Domingo, 17 de novembro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Destinos de Minas Gerais são destaque na ABAV Expo, uma das mais importantes feiras de turismo do país

Destinos de Minas Gerais são destaque na ABAV Expo, uma das mais importantes feiras de turismo do país

Secult atua em dois espaços da Feira, promovendo as práticas do turismo de experiência e a riqueza gastronômica do estado

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) participa, entre os dias 25 e 27 de setembro, da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, em São Paulo (SP). O intuito é divulgar e promover destinos e roteiros turísticos do estado, além de conhecer as tendências do mercado turístico nacional e das Américas, interagindo com potenciais parceiros.

A ABAV é uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo do Brasil e reúne toda a cadeia produtiva do turismo em torno de temáticas relacionadas ao setor e das transformações do mercado. A Secult marca presença no evento ao lado do Ministério do Turismo, em dois espaços:  “Experiências do Brasil” e “Destinos”.

“Na ABAV seguimos duas pautas: a de promoção de Minas Gerais no mercado turístico e a de troca de informações com os demais atores e entidades do turismo, de maneira a promover captações, identificar possibilidades de projetos e parcerias para o turismo mineiro”, explica a subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião.

O espaço “Experiências do Brasil” apresenta a oferta de atividades realizadas em viagem que permitem ir além da observação, incentivando a participação do viajante no ambiente e na cultura locais. O turista explora sensações e emoções e assume protagonismo em sua viagem, tornando-a um acontecimento memorável. Para integrar esta área foram selecionados, dentre várias empresas do país, dois receptivos que integram Programa Minas Recebe da Secult, promovendo de forma interativa as experiências que comercializam.  Uma delas é a rota de cicloviagem que passa pelas cidades de Belo Horizonte, Sabará, Raposos, Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto, tendo o Rio das Velhas como fio condutor. Também está sendo divulgado o roteiro Rota do Queijo Terroir Vertentes, percorrido na região do Campo das Vertentes, que oferece uma imersão na história e na cultura da produção artesanal de queijos e inclui cidades como São João del Rei, Tiradentes, Carrancas e Prados.

Já no espaço “Destinos”, a Secult realiza reuniões comerciais e faz o atendimento a agentes de viagens, profissionais do setor e ao público geral com informações turísticas de Minas Gerais e lançamento de produtos turísticos diversificados. Este ambiente serve ainda de palco para a divulgação da inigualável gastronomia mineira, conhecida pela tradição que é transmitida ao longo de gerações e pelo potencial como eixo de desenvolvimento socioeconômico, em função da capilaridade de sua cadeia produtiva. Quem visita o espaço tem o prazer de degustar produtos típicos como queijos artesanais, cachaças, azeites, doces e cafés especiais. Além disso, o Mercado Central de Belo Horizonte, que comemora 90 anos em 2019 e é considerado o terceiro melhor mercado do mundo, também está presente no local, apresentando uma amostra de seus produtos.

Fórum de debates

A Secult aproveitou a presença na ABAV Expo para participar de espaços de discussão em torno da temática do turismo, como a 99ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O Fórum é o principal espaço de encontro entre secretários e dirigentes de turismo dos 27 estados brasileiros e tem por objetivo contribuir com a proposição de políticas públicas para o turismo nacional, acompanhar as iniciativas dos órgãos específicos e também promover articulação com diferentes instâncias de poder em prol do desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística do país.

Na reunião do Fornatur, realizada no dia 24/9, a Secult apresentou o  trabalho do Observatório do Turismo de Minas Gerais como um case de sucesso. O Observatório, coordenado pela secretaria, é uma instância de pesquisa que tem como objetivo o monitoramento em rede da atividade turística em Minas, o incentivo à inovação, à inteligência de mercado e o fomento à pesquisa acadêmica em turismo.

Na ocasião, o Ministério do Turismo também anunciou que o Prêmio Nacional do Turismo acontecerá em Belo Horizonte, no dia 4/12, com o apoio da Secult.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×