Terça Feira, 22 de outubro de 2019

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / OI TESTA NO ROCK IN RIO TECNOLOGIA 5G DA HUAWEI

OI TESTA NO ROCK IN RIO TECNOLOGIA 5G DA HUAWEI

 Pela primeira vez na história do festival, o público poderá conectar celular a rede de internet gratuita via wifi em todas as áreas do evento, disponível para clientes de qualquer operadora

A Oi começa a realizar hoje, no Rock in Rio, um dos maiores testes da tecnologia 5G já realizados no Brasil até agora. Usando equipamentos fornecidos pela chinesa Huawei Technology, a companhia transformou o local do evento, que acontece no Rio de Janeiro, na primeira cidade 5G do país, graças à rede implantada pela operadora para testes e experiências de uso da nova tecnologia. Será também a primeira vez que todo o público do Rock in Rio estará conectado por uma rede de WiFi gratuita, disponível para clientes de qualquer operadora.

Quinta geração da conexão móvel, ainda não disponível no Brasil, o 5G será usado pela equipe de conteúdo do evento para a cobertura em suas redes sociais, com lives diárias e posts na sessão “Por trás das Câmeras”. As postagens vão mostrar os bastidores do que acontece durante as 14 horas diárias de festa no maior festival de música e entretenimento do mundo. O 5G tem uma performance até 10 vezes superior à da rede 4G, possibilitando altíssima velocidade no envio e recebimento do conteúdo que será trabalhado pela equipe do Rock in Rio durante o festival.

“A cada evento de que participamos, aprimoramos e introduzimos novas soluções tecnológicas e de rede para nossos clientes. Sugerimos ao Rock in Rio a implantação da rede 5G para transformar o evento na primeira cidade conectada pela nova tecnologia. Teremos ali um aprendizado, com os insumos que já obtivemos nos testes com 5G realizados em Búzios (março), Rio2C (abril) e na Game XP (julho). Vamos mostrar o que é a experiência 5G e teremos vários aparelhos conectados por essa rede que opera com alta velocidade e baixíssima latência,”, diz José Claúdio Moreira Gonçalves, diretor de Operações da Oi.

Operação  envolve mais de 500 pontos de acesso wi-fi e 56 quilômetros de fibra ótica

Já a cobertura do Oi Wifi se estenderá por 345 mil m² do evento – quase a totalidade do parque –, incluindo o Palco Mundo, com 550 hotspots. Para manter a alta conectividade do local e a disponibilidade de todos os serviços (Internet, Oi WiFi e celular), foram instaladas também sete antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G.

A Oi implantou um total de 56 quilômetros de cabos de fibra ótica para o atendimento de toda a operação do evento da Cidade do Rock, garantindo a melhor experiência em conectividade às 100 mil pessoas que circularão por ali diariamente durante os sete dias do festival. O som dos palcos Mundo e Sunset será transmitido pela fibra da Oi, assegurando a amplificação dos shows para toda a Cidade do Rock com baixíssima latência, o que elimina a possibilidade de delay entre a imagem do artista no telão e o som que chega nas caixas que estiverem distantes do palco. O sistema de iluminação dos dois palcos também utilizará a fibra da Oi.

Responsável por fornecer toda a infraestrutura de internet e conectividade do Rock in Rio 2019, a Oi está fornecendo links de dados de altíssima capacidade, totalizando 30 GB para garantir a conexão do evento. Para assegurar a disponibilidade dos serviços de internet na Cidade do Rock, que está totalmente conectada pela fibra da Oi, a companhia montou o NOC (Network Operation Center), o Centro de Monitoração Integrado que vai controlar toda a operação na Cidade do Rock. Outros três centros de apoio técnico darão suporte de campo para a operação do evento. O objetivo é que a melhor conexão esteja à disposição de todos: públicos, parceiros, infraestrutura e logística.

Na frente e na área externa do NOC, telas de LED vão exibir diversas informações, como tráfego de dados online e o número de pessoas conectadas. A estrutura futurista de dois andares que funcionou na Game XP, em julho, foi reativada para o Rock in Rio no dia 26 de agosto. A cidade inteligente funciona a partir da infraestrutura de telecom e TI implantada pela Oi pelo menos um mês antes de o evento começar. Para tanto, foram mobilizados colaboradores de diversas áreas no planejamento e operação dos serviços, com o objetivo de garantir a alta disponibilidade.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×