Segunda Feira, 16 de dezembro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / O ICÔNICO CINE BRASIL TEM SUA HISTÓRIA E MEMÓRIA REGISTRADA EM LIVRO

O ICÔNICO CINE BRASIL TEM SUA HISTÓRIA E MEMÓRIA REGISTRADA EM LIVRO

Obra resgata a trajetória de um dos mais antigos centros culturais do País, símbolo da arte e cultura mineira, e estará disponível digitalmente

Patrimônio e referência cultural, artístico e arquitetônico de Belo Horizonte. É como  o Cine Theatro Brasil é definido. Um gigante no coração da cidade. Uma agenda cultural viva. É o que ele simboliza para os mineiros. Afetividade e pertencimento são alguns dos sentimentos que ele gera nos belohorizontinos. Para registrar a história e preservar a memória,  um dos mais importantes centros culturais da capital mineira lança a primeira edição do livro “Na cultura e na memória da cidade” na terça-feira, dia 8 de outubro de 2019. De mãos dadas, o Cine Brasil e Belo Horizonte são como amigos que cresceram juntos. O resgate histórico de um lembra e traz à tona a história do outro. 

Ao longo de 87 anos, o espaço mudou, integrou a vida de muitas pessoas com sua programação quase ininterrupta e tem muita história para contar. Reinaugurado em 2013 após uma cuidadosa restauração, o antigo e maior cinema do país tornou-se referência na vida cultural e social dos moradores da capital mineira que, por várias gerações, criam um importante vínculo afetivo com o espaço. O conteúdo, cuja autoria e pesquisa histórica é de Vanessa Viegas Conrado e Luciana Ferron, traduzido para inglês e braile, será de livre acesso. O público poderá folhear a versão virtual, que estará disponível para download no www.cinetheatrobrasil.com.br

Fruto de objeto de detalhada pesquisa, pouco mais de duzentas páginas do livro relatam, em forma de textos, fotografias e documentos um emocionante encontro das pessoas com este patrimônio, que continua vivo e pulsante na memória da cidade. Com edição limitada, exemplares serão distribuídos para bibliotecas públicas, centros culturais, escolas de arte, de arquitetura e de engenharia, além de parceiros, formadores de opinião e imprensa. O projeto é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cidadania e Cine Theatro Brasil Vallourec, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Vallourec e do Instituto Unimed-BH. 

Para o presidente executivo da Fundação Sidertube e da Associação Cine Theatro Brasil Vallourec, Dênio Leonel da Mata, o Cine foi pioneiro ao revolucionar a cultura de massa, a arquitetura e a engenharia mineira. “Por muitos anos, foi o passeio preferido de inúmeras famílias, que se deslocavam até ele para apreciar as diversas formas de arte oferecidas, ou até mesmo apenas para subir ao terraço do então mais alto prédio da cidade”, comentou. Segundo ele, um espaço que foi tão marcante e significativo para a cidade, não pode deixar de ser sempre lembrado. “Preservar a memória acolhe os valores do presente, resgata o passado e serve de base firme para a construção do futuro”, enfatizou Dênio.

Sua história

Fundado em 1932 para ser um espaço democrático, foi a primeira edificação no estilo Art Decó de Belo Horizonte, então com 40 mil habitantes. Influenciou a construção de vários outros prédios, a ponto de tornar a capital mineira uma referência brasileira nesse estilo arquitetônico. 

Ao longo das décadas, o Cine Brasil passou por muitas mudanças. Foi um cinema, um teatro, teve um restaurante, um bar, lojas, consultórios e escritórios, sediou bailes de carnaval, formaturas, concursos musicais e programa de TV. A casa se tornou o espaço cultural mais importante para os mineiros. Por tudo isso, ainda pela sua arquitetura única e graças à sua privilegiada localização, na Praça Sete de Setembro, região central da capital, o Cine Brasil é uma referência na cidade. 

Em 2006, o edifício tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e Municipal começou a ser cuidadosamente restaurado, mantendo o seu projeto inicial. O Grupo Vallourec, por meio da Fundação Sidertube, foi responsável pela compra e restauração do prédio da praça Sete.

O local foi reinaugurado em 2013 para continuar sendo multiuso. O espaço retomou sua conexão com a população, oferecendo uma agenda cultural relevante e de qualidade para todos os seus frequentadores, promovendo ações variadas em todos os seus espaços e valorizando as diversas expressões artísticas, tais como as artes cênicas, a música, o cinema e as artes visuais. Complementam as suas atividades os programas e projetos que se preocupam com a formação de plateia, a educação para o patrimônio, a inclusão cultural e a reflexão sobre arte e cidadania.

Atualmente o Cine Theatro Brasil Vallourec ocupa um importante papel no circuito artístico de Minas Gerais e do País. O centro cultural dá vasão e acesso à pluralidade cultural, gera experiências e convivências, transforma encontros entre as pessoas e a arte, promove reflexão e a crítica. A Sidertube é responsável pela gestão e manutenção do Cine Theatro Brasil Vallourec. Para o futuro, o Cine vislumbra continuar sendo um palco privilegiado pela produção cultural do país. 

Serviço: 

Lançamento da primeira edição do livro “Na cultura e na memória da cidade”

Data: 8 de outubro de 201919

Disponível em www.cinetheatrobrasil.com.br

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×