Quarta Feira, 13 de novembro de 2019

Home / EDITORIAS  / Internacional  / Comunidade judaica celebra um novo ano

Comunidade judaica celebra um novo ano

O Rosh Hashaná inicia no dia 29 de setembro, para comemorar a chegada do ano 5780.

A comunidade judaica celebra, a partir do entardecer do próximo domingo, 29 de setembro, a chegada do ano 5780. No Rosh Hashaná (ano novo judaico), as famílias se encontram nas sinagogas para orações e reflexões sobre o ano que passou. Conforme a crença judaica, este é o período em que Deus faz o julgamento sobre quem será inscrito no Livro da Vida.

Os rabinos explicam que a essência do ano novo judaico não é uma ocasião para o excesso e o júbilo incontrolado. “É momento de refletir sobre estarmos ou não vivendo a vida em sua plenitude; momento de analisar se estamos ou não fazendo a diferença no mundo”, explica o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg.

Existem costumes e leis do judaísmo que são praticados tradicionalmente nesta época. Usam-se roupas brancas que representam a pureza da alma, enviam-se mensagens com os dizeres Shaná Tová U-metuká (um ano bom e doce), acendem-se velas e comem-se comidas que representem o bem, a plenitude e a feliz renovação do ano. “Um costume antigo é comer um pedaço de maçã mergulhado no mel – para um ano bom e doce”, finaliza o presidente.

Passados 10 dias da celebração do ano novo, a comunidade celebra o Yom Kipur – Dia do Perdão, ao entardecer do dia 09 de outubro, realizando um jejum de 24 horas como forma de devoção e negação do prazer terreno, que é quebrado no final da tarde com um grande jantar em família. O principal símbolo deste período é o toque do shofar (corneta feita de um chifre de carneiro) que como um alarme, chama à reflexão e à consciência adormecida.

O CALENDÁRIO JUDAICO

O calendário judaico, que é o oficial em Israel e o religioso para os judeus em todo o mundo, foi instituído por Hillel II por volta do ano de 359. Enquanto o calendário gregoriano baseia-se no sol, o judaico é baseado tanto no sol quanto na lua.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×