitivo para os empresários do ramo. Nos dois casos, a AMM pode auxiliar os gestores por meio do departamento de Desenvolvimento Econômico, que trabalha as ferramentas e informações disponíveis ao incremento do turismo nos municípios.

Como vê a internacionalização do destino “Minas Gerais”, sendo o tu- rismo grande gerador de emprego e renda para os municípios?

O Estado de Minas Gerais, nos últimos 10 anos, está se firmando como destino internacional. As cidades his- tóricas, os destinos com ecoturismo e a capital Belo Horizonte estão atrain- do, cada vez mais, turistas brasileiros e estrangeiros. A AMM divulgou pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no dia 24 de junho, em que o Estado foi eleito o melhor destino histórico e de natureza do Brasil. Minas Gerais possui o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade no País, título concedido pela Unesco, como o Centro Histórico de Ouro Preto; o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; o Centro Histórico de Diamantina; e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte. O Estado concentra, também, atrativos naturais, como o Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, com a terceira maior queda d’água do País, a Cachoeira do Tabuleiro. No Parque Nacional da Serra do Cipó, há o Câ- nion das Bandeirinhas e a Cachoeira da Farofa. Lá, é possível fazer o roteiro conhecido como Travessia Alto Palácio – Serra dos Alves, com 40 quilômetros. O trajeto é composto por fauna e flora variadas, além de belezas naturais como a Cachoeira dos Cristais. O Sr. é prefeito de um progressis- ta município do Centro-Oeste de Minas Gerais, Moema, chamada a “Doce Terra de Minas” pelo saudo- so escritor Jacinto Guerra.

O que sua administração faz pelo turismo em Moema?

O município de Moema realizou grande melhoria na festa do Cavalo de Moema, um tradicional evento po- pular que, hoje, conta com shows de grandes cantores nacionais e artistas

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

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