Domingo, 15 de dezembro de 2019

Home / NOTÍCIAS  / Belo Horizonte recebe o primeiro cemitério bosque do Brasil

Belo Horizonte recebe o primeiro cemitério bosque do Brasil

Iniciativa singular no país transforma cemitérios em bosques, associando a preocupação ecológica à possibilidade de um novo olhar sobre a celebração da vida após a morte física do corpo.

De um lado, a dor, a tristeza, a saudade. De outro, a exuberância do ciclo da vida que se renova com a germinação de uma semente, trazendo de volta todas as lembranças felizes do ente querido que se foi. Por que não unir esses dois polos que afetam a existência de todos nós? Há alguns anos, os idealizadores do BioParque – www.bioparquebrasil.com.br, vem pensando nesta possibilidade, criando um projeto que cultive lembranças em sintonia com a preservação do meio ambiente. E o resultado, uma chance para milhares de famílias mudarem a percepção sobre a morte e o trauma que ela na maioria das vezes nos traz.

O BioParque oferece a seus clientes a possibilidade de vivenciar uma experiência singular e exclusiva: confortar a alma plantando uma árvore em homenagem a quem se foi, refazendo histórias e também contribuindo para a flora e para a fauna locais. Sempre com a preocupação de fazer um resgate contínuo da memória de quem nos deixou: espécies típicas regionais serão incorporadas – ao longo do seu desenvolvimento – as cinzas resultantes da cremação da pessoa homenageada.

Em cerimônias especiais, as famílias realizam o plantio de sementes em BioUrnas – urnas ecológicas patenteadas pelo BioParque e desenvolvidas na Espanha por designers catalães. Monitoradas continuamente por uma equipe de especialistas, as mudas permanecem em um IncubCenter (espécie de viveiro ultra tecnológico) de 12 a 24 meses aproximadamente. Após esse período, uma nova cerimônia será agendada com os familiares para o plantio definitivo da árvore no solo do Parque.

Todas as plantas são identificadas por um QRcode e seu crescimento pode ser acompanhado por uma plataforma exclusiva desenvolvida pelo BioParque. Essa plataforma possibilita, ainda, a inserção de imagens, textos e áudios, para que cada família (re)construa, de forma personalizada, a história de seu homenageado.

Para quem desejar adquirir mais de uma árvore, o BioParque oferece possibilidades diferenciadas como jardins e bosques. Conta com profissionais especializados e mantém parceria com a Universidade de Federal de Viçosa – UFV, reconhecida internacionalmente como uma das melhores instituições do mundo na área de agronomia.

Tendência mundial

Sem dúvida, a cremação vem se consolidando como um forte viés cultural em diversos países. Do ponto de vista científico, interrompe o ciclo de vida de muitos micro-organismos danosos à saúde; sob a ótica da vida urbana, resolve diversos problemas de uso e ocupação do solo nas cidades já supersaturadas populacionalmente.

Mas a destinação das cinzas, muitas vezes, acaba se transformando em um dilema para as famílias. A proposta do BioParque é justamente resolver essa questão, criando uma solução que traga leveza e um novo olhar para a morte. Vamos celebrar e cultivar a vida, literal e simbolicamente, a partir do momento mais angustiante de nossa condição humana.

O lançamento do BioParque se deu com a inauguração de um Showroom e de um IncubCenter, no bairro Sion, em Belo Horizonte, em agosto deste ano. Nesse espaço foi apresentado de forma interativa o passo a passo de toda a proposta do BioParque. É também no showroom que os clientes realizam a aquisição de árvores, as cerimônias de plantio da semente e é onde ocorre o desenvolvimento inicial das plantas. A conclusão das obras do BioParque Nova Lima, local em que se dará as cerimônias de plantio das árvores no solo, está previsto para o ano de 2020.

Está previsto no plano de expansão do BioParque a implantação de outras unidades nas cidades de São Paulo, Brasília, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×