Segunda Feira, 16 de setembro de 2019

Home / EDITORIAS  / Internacional  / O cubismo tcheco: últimos dias de uma grande exposição

O cubismo tcheco: últimos dias de uma grande exposição

Antes da Primeira Guerra Mundial, o cubismo trouxe uma revolução para o mundo da arte. A descomposição de objetos em formas geométricas simples, que quebraram a impressão total, também alterou os processos artísticos tradicionais. Quando o estilo de vanguarda da época anterior à guerra chegou de Paris a Praga, nasceu uma combinação única: o cubismo na arquitetura. Desde 2015, a casa da Madona Negra, ou de Nossa Senhora Negra, abriga uma exposição desta arte e sua passagem e impacto na história tcheca. Compartilhamos um breve perfil dela e convidamos você a visitá-la, pois ela logo a exposição se encerrará.

No centro de Praga, perto da Praça da Cidade Velha ou perto da Câmara Municipal, há um edifício que difere bastante dos outros. Sua fachada ostenta a estátua de Nossa Senhora Negra. É por isso que este edifício notável recebeu o nome da Casa de Nossa Senhora Negra (Dům u černé Matky Boží). Por que isso é tão particular? Pertence às melhores amostras de uma invenção puramente tcheca: o cubismo na arquitetura. E também o equipamento da casa é cubista.

No dia 31 de dezembro, uma exposição única localizada nesta casa dedicada à criação tcheca nesse estilo será encerrada.

Não perca a oportunidade de descobrir diferentes ambientes e coisas que o cubismo influenciou como móveis, cerâmicas, cartazes, gráficos publicitários ou trabalhos selecionados da pintura cubista de Emil Filla ou Josef Čapek e muitos outros que se combinam perfeitamente com o ambiente. .

Abaixo está um breve resumo do que te espera:

A poltrona como um trono, a luz como um diamante

A exposição mostra o essencial do cubismo tcheco, especialmente com base nas exposições dos interiores. Assim, os visitantes verão a mobília dos arquitetos Pavel Janák, Vlastislav Hofman ou o representante do cubismo tcheco Josef Gočár, que provavelmente é mais conhecido e que também projetou a Casa da Nossa Senhora Negra. As poltronas angulares e tortuosas mesas serão completadas por cerâmicas excepcionais, curiosos objetos de metal, papéis de parede hipnóticos ou cartazes cubistas. Não faltarão a pintura e escultura cubista dos artistas tchecos Emil Filla ou, por exemplo, o pintor gráfico, escritor e fotógrafo Josef Čapek.

Uma parte da exposição também é uma área com móveis cubistas. Mediante solicitação, também estará presente um especialista que o guiará pela apresentação com as explicações em inglês. Os organizadores prepararam os materiais informativos, tanto na forma impressa como em um tablet direto na exposição. Na casa também fica a única cafeteria cubista do mundo onde você pode terminar sua visita com um café. E quem estará interessado no cubismo, pode passear em Praga, procurando outras pérolas da arquitetura. Você pode obter um mapa na Casa de Nossa Senhora Negra que o guiará pelas outras construções cubistas.
 

À procura de cubismo em Praga e na República Tcheca

Na Cidade Velha, perto do Teatro Nacional, fica a casa cubista Diamant. Diretamente abaixo de Vyšehrad, nas margens do rio Moldava, está, por exemplo, a aldeia de Kovařicova, um pouco mais distante também está a cautelosa casa de Trojdům, que já tem mais de cem anos de idade no aterro de Rašínovo. O famoso arquiteto Josef Gočár, a quem já mencionamos, também projetou outros prédios para Praga, por exemplo, o edifício Cubist Rondo do banco Legiobanka, na rua Na Poříčí. Ele também deixou sua marca significativa na arquitetura de Hradec Králové, onde seu prédio do ensino médio existe ainda hoje. Ele também projetou um pavilhão espaçoso nos banhos de Lázně Bohdaneč. Outro trabalho notável é a vila de Bauerova, perto de Kolín, que também abriga o Museu e a galeria do desenho cubista.

Descubra mais #DestinoChequia  #RegionesChequia #CzechRegions

www.destinotchequia.com

www.czechtourism.com

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×