Sábado, 18 de janeiro de 2020

Home / DESTAQUES  / 5º Encontro Nacional de Capoeira Angola em Belo Horizonte

5º Encontro Nacional de Capoeira Angola em Belo Horizonte

O Encontro será realizado entre os dias 18 e 22 de setembro de 2019 com seminários, oficinas e rodas de capoeiras em vários espaços da cidade.

Neste ano de 2019, o 5 º Encontro realizado pelo Grupo Iuna, terá como proposta a realização de seminários, oficinas e rodas de capoeira, reunindo capoeiristas, artistas, estudiosos(as), comunidades, estudantes e interessados(as) de todo o Brasil para a realização de discussões.

No primeiro dia, 18 de setembro, a partir das 14h tem oficina inclusiva de capoeira, com Roda para pessoas com deficiência na Associação Mineira de Reabilitação (AMR). A partir das 18h, acontecerá a Roda de abertura no Largo do Centro Cultural UFMG.

As discussões começam na quinta-feira, 19 de setembro, a partir das 9h, com o tema: Decolonizando o saber por meio da capoeira angola, “As histórias do povo negro que não foram contadas”. Essa conversa destina-se também a estimular o reconhecimento dos saberes dos mestres e mestras de capoeira e sensibilizar jovens e crianças para essa importante manifestação cultural afro-brasileira. Logo após, haverá várias oficinas nas galerias do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com vários mestres(as) que são referência em todo o Brasil, finalizando com roda de capoeira.

Na sexta-feira, 20 de setembro, a partir das 9h também no IPHAN acontecerá o seminário com a mesa de discussão: “Jogo de dentro’ ‘Jogo de fora’ a capoeira e as políticas públicas”. O intuito é discutir a importância das políticas públicas na capoeira angola atualmente. Na parte da tarde, novamente oficinas e rodas com os mestres(as) de capoeira de Belo Horizonte e vários estados do Brasil. Às 18h, teremos a exibição do documentário “Mestre pastinha, rei da capoeira”, direção de Carolina Canguçu. Em seguida às 19h, roda de capoeira com o(a)s mestres(as) reunidos.

No sábado, dia 21 de setembro, tem a Festa do Encontro, na Av. Jequitinhonha, 1060, próximo à sede do Grupo Iuna, no Saudade/Alto Vera Cruz/Vera Cruz. E no domingo, 22 de setembro, o fechamento será na Universidade Federal de Ouro Preto com oficinas e roda de capoeira. O projeto de 2019 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Confira a programação completa: 

Dia 18 de setembro (quarta-feira)

14h – 16h. OFICINA DE CAPOEIRA ANGOLA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Treinel Bruno Gomes – Grupo Iuna.  Local: Associação Mineira de Reabilitação -AMR.

18h. RODA DE CAPOEIRA DE ABERTURA. 

LOCAL: LARGO CENTRO CULTURAL UFMG. Av. Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte.

Dia 19 de setembro (quinta-feira)

8h – 12h. Mesa de história: “Decolonizando o saber por meio do conhecimento “As Histórias do povo negro que não foram contadas”. Sidneia Santos(Ouro Preto), Marcos Antonio Cardoso (BH), Eduardo – Du do Veloso (Ouro Preto), Mestre João (BH) Douglas Aparecido(Ouro Preto), Mestre Primo (BH), mediação Rubens Alves (BH).  Ceremonial, Helen Lara (Jornalista -Itaúna)(VAGAS LIMITADAS- PRECISA INSCRIÇÃO)

14:30h – Oficina Mestre Manoel (RJ) / Bateria Mestre Leo (Grupo Palmares- BH) 

14:30h – Oficina Mestre Plínio (SP) / Bateria Mestre Primo (Grupo IUNA – BH) 

16:00h – Oficina Mestra Alcione (BH) / Bateria Mestra Alcione (Grupo Candeia – BH) 

16:00h – Oficina Mestre Cobra Mansa (BA) – Bateria Mestre Jurandir  (Grupo FICA – BH)

17h – Intervalo

18h – Roda de capoeira 

Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Rua Januária, 130 – Floresta – Belo Horizonte.

20 de setembro – Sexta-feira

8h – Mesa política: ‘Jogo de dentro’, ‘Jogo de fora’. “A Capoeira e as Políticas Públicas” .

Luis Flecha (Capoeirista, Assistente Social-BH), Alan Oziel (Representante Secretaria Municipal de Cultura), Célia Maria Cursino(IPHAN), Michele Arroyo (IEPHA), Contra-Mestre Paulo Magalhães (ABC de Salvador), Mara Catarina (Secretaria Municipal da Educação), mediação Tainá Rosa (BH). Cerimonial, Helen Lara (Jornalista -Itaúna) 

14:30h Oficina Mestre Boca do Rio (BA) / Bateria Mestre Primo (Grupo IUNA – BH)  

14:30h Oficina Mestre Célio / Bateria Mestre Renê (Camugerê – BH)  

16:00h Oficina Mestre Rogério / Bateria Mestre Iran (Acad – BH) 

16:00h Oficina Mestra Cristina (RJ) / Bateria Contra-mestre Carol (Acad – BH) Contra-mestra Flávia (Acesa- BH) + Roda de Conversa. 

18h – Exibição do documentário “Mestre pastinha, rei da capoeira”, Produção: TVE BAHIA e direção de Carolina Canguçu. 

19h – Roda de Capoeira Angola. 

Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Rua Januária, 130 – Floresta – Belo Horizonte.

21 de setembro – Sábado

9h – Festa do Encontro

Roda de capoeira +  Atrações culturais: Cortejo Cênico com as Palhaças Giramunda, Estamira e Provisória/ Madson Ronnie e o Grupo “Cordas da Liberdade”/ Morro em Cena/ Vozes da periferia / Jussara Preta e Samba do bom / Conversamba

Local: Av. Jequitinhonha, 1060.

Comunidade Saudade/Alto Vera Cruz/ Vera Cruz

22 de setembro – Domingo

9h – Oficinas e roda de capoeira

Universidade Federal de Ouro Preto

Centro de Artes e Convenções.

Saguão Sabará. Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Bairro Pilar.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×