Terça Feira, 22 de outubro de 2019

Home / EDITORIAS  / Nacional  / FIC Edição Povos Negros na 9ª Festa do Doce de Baldim / MG

FIC Edição Povos Negros na 9ª Festa do Doce de Baldim / MG

Nos dias 11 e 12 de outubro acontece o FIC Edição Povos Negros na programação da 9ª Festa do Doce de Baldim, conhecida como a capital mineira do Doce, Baldim volta a realizar sua tradicional festa no Estádio Municipal Avelino André Bastos.

As atrações são o grupo African Vozes que tem como finalidade difundir as expressões vocais que contam a história das vozes africanas, formado no ano de 2017 pelo compositor, arranjador, multi-instrumentista, maestro e diretor Mamour Ba do Senegal/África.

O violeiro, compositor, cantador, Chico Lobo, que é natural de São João Del Rei (MG), com a viola na mão toca e canta as folias, os congados, os catiras, as modas e demais ritmos que enfocam suas raízes mineiras e brasileiras no país e para o mundo – sempre de modo muito envolvente -, seja solo ou banda.

A programação do Festival Internacional de Corais (FIC) ocorrerá até 24 de dezembro, em aproximadamente 15 cidades mineiras e em 60 locais (aldeias indígenas, centros culturais, asilos, igrejas, hospitais, parques, praças, quilombos e teatros).

Nesta edição, os Povos Negros são os homenageados, em inesquecíveis congraçamentos celebrando a vida através da música. A programação do Festival Internacional de Corais (FIC) ocorrerá até 24 de dezembro, em aproximadamente 15 cidades mineiras e em 60 locais (aldeias indígenas, centros culturais, asilos, igrejas, hospitais, parques, praças, quilombos e teatros).

O FIC já integra o calendário oficial da capital mineira, passeando pelo seu rico conjunto arquitetônico e efetivando as atividades turísticas e culturais da cidade.

Música Tema

A Música Tema é um ponto fundamental e tradicional do FIC. O título deste ano é ”NEGRO É A COR DO AMOR”, composição de Murilo Antunes & Leonardo Cunha – no site do Festival de Corais é disponibilizado um acervo de partituras com arranjos de diversos profissionais da música. Acesso:

http://www.festivaldecorais.com.br/index.php/arranjos/

LINDOMAR GOMES

O maestro Lindomar Gomes é Técnico em Cultura da Secretaria de Estado de Cultura. Formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência Coral pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), em Arte educação pela UEMG e Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Maestro do Coral Ensaio Aberto em que desenvolve um projeto de resgate do Canto Coral voltado para composições brasileiras.  Coordenou vários festivais pelo estado como Festival de Inverno de Itabira e Festival de Verão de Pedro Leopoldo. Atuou em atividades de corais na Argentina, Cuba, Itália e Venezuela. É idealizador e coordenador do FIC- Festival Internacional de Corais, Bandas & Congados, que está em sua 17ª edição. Recebeu do governo de Minas Gerais a Medalha Tiradentes, pelos relevantes serviços em prol da Cultura Mineira e Comenda Carlos Gomes, da Associação que leva o nome em São Paulo.

Assista: www.youtube.com/watch?v=2JfUG3iuYqk
www.youtube.com/watch?v=uZV4mRdwMkk

QUINTA-FEIRA 10/10/2019

BELO HORIZONTE / MG – IGREJA SÃO JOSÉ

20h – Coral Abbott

Coral Santa Maria Minas

FIC Edição Povos Negros em Baldim / MG

Local: Estádio Municipal Avelino André Bastos

Baldim, Minas Gerais

Entrada: 01 quilo de alimento não perecível (menos sal)

11 de outubro às 20h – Mamour Ba, African Vozes Beat & Ensaio Aberto

Grupo Eleonora

Corais da rede pública de Baldim e São Vicente

12 de outubro às 20h30 –  Chico Lobo e Tenor João di Souza

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×